O varejo possui muitas formas, cada uma é adaptada para um tipo específico de consumidor. Nesse post vamos explicar as principais formas do varejo pelo mundo e quais as inovações que envolvem esse setor tão importante da economia.
Hipermercados: Atendem consumidores que procuram por maior diversidade de produtos, entre elas do ramo alimentício, eletrônicos, artigos para carros, etc. Geralmente se encontram nas principais avenidas, e possuem preços mais baixos.
Supermercados: Atendem consumidores de sua própria rua/bairro, possui maior giro dos produtos de consumo imediato, e utilidades do dia-a-dia, pois é frequentado diariamente ou semanalmente. O preço é maior que os de hipermercados.
Lojas de departamento: Onde você encontra uma grande variedade de produtos de consumo, como produtos eletrônicos, vestuários, decoração, cosméticos, entre outros. São exemplos de lojas de departamentos: Americanas, Lojas Renner e Pernambucanas.
Lojas de variedades: São lojas que possuem uma variedade de produtos, por exemplo, as famosas lojas de “R$1,99”. Possuem artigos para a casa, para presentear, utensílios domésticos, produtos escolares e até mesmo alimentos. A melhor localização para se encontrar lojas de variedades, são no centro comercial e shoppings centers, um exemplo que temos aqui no Brasil é a Daiso e a MiniSo.
Lojas de especialidades: Possuem produtos de certa procura específica, geralmente não comprando em grandes quantidades, como por exemplo, livrarias, farmácias, docerias. A frequência é conforme a necessidade do consumidor e os preços variam conforme cada produto.
Lojas de conveniência: No Brasil, se localizam dentro de postos de gasolina, onde podemos encontrar uma grande variedade de alimentos e bebidas, brinquedos e até um caixa 24 horas. No Japão, lojas de conveniência são chamadas de Kombini, possuem uma grande variedade de produtos, desde alimentos, presentes e até produtos de limpeza, além de serviços de correio, pagamento de contas e papelaria
-Outlets: São varejos onde os fabricante vendem produtos fora de coleção à uma preço inferior. A pioneira no Brasil, a Outlet Premium, localizada em Itupeva, oferece opções de mais de 100 lojas e uma ampla área de alimentação.
E o que há de novo para o varejo?
A tecnologia vem cada vez mais invadindo o varejo brasileiro, a inovação passa a ser uma questão de sobrevivência para as empresas. Entenda alguns conceitos que já estão mudando o varejo.
Bracketing - Um conceito de varejo conhecido como híbrido, que envolve a experiência online com a de uso do produto. Um exemplo prático é o serviço Prime Wardrobe da gigante Amazon que permite que o usuário selecione de 3 a 15 peças e experimente por uma semana e devolva apenas as que não quiser ficar sem nenhum custo de logística.
Realidade Aumentada - O varejo tem encontrado maneiras de levar a experiência dos seus produtos aos consumidores em suas próprias casas através da tecnologia. A suéca do ramo de móveis IKEA criou um aplicativo que projeta a imagem 3D do móvel nos ambientes através da câmera, permitindo que o usuário tome uma decisão com mais certeza sobre que móvel comprar.
Assista o nosso vídeo sobre o post!
Fontes:
http://www.outletpremium.com.br/sao-paulo/contato#faqs
Participaram do desenvolvimento desse post
Andressa R. Tanigawa
Participaram do desenvolvimento desse post
Andressa R. Tanigawa
Caio Costa
Daiani Lessa
Gabriel Bumbeers
Julio Cezar Claro
Leonardo Nascimento
Lucas Bregion
Márcia Mayumi
Mayara Deziderio
Pamela Evellyn
Comentários
Postar um comentário