Olá, no nosso último post falamos sobre processo decisório de compra e
como as empresas utilizam esses estudos para influenciar as nossas escolhas. No
post de hoje falaremos sobre segmentação de mercado.
O que é Segmentação de
Mercado?
Segmentação de
Mercado, é a forma de dividir ou separar por categoria o mercado de potenciais
clientes em diferentes grupos e segmentos com base em certas características.
Os membros desses grupos compartilham características semelhantes e,
geralmente, tem um ou mais aspectos em comuns.
A
segmentação do mercado, vem sendo utilizado pelo Marketing desde o final dos
anos 1900 e por mais simples que seja, seu uso é vital para formar qualquer
planejamento de Marketing.
Bases de segmentação de marketing.
Segmentar é: Dividir um Grupo em
Subgrupos de acordo com um conjunto “base” como:
Gênero / Idade /
Renda $$$ / Cidade / Profissão / Estilo de Vida / Religião... entre outras.
Tipos de Segmentação de
Mercado.
Ø Segmentação Geográfica.
A segmentação
geográfica divide o mercado com base na geografia. Este tipo de segmentação de
marketing é importante, pois pessoas pertencentes a diferentes regiões podem
ter requisitos diferentes.
Ø Segmentação Demográfica.
A segmentação
demográfica divide o mercado com base em variáveis demográficas como idade,
gênero, estado civil, tamanho da família, renda, religião, raça, ocupação,
nacionalidade, etc.
Ø Segmentação Comportamental.
·
Aqueles que conhecem o produto;
·
Aqueles que não sabem sobre o
produto;
·
Ex-usuários;
·
Usuários potenciais;
·
Usuários atuais;
·
Usuários pela primeira vez, etc.
As pessoas podem
ser classificadas como leais, neutras e fãs da marca. Eles também podem ser
classificados de acordo com seu uso. Por exemplo, uma pessoa que gosta de
esportes pode achar uma bebida energética algo elementar (usuário assíduo) e
uma pessoa não tão ligada aos esportes pode comprá-la apenas porque gosta do
gosto (usuário ocasional).
Ø Segmentação Psicográfica.
A segmentação
psicográfica divide a audiência com base em sua personalidade, estilo de vida e
atitude. Este processo de segmentação funciona na premissa de que o
comportamento de compra do consumidor pode ser influenciado por sua
personalidade e estilo de vida.
No nosso próximo
post faremos um compilado de todos os temas abordados neste semestre. Até lá!
Fontes:
- Administradores.com
- Scielo.br
- expertdigital.net/tipos-de-segmentacao-de-mercado
-
slideshare.net/MKTMAIS/aula-5-marketing-empresarial
Participantes:
- Camila
de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaina Rufino
- Mayra Gabriel
- Patricia Nejo
- Pedro Cavichiollo
- Stephanye Morgado
- Thais Rocha
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