O que é o marketing de influência?

 



O marketing de influência ou influencer marketing, é uma estratégia de marketing que visa utilizar pessoas ou até personagens (sejam eles fictícios ou não) que exercem influência em determinados “clientes” de determinadas marcas. As marcas que utilizam o “marketing de influência” se beneficiam dos influenciadores, pois os mesmos interferem no processo decisório de compra dos clientes.

 

Como utilizar o marketing de influência?

Existem hoje duas formas de se utilizar o “marketing de influência”, sendo elas: a mídia paga (paid media) e a mídia conquistada (earned mídia). As marcas ao fazerem uma ação de “marketing de influência” podem utilizar alguma dessas duas formas.

Na mídia paga a marca/empresa contrata e remunera algum influencer identificado com seu público alvo, para fazer alguma campanha ou ação de marketing em cima de um produto ou serviço. Porém o influencer age de maneira diferente a um garoto propaganda, enquanto o garoto propaganda empresta sua fama a ação da empresa, e muitas vezes de nada tem haver com o produto ou serviço, o influencer geralmente está ligado a empresa de alguma forma, seja pelo estilo de vida, modo de pensar e até pelas suas causas sociais. O influencer ainda tenta conversar “direto” com o cliente da empresa diferente do garoto propaganda.

Já na mídia conquistada os influencers se envolvem com a empresa por meio de parcerias não pagas. E muitas vezes isso acaba sendo vantajoso para as 2 partes, pois enquanto a empresa está divulgando seu produto ou serviço, o influencer acaba conquistando os “seguidores” daquela empresa em questão, rendendo a ele mais visibilidade mídia e outros muitos benefícios.

 

Exemplo de marketing de influência

Um exemplo de marketing de influência que podemos usar é a parceria (mídia paga) entre o jogador de futebol Lionel Messi e a gigante da indústria de refrigerantes Pepsi, a empresa percebeu que o jogador tem um público enorme dentro e fora do futebol, só no instagram Messi acumula mais de 488 milhões de seguidores (28/09/2023), e com isso firmaram uma parceria que rende frutos a ambos. Na última copa do mundo (2022 no Catar) a Pepsi fez várias ações de marketing com Messi para divulgar seu refrigerante, e como a seleção de Messi se sagrou campeã, os espectadores dele e consequentemente da Pepsi, cresceram exponencialmente, só a final da Copa do Mundo (jogo em que Messi foi protagonista) a audiência foi de mais de 1,5 Bilhões de pessoas ao redor do mundo, e só no Instagram da Copa do Mundo pra cá, o jogador somou mais de 130 milhões de seguidores, ou seja, são 130 milhões de novas pessoas que viram, veem e verão as novas e antigas publicações de Messi sobre a Pepsi, só naquela rede social.

 

Por que devo utilizar o marketing de influência?

Os influenciadores digitais utilizam diversas plataformas digitais como meio de produzir conteúdo, como: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, entre outros. E em todas essas redes socias a audiência brasileira é gigantesca.

Segundo um levantamento da Comscore, o Brasil é o 3º que mais consome redes sociais no mundo, são mais de 131 milhões de contas ativas, e tiveram 356 bilhões de minutos consumidos nas redes sociais em dezembro de 2022, isso equivale a 46 de conexão por cada usuário no mês.

Então basta analisarmos esse dados que veremos que contratar um influenciador digital para nossas empresas ou organizações, é algo totalmente viável.

 

Conclusão

Com todas essas informações mostradas, podemos ver que o Marketing de influência é algo totalmente atual, e totalmente aplicável na maioria das empresas/organizações, como um meio de divulgação de algum produto ou serviço, com ele é possível divulgar sua ação de marketing a milhares de pessoas ao redor do mundo, e consequentemente aumentar a vendas e visibilidade das empresas que utilizam esse meio de divulgação.

 

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