O marketing de influência ou influencer marketing, é uma
estratégia de marketing que visa utilizar pessoas ou até personagens (sejam
eles fictícios ou não) que exercem influência em determinados “clientes” de determinadas
marcas. As marcas que utilizam o “marketing de influência” se beneficiam dos
influenciadores, pois os mesmos interferem no processo decisório de compra dos
clientes.
Como
utilizar o marketing de influência?
Existem hoje duas formas de se utilizar o “marketing de
influência”, sendo elas: a mídia paga (paid media) e a mídia conquistada
(earned mídia). As marcas ao fazerem uma ação de “marketing de influência”
podem utilizar alguma dessas duas formas.
Na mídia paga a marca/empresa contrata e remunera
algum influencer identificado com seu público alvo, para fazer alguma campanha
ou ação de marketing em cima de um produto ou serviço. Porém o influencer age
de maneira diferente a um garoto propaganda, enquanto o garoto propaganda
empresta sua fama a ação da empresa, e muitas vezes de nada tem haver com o
produto ou serviço, o influencer geralmente está ligado a empresa de alguma
forma, seja pelo estilo de vida, modo de pensar e até pelas suas causas
sociais. O influencer ainda tenta conversar “direto” com o cliente da empresa
diferente do garoto propaganda.
Já na mídia conquistada os influencers se envolvem
com a empresa por meio de parcerias não pagas. E muitas vezes isso acaba sendo
vantajoso para as 2 partes, pois enquanto a empresa está divulgando seu produto
ou serviço, o influencer acaba conquistando os “seguidores” daquela empresa em
questão, rendendo a ele mais visibilidade mídia e outros muitos benefícios.
Exemplo
de marketing de influência
Um exemplo de marketing de influência que podemos usar é a
parceria (mídia paga) entre o jogador de futebol Lionel Messi e a
gigante da indústria de refrigerantes Pepsi, a empresa percebeu que o jogador
tem um público enorme dentro e fora do futebol, só no instagram Messi acumula
mais de 488 milhões de seguidores (28/09/2023), e com isso firmaram uma
parceria que rende frutos a ambos. Na última copa do mundo (2022 no Catar) a
Pepsi fez várias ações de marketing com Messi para divulgar seu refrigerante, e
como a seleção de Messi se sagrou campeã, os espectadores dele e
consequentemente da Pepsi, cresceram exponencialmente, só a final da Copa do
Mundo (jogo em que Messi foi protagonista) a audiência foi de mais de 1,5
Bilhões de pessoas ao redor do mundo, e só no Instagram da Copa do Mundo pra
cá, o jogador somou mais de 130 milhões de seguidores, ou seja, são 130 milhões
de novas pessoas que viram, veem e verão as novas e antigas publicações de
Messi sobre a Pepsi, só naquela rede social.
Por
que devo utilizar o marketing de influência?
Os influenciadores digitais utilizam diversas plataformas
digitais como meio de produzir conteúdo, como: Instagram, Facebook, YouTube,
TikTok, entre outros. E em todas essas redes socias a audiência brasileira é
gigantesca.
Segundo um levantamento da Comscore, o Brasil é o 3º que
mais consome redes sociais no mundo, são mais de 131 milhões de contas ativas,
e tiveram 356 bilhões de minutos consumidos nas redes sociais em dezembro de
2022, isso equivale a 46 de conexão por cada usuário no mês.
Então basta analisarmos esse dados que veremos que
contratar um influenciador digital para nossas empresas ou organizações, é algo
totalmente viável.
Conclusão
Com todas essas informações mostradas, podemos ver que o
Marketing de influência é algo totalmente atual, e totalmente aplicável na
maioria das empresas/organizações, como um meio de divulgação de algum produto
ou serviço, com ele é possível divulgar sua ação de marketing a milhares de
pessoas ao redor do mundo, e consequentemente aumentar a vendas e visibilidade
das empresas que utilizam esse meio de divulgação.
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