Marketing Digital

 




A cada dia quer passa o marketing está em transformação, sua era digital revolucionou a venda virtual, trazendo novos ramos, como eles novos cargos, tendências, estratégias, tecnologias e múltiplos avançados no marketing digital. Hoje, as empresa precisam estar mais alinhadas e acompanhar de cada passo da nova realidade da internet, conectando-se assim com seu cliente de forma personalizada e assertiva

De suma importância que a empresa mergulhe nos novo conceitos e se moldando com toda criatividade, revolução e impacto que gera este novo ramo. Com isso, atualmente é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços através da internet e para este é necessário um bom Marketing Digital.

 

O que é Marketing Digital?


Marketing Digital é um ramo do Marketing que engloba um conjunto de estratégias que visa promover uma marca, produto ou serviço através dos meios digitais, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Como por exemplo, websites, meios de comunicação social, conteúdo de vídeo, blogs e outros meios digitais. Necessário assim uma estratégia de promoção através estratégias e técnicas para aumentar a visibilidade do produto/serviço estando mais próximo e mais assertivo com seu público alvo. O marketing digital pode ajudar as empresas pode também ajudar melhorar a imagem da marca e atrair novos clientes.


Vantagens do Marketing Digital


Visibilidade para o consumidor: Diferentemente das lojas físicas onde o consumidor se precisa de uma determinada disponibilidade de procurar, comparar preços ou até mesmo de alguma forma cria amizade com os profissionais da loja, na  internet o consumidor tem acesso a centenas de lojas e variedades tudo simultaneamente e então o marketing digital é o seu maior aliado para ajudar a direcionar os consumidores para encontrar sua marca.

Maior alcance: Atualmente cerca de 87% dos lares do Brasil possuem com acesso a internet (PNAD/2019), portanto é considerável um meio acessível comparado com toda a história e com a criação das redes sociais (que são o carro chefe das divulgações online) em todo momento há um grande fluxo de pessoas no meio virtual. E utilizando o universo de estratégias que a internet e as próprias redes proporcionam, por isso é muito importante marcar presença por lá.

Comunicação eficiente e métricas: De todas as vantagens esta talvez seja a mais importante, é possível entender melhor qual o perfil de conteúdo pelo qual o seu público se interessa e além disso extrair métricas, relatórios e indicadores do tráfego. Nesse sentido, você pode planejar divulgações que conversem e se encaixem melhor com essas características.

Divulgações instantâneas e multicanalidade: Realizar uma promoção imediata nunca foi tão fácil, utilizando diversos canais é possível publicar um anúncio ou divulgação imediatamente, e o seu público terá acesso a ela dessa forma, é possível ter uma dinâmica, estabelecendo sempre o melhor horário para você ou para o seu cliente.

Atendimento ao cliente: A manutenção do contato com o cliente é uma dos fatores mais revolucionários marketing digital, acontecendo antes, durante e depois de uma venda para conquistar a fidelidade do consumidor. É comum que as marcas façam um bom em todas as fases da compra, garantindo assim uma fidelização e melhor experiência para o cliente. 

Maior custo benefício: Com a divulgação pela internet, a marca pode ter alcances gratuitos, ou a partir de investimentos em dinheiro. De forma orgânica, é possível alcançar mais clientes apostando em campanhas de engajamento gratuito como publicações em que você pede os usuários para marcarem um conhecido. O fato é que em uma loja física, ali está se submeti as diversas questões, geolocalização, cultura local, custos como aluguel, água, manutenção do local, impostos e muito mais.


Estratégias


A partir de estratégias de marketing digital bem estruturadas é possível gerar bons resultados e fazer um negócio de sucesso. Entretanto, é preciso compreender as técnicas envolvidas nesse processo para que o seu planejamento seja, de fato, efetivo.

São diversas questões: Quais são as melhores estratégias de marketing digital? Quais mais comunicam mais com meu público-alvo? Qual vende mais? Onde as pessoas mais compram mais? Para chegar a uma conclusão, é preciso ter consciência de quais resultados você deseja obter. Não é recomendado que se execute ações que não estejam embasadas por um consistente planejamento. A seguir listamos algumas técnicas/estratégias usado no campo virtual.


  • SEO

SEO (Search Engine Optimization) traduzido para o português ‘’Otimização para os mecanismos de busca’’ refere-se ao processo de melhorar o tráfego orgânico e a classificação/ranqueamento de um site nas páginas de resultado de pesquisa em buscadores tais como Google e Bing. Ele requer um série de ‘requisitos’ e regras, incluindo conteúdo de alta qualidade, UX do site, palavras chaves, além de monitorar a integridade técnica do site, obter links de outros domínios etc. Como o Google possuem seus algoritmos um tanto complexos – para organizar e classificar o conteúdo. 

De forma resumida, os mecanismos de pesquisa fazem uma varredura de todo o conteúdo digital e organizam essas informações nas páginas de resultados. O objetivo final é que os resultados satisfaçam o usuário de acordo com sua intenção de busca.

  • Email marketing 


O e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos. Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções ou conteúdos. No geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de e-mails, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.


  • Marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o oriente em todo processo de compra de forma natural e espontânea. Sendo assim seu principal objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente, valioso e relevante, seja para ajudar a resolver problemas, entreter, educar e até mesmo manter o cliente sempre atualizado e próximo do seu produto ou serviço, reforça valores, benefícios, novidades e muitos outros.

Esse é um tipo de tática de marketing que envolve a criação e ampliação de conteúdo online em diferentes formatos: Vídeos, Blogs, Postagens em redes sociais, Podcasts; e muito mais.


E cada vez mais surgem novos formatos, é muito importante que a área de conteúdo ou o Social media estejam sempre atualizados. 

Vamos parar para refletir quando você busca por vídeos falando sobre notícias? Você ouve seu podcast favorito em qualquer lugar? Todas essas são diferentes formas de consumir conteúdo. Todos nós vivemos, respiramos e comemos conteúdo. Por trás disso, está uma estratégia de Marketing de conteúdo.


  • Tráfego pago 


O tráfego pago é uma estratégia de marketing que se concentra em pagar para direcionar visitantes segmentados para seu site, blog, e-commerce ou redes sociais, ganhar visibilidade e vender mais na internet. Ele geralmente é usado quando uma marca quer obter resultados como aumentar as vendas, gerar leads, uma maior para lançamentos e novidades etc. 

Assim como outros cargos foram criados com revolução do marketing digital o ‘’Analista de tráfego’’ é o responsável pelo manuseio e análise dessa ferramenta. Assim que veicula uma campanha, ele já pode começar ver os resultados, levar mais visitantes para o site da marca e levantar os indicadores é métricas resultantes.

Dessa forma, o tráfego pago se diferencia do tráfego orgânico, que vem daquelas mídias não-patrocinadas — como posts nas redes sociais e resultados orgânicos da busca.


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