Segmentação de mercado


Olá, no nosso último post falamos sobre processo decisório de compra e como as empresas utilizam esses estudos para influenciar as nossas escolhas. No post de hoje falaremos sobre segmentação de mercado.


O que é Segmentação de Mercado?


Segmentação de Mercado, é a forma de dividir ou separar por categoria o mercado de potenciais clientes em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. Os membros desses grupos compartilham características semelhantes e, geralmente, tem um ou mais aspectos em comuns.
A segmentação do mercado, vem sendo utilizado pelo Marketing desde o final dos anos 1900 e por mais simples que seja, seu uso é vital para formar qualquer planejamento de Marketing.




Bases de segmentação de marketing.





Segmentar é: Dividir um Grupo em Subgrupos de acordo com um conjunto “base” como:
Gênero / Idade / Renda $$$ / Cidade / Profissão / Estilo de Vida / Religião... entre outras.

Tipos de Segmentação de Mercado.


Ø  Segmentação Geográfica.

 






A segmentação geográfica divide o mercado com base na geografia. Este tipo de segmentação de marketing é importante, pois pessoas pertencentes a diferentes regiões podem ter requisitos diferentes.

Ø  Segmentação Demográfica.




  
A segmentação demográfica divide o mercado com base em variáveis demográficas como idade, gênero, estado civil, tamanho da família, renda, religião, raça, ocupação, nacionalidade, etc.

Ø  Segmentação Comportamental.






 O mercado também é segmentado com base no comportamento, uso, preferência, escolhas e tomada de decisão do público. Os segmentos geralmente são divididos com base no conhecimento e uso do produto. Acredita-se que o conhecimento do produto e seu uso afetam a decisão de compra de um indivíduo. O público pode ser segmentado em:
·         Aqueles que conhecem o produto;
·         Aqueles que não sabem sobre o produto;
·         Ex-usuários;
·         Usuários potenciais;
·         Usuários atuais;
·         Usuários pela primeira vez, etc.
As pessoas podem ser classificadas como leais, neutras e fãs da marca. Eles também podem ser classificados de acordo com seu uso. Por exemplo, uma pessoa que gosta de esportes pode achar uma bebida energética algo elementar (usuário assíduo) e uma pessoa não tão ligada aos esportes pode comprá-la apenas porque gosta do gosto (usuário ocasional).

Ø  Segmentação Psicográfica.

A segmentação psicográfica divide a audiência com base em sua personalidade, estilo de vida e atitude. Este processo de segmentação funciona na premissa de que o comportamento de compra do consumidor pode ser influenciado por sua personalidade e estilo de vida.



Como pudemos observar, existem diversas formas de segmentar os clientes. E fazer essa segmentação de maneira adequada é de suma importância para direcionar as empresas e o sucesso de suas ações.

No nosso próximo post faremos um compilado de todos os temas abordados neste semestre. Até lá!


Fontes:
- Administradores.com
- Scielo.br
- expertdigital.net/tipos-de-segmentacao-de-mercado
- slideshare.net/MKTMAIS/aula-5-marketing-empresarial


Participantes:
- Camila de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaina Rufino
- Mayra Gabriel
- Patricia Nejo
- Pedro Cavichiollo
- Stephanye Morgado
- Thais Rocha

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