Processo Decisório de Compra




Dias (2003) descreve o processo de compra como o modo de compreensão do surgimento da necessidade de compra por parte dos consumidores. O Processo Decisório de Compra é um processo sistemático no qual o consumidor passa por algumas etapas para adquirir um produto ou serviço. Essa sequência começa na identificação do problema e vai até o pós compra, que é um importante passo para que o consumidor analise se foi feita uma boa compra e se a mesma atendeu às expectativas. Totalizando 5 etapas que são Reconhecimento do problema, Busca de informações, Avaliação de Alternativas, Decisão de compra e o Comportamento pós compra.

1-      Reconhecimento do problema (Identificação da necessidade Real)



A primeira etapa do processo começa quando, o consumidor reconhece um problema ou necessidade que podem ser interno ou externo, causando um estimulo para supri- ló.
O reconhecimento da necessidade é definido com a percepção da discrepância entre o estado desejado e o estado real, suficiente para ativar e estimular o processo de decisão.
Imagine que sua geladeira queimou. Neste momento você reconhece a necessidade de compra e então inicia-se o processo de busca.

2-      Busca por informação

Após reconhecer o problema, o consumidor começa a buscar informação sobre o produto ou serviço que atendam sua necessidade. O consumidor procurará informações sobre marcas, modelos, estabelecimentos que apresentem as melhores opções de produtos e formas de pagamento. Geralmente, nessa etapa ele é influenciado diante da situação na qual se encontra e do nível de envolvimento com a sua necessidade. Essa busca acontece por meios Pessoais (familiares, amigos e colegas), Comerciais (propaganda, vendedores e mostruários) e Públicos (meios de comunicação, internet, redes sociais).

3-      Avaliação de alternativas Pré compra



Com o processamento das informações adquiridas, o consumidor analisa as várias opções de compra para então decidir qual melhor se adequa a sua necessidade, tanto de conforto quanto financeiro. O cliente sempre buscará a melhor opção de produto marca e preço. Esta é uma etapa muito importante pois é o primeiro contato do cliente com o vendedor, portanto é um momento muito importante já que a decisão de compra ainda não foi tomada.

4-      Decisão de compra



Neste momento, o processo de decisão de compra pode ser realizado de forma planejada ou por impulso, isto pode variar em relação com o nível de envolvimento do consumidor com o que ele esta decidido a comprar. Segundo Kotler e Keller, os dois fatores de interferência são: atitude dos outros e fatores situacionais imprevistos.
Imagine que seu filho fique doente de madrugada, neste momento este fator imprevisível e emocional fará com que você compre o remédio necessário na primeira farmácia que encontrar, sem necessariamente pesquisar marcas e preços.

5-      Avaliação pós compra



Visando que o produto já foi adquirido ou usado, na última etapa o consumidor irá avaliar se o mesmo atendeu ou não sua necessidade ou desejo. Com isso a opinião dele irá influenciar suas futuras decisões de compra tanto positivamente (caso seu desejo tenha sido realizado) quanto negativamente (caso ele tenha se decepcionado com o produto/serviço). Desta forma ele diminuirá o estágio de busca, quando for consumir novamente o mesmo produto ou serviço.
Vale lembrar que nem sempre todos os consumidores passam pelas 5 etapas para comprar um produto, este processo é geralmente utilizado em uma compra mais criteriosa como a compra de um carro, eletrodomésticos, casas e aparelhos celulares, por exemplo. Pois compras mais rotineiras não requerem todo esse processo.
No nosso próximo post falaremos de que maneira as empresas utilizam esse processo decisório de compra para influenciar a decisão de compras dos consumidores.

Fontes:
- Scielo.br
- Friendlab.co/processo-de-decisao-de-compra
- Artigo – Processo de decisão de compra do consumidor
- Artigo – Comportamento do consumidor – Processo de decisão de compra de livros pela internet

Participantes:
- Camila de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaina Rufino
- Mayra Gabriel
- Patricia Nejo
- Pedro Cavichiollo
- Stephanye Morgado
- Thais Rocha

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