Comportamento do consumidor

  O comportamento de consumo abordado nesta postagem é de suma importância para você que está na área de vendas e pretende continuar em alta no mercado.
  Comportamento do consumidor é algo muito importante no estudo para qualquer área de negócios. Para que exista um bom planejamento é de extrema importância que você entende o consumidor do seu produto ou serviço.
  Existe a ponto inicial da observação que deve sempre estar presente nas atitudes de quem oferece os serviços! Por que? Toda a mensagem de comportamento do consumidor será passada pelos atos corporais, mentais e emocionais. Portando, temos muitas subdivisões dentro dessas características que definem o tipo de consumidor que irá lidar, como por exemplo:


  Todos os fatos nos ajudam a lidar com a diferença entre os consumidores, a atingir o seu público-alvo e a compreender o desejo com a necessidade de cada cliente.
 É necessário entender que a razão e a forma pela qual os consumidores realizam suas compras. Conhecer o comportamento do consumidor tem sido a preocupação de toda empresa que está ciente da importância do mesmo para sua existência. O que o consumidor quer? O que ele espera do seu produto? Quanto ele está disposto a pagar? Onde ele vive? São inúmeras as perguntas e é preciso encontrar as respostas feitas a cada ano para segmentar consumidores e analisar seu comportamento de compra, é raro encontrar uma que isole a maus importante específica que prevalece sobe todas as demais: o sexo do comprador. É impressionante o número de empresas que ignoram a psicologia do sexo do consumidor, quando é de conhecimento de todos que homens e mulheres têm visões completamente diferentes.
  Com todas as mudanças sociais contemporâneas a mulher vem se tornando um consumidor com potencial, com poder de compra e também exercendo uma forte influência na decisão de compra de suas famílias ou do meio em que vive. Produtos e serviços que eram antes de exclusividade masculina, quanto a escolha, hoje são decididos por mulheres; tornando-se quem influência nos gastos masculinos com as mudanças sociais.
  As mulheres entre 30 e 40 anos dentre os gastos que podem ser considerados evitados, os itens ligados a moda são os mais consumidos (26%), seguindo de perto por entretenimento como bares, restaurantes, danceterias e produtos ou serviços para a casa (20% e 17% respectivamente). Os garotos com beleza ficaram em quarto lugar. As mulheres mais novas com até 25 anos gastam mais com itens de moda (34%). Já entre 26 e 30 anos os maiores gastos são divididos moda e entretenimento, e após os 30 anos produtos e serviços para casa representam os maiores gastos.
Cada vez mais exigentes o homem entre 30 a 40 anos, contemporâneo está vaidoso, mais antenado e, acima de tudo, consciente dos seus novos desejos de consumo.
  Aquela idéia de que os homens devem ser brutos e desinteressados por cuidados pessoais está realmente caindo por terra. Uma pesquisa realizada pela mindal hearts, aponta mudanças na forma de agir e na maneira de se comunicar e consumir do homem. Cada vez mais abertos ao novo, homens assumem que gostam de moda: 45% afirmam que buscam novidades, atualidades, lançamentos e marcas.
  No geral a preocupação masculina tem sido maior com o rosto, 31% afirmam que dedicar-se mais a face do que ao corpo (29%) e a saúde bucal (27%).
  Ambos os sexos masculino ou feminino estão mais exigentes. Fatores que influenciam a escolha do consumidor em geral são: qualidade e preço.
Em busca da "felicidade" a sociedade construiu uma nova percepção sobe ela na vida dos indivíduos o consumo, pois possibilita momentos de satisfação.
  Os consumidores buscam produtos que apresentem características que favoreçam a vida social, agreguem a sua saúde e lhe traga conforto. A personalidade influência muito na hora da compra. O consumidor atual tem suas preferências, crenças e aptidões, ele não é genérico. A medida que as necessidades vão sendo satisfeitas, surgem necessidades novas e mais altas que precisam ser satisfeitas.
  Contudo pode se concluir que precisamos pesquisar e conhecer o público alvo que vamos lidar, saber as dimensões que serão alcançadas através do produto que será colocado no mercado, será o que o consumidor quer ? Será que vai ser bem aceito? Trará algum benefício? Acima de tudo temos que sempre ter em mente, que o cliente é o principal motivo da existência do produto inserido no mercado.

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Autores:
Caik Lunardi
Daniel Vicente
Gabriela Nunan
Guilherme Miranda
João Victor
Júlio César
Luiza Barbosa
Renan Ferreira

Fontes:



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