Ética em Marketing



A ética deixou de ser uma escolha dentro das organizações e passou a ser um posicionamento estratégico dentro do mercado competitivo.

O mercado empresarial que estamos presenciando fica mais competitivo a cada dia com mais ferramentas estratégias e recursos. As organizações e os profissionais que desejam ter os melhores resultados possíveis deve uso de todas as ferramentas ao seu alcance, porém, a obsessão cega por lucros financeiros, já se provou como não sendo um posicionamento muito inteligente da organização. Assim, entra em cena à ética, onde se define o que se pode e deve fazer.
Durante séculos estudamos a ética e desenvolvemos vários conceitos e significados, em síntese, a ética é entendida como o estudo da moral, determina o que é certo e errado, bem e o mal. A ética se refere a padrões de conduta e julgamento social, ou seja, dita o convívio do indivíduo com a sociedade, assim se fazendo presente em nosso cotidiano em todos os âmbitos. Vale ressaltar que a ética é a ciência e a moral seu objeto de estudo.

https://www.maxta.com.br/trabalho-e-etica-um-casamento-possivel/

A ética no marketing baseia-se na ética nos negócios, não podendo dissolver uma da outra. É preciso que todos os aspectos que envolvem a organizam sejam éticos.
Por ser uma das principais funções do profissional de marketing analisar e estudar o mercado onde a empresa em que atua está, desenvolver e fazer valer a missão organizacional precisa acima de tudo ser na base ética.
Alguns aspectos a serem abordados no estudo do marketing são o modo como ele é plural e envolve o entendimento de várias ciências, como a econômica, social, política, organizacional, do comportamento humano, envolvendo a psicologia, sociologia, filosofia e sociologia.

Com a evolução do papel das empresas no cenário contemporâneo a ética deixa de ser apenas uma tendência, adotar uma postural antiética já se provou um completo tiro no pé da empresa, isso porque o cliente se torna cada vez mais exigente e consciente como consumidor de certa marca ou produto, a imagem que a empresa tem perante a sociedade é um dos pontos decisivos de seu sucesso ou fracasso, com isso em mente, muitas organizações ditam sua conduta, buscado cada vez mais melhorar o bem estar de seus clientes internos e externos.

Palavras-Chave: marketing, ética, mercado, ambiente mercadológico, empresa, organização, negócios, moral. #marketingunicid #marketing #eticanomarketing #mkt #etica #moral

Autores
Alef de Oliveira Moraes
Aline Hermann
Caroline Rufino
Giuliana Mendes Cardena
Ismael Rúbio
Murilo Dias da Conceição
Vanessa Félix
Victoria Bertoni Barbieri

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/etica-e-marketing/
http://www.abmn.com.br/codigodeetica//upload/artigo/17022016115412.pdf

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