Você já ouviu falar em Endomarketing e Marketing de Guerrilha?


Você já ouviu falar em Endomarketing e Marketing de Guerrilha?

Se você não tem noção do que estamos falando fique ligado! Iniciaremos com alguns conceitos e definições importantes para entendermos de forma simples essas poderosas ferramentas de Marketing.

Fonte: WILD MINDS


        
Endomarketing

Primeiro vamos entender o que é o Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia de marketing voltada para ações internas na organização, e preza melhorar a imagem da empresa para com os colaboradores.  Essa ferramenta também é importante aliada na gestão estratégica do Departamento de Recursos Humanos. Promove um papel importante entre empresa e funcionário, objetivando o compartilhamento da cultura da empresa, ou seja, todos em uma mesma visão.

Como funciona o Endomarketing?
A empresa deve compreender as necessidades dos funcionários e criar um canal de comunicação interno para tentar, de forma eficaz, implantar programas, ações, corrigir erros para melhoria e qualidade de vida.

Motivação de funcionários 
Funcionário motivado = Funcionário produtivo; Com a implementação do Endomarketing os funcionários produzem em alta escala, gerando lucros maiores a organização. ​

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha são ações e estratégias de marketing direto e, algumas vezes, mais agressivo que outras formas de divulgação. O principal objetivo é aumentar o impacto das ações sobre o público com um investimento baixo. 
O grande segredo para o sucesso do marketing de guerrilha é que as ações são feitas para serem tão chamativas que se torna impossível de ignorar, criando então uma impressão duradora na mente dos clientes de forma impactante.
Uma das marcas que mais tem sucesso no marketing de guerrilha é a Coca Cola que faz muito sucesso e gera um alto impacto com mensagens “simples”.   

Veja um exemplo:


 
Vale a pena investir no marketing de guerrilha?
Se comparar o modelo de marketing tradicional com o marketing de guerrilha não vamos encontrar grande diferença, porém o marketing de guerrilha promete um grande impacto gastando bem menos, e isso faz ser mais atrativo no mercado.
Podemos concluir que vale a pena investir no marketing de guerrilha, mas sempre com muita cautela, pois da mesma forma que podemos deixar uma imagem positiva, podemos passar uma imagem negativa e sujar a marca. O segredo é estudar e conhecer bem seu cliente.

O que o Endomarketing e o Marketing de Guerrilha possuem em comum?

Agora que falamos alguns conceitos sobre marketing de guerrilha e endomarketing, você deve estar se perguntando o que os dois possuem em comum, não é mesmo?
Bom, ambos buscam melhores resultados, tanto interno quanto externo, e clientes/colaboradores fidelizados. E, as organizações querem isso de forma simples, mas impactante, para que seu marketing institucional, missão, visão e valores, e suas ações de marketing esteja bem esclarecida com objetivo de que seus clientes/colaboradores se tornem advogados da marca.

Autores (Wild Minds)
Amanda Alves, Gabriel Lopes, Hamilton Bertocco, Samantha Nascimento, Rodrigo Santos, Renata Moraes, Leonardo Lucena, Luana Nascimento, Letícia Frigério,  Uerisson Silva. 


     BIBLIOGRAFIA 

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