O que é a Comunicação?

O que é a Comunicação? 
A comunicação é a forma de como as pessoas se comunicam, partilhando, dividindo e transmitindo ideias, conhecimento, sentimentos ou um ciclo de amizade. Você sabia que até mesmo um semáforo é um meio de comunicação? Sabemos que a comunicação é de extrema importância para todos nós desde o começo dos tempos e citamos aqui os elementos que a compõe. Iremos mostrar na imagem abaixo e explicar logo após: 
 

Elementos que compõe a Comunicação: 
Emissor: é aquele que transmite/emite ou envia a mensagem para uma ou mais pessoas. 
Receptor: são aqueles que recebem a mensagem que o emissor passa, como a mensagem é enviada a ele, também pode ser chamado de destinatário ou ouvinte. 
Mensagem: Representa o conteúdo ou o conjunto de informações enviadas pelo Emissor/locutor. 
Código: Como a mensagem é transmitida. (exemplos: gestos, falas, escritas, etc.) 
Canal de Comunicação: Através de onde a mensagem será transmitida. (exemplos: TV, revistas, jornais, placas, telefone, dentre outros.) 

Forma 

Tipos de Comunicação 

Comunicação Organizacional: É qualquer ação ou atividade tomada pela empresa que reforça a sua imagem perante seu público interessado, como consumidores, colaboradores, empresários e opinião pública. Os fatores que influenciam no aprimoramento da comunicação organizacional são: automação, divisão de trabalho, migração sobre as metrópoles, produção em massa, dentre outros. 

Comunicação Institucional: É uma área da Comunicação que visa conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), pode ser considerado um meio de estrutura a comunicação externa e interna da instituição através de planejamentos, implementação, gerenciamentos e uso de tecnologias. 

Comunicação Mercadológica: É tudo aquilo que envolve a comunicação empresarial e comercial, tem o objetivo de reforçar a imagem das suas marcas/ produtos ou serviços, buscando destaque no mercado. Todas as ações têm o objetivo de aumentar as vendas e, contudo, o lucro. A comunicação mercadológica está associada a uma postura ética das empresas e o respeito ao consumidor, com base nisso, as estratégias precisam de compromisso, excelência dos produtos e serviços e responsabilidade social.  

Comunicação Administrativa: é um subgênero da Comunicação Organizacional é atua tanto internamente comunicando outros setores da empresa através de e-mails, cartas, memorandos, índices, tanto como externamente tendo contanto com outras empresas. Por meio de um conjunto de técnicas (planejamento, coordenação, controle dos recursos) e um processo contínuo de comunicação visão alcançar objetivos como melhor produtividade, baixo custo com despesas e uma maior taxa de lucro. 


Comunicação Interna: É o setor de uma organização que viabiliza a comunicação entre a empresa com seus colaboradores, melhorando assim o relacionamento entre ambos e aumentando a produtividade, o engajamento, e até mesmo melhores resultados financeiros para a empresa. Um exemplo de comunicação interna são cartazes e e-mails direcionados ao colaborador. 

Através da comunicação nós conseguimos expressar nossas atitudes nossas emoções compartilhar nossas dúvidas e soluções, pois a comunicação presume interação em saber falar e saber ouvir. 
*Abordaremos cada tipo de comunicação ao longo das nossas postagens, fique atento e ~~não deixe de acompanhar o nosso blog! 

Referencias 


Os autores 
Marina Conte, Fabio Bueno, Vanessa Amanda, Lennon Cavalcanti, Guilherme Carvalho, Vitoria Maria, Daniel Lima, Lucas de Jesus e Victor Augusto. 

#UNICID #Marketing #MarktingUNICID #Comunicação #ComunicaçãonoMarketing #MarketingDigital #BlogMarktingUNICID #TiposDeComunicação #Cliente #Empresa #ChupaPanda 

Comentários

Postar um comentário