Entenda o que é Varejo e qual a sua importância na economia brasileira.

O que é Varejo e Qual a sua Importância



Nos dias atuais, não imaginamos como seria a nossa vida sem um supermercado do lado de casa, sem a internet para pesquisarmos algum produto, comprá-lo e recebê-lo em 2 (dois) dias em nossas casas ou sem aquela loja gigante onde encontramos desde um vaso de flores para colocar na mesa até uma banheira completa de hidromassagem pra dar aquele up na sua suíte.

Varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos
diretamente para o consumidor final com preços mais acessíveis, ou seja, o varejista negocia e compra em grandes quantidades e oferece a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequena quantidade e sem intermediários.


Hoje no Brasil, podemos dizer que o setor do varejo é bem segmentado. Nele, vemos
supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos, livrarias, entre outros.

A definição que Henry Richter deu ao varejo em 1954 é utilizada como fundamento no assunto até os dias de hoje:

“Varejo é o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final.”

Hoje há também uma nova categoria que tem ganhado espaço em pontos estratégicos das
cidades de São Paulo: o Atacarejo, onde o consumidor pode comprar grandes quantidades
(pessoa jurídica) e em quantidades unitárias (pessoa física).

Para o professor, consultor e palestrante Júlio Cesar S. Santos, existem algumas habilidades obrigatórias para qualquer profissional que atue no varejo, dentre elas, podemos destacar:

- Vender o produto certo ao cliente certo e no momento certo, utilizando o material promocional apropriado;

- Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus
produtos na loja varejista visitada;

- Avaliar seu próprio desempenho e propor-se um plano de melhoria da eficácia operacional.


Hoje o comércio varejista tem um impacto de 47,4% no PIB do país e emprega, aproximadamente, 17 milhões de brasileiros no modelo CLT.

#varejo #pib #comerciovarejista #marketingdevarejo #consumidorfinal #merchandising
#trademarketing #ecommerce #marketingunicid #chupapanda


Fontes:

Abrasce
Administradores
Significados
RICHTER, Henry G. - “Varejo: Princípios e Práticas”, 1954.

Participaram do desenvolvimento deste artigo:

Andressa R. Tanigawa
Caio Costa
Daiani Lessa
Gabriel Bumbeers
Julio Cezar Claro
Leonardo Nascimento
Lucas Bregion
Márcia Mayumi
Mayara Deziderio
Pamela Evellyn

Conheça nossas Redes Sociais:



Comentários