O que é CRM?



Nos dias atuais, muito se fala em aumentar as vendas e fidelizar o cliente, mas como...?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo CRM, mas afinal o que é e qual a sua relação com as vendas e a fidelização do cliente?

O CRM (Customer Relationship Management), termo em inglês para "Gestão de Relacionamento com o Cliente", foi criado para automatizar as funções de contato com o cliente. Utilizando-o junto com uma estratégia de negócios adequada, ele antecipa as necessidades do cliente. Coleta-se os dados dos clientes ou de sua compra, e é disponibilizado em um banco de dados da empresa, o armazenamento é feito de forma inteligente e lógica, ajudando assim a criar e manter um bom relacionamento.

Você deve estar pensando: - "CRM não possui 'vendas' no nome, então como que o relacionamento com o meu cliente já existente vai aumentar a minha receita?".


Conquistar clientes novos custa mais caro do que manter os que já possui, além de ser mais difícil. Utilizando essa ferramenta, poderá reduzir custos, aumentar a receita e reter os clientes por um período maior. Tudo isso graças as informações contidas no banco de dados, que ajuda a empresa a compreender melhor cada cliente.

Como já dizia Mary Kay Ash, cada indivíduo anda com uma placa invisível dizendo "faça-me sentir importante", então conhecer as preferências de seu cliente, sem que ele tenha que te falar diretamente, torna-se um diferencial e faz com que seu cliente assuma um "relacionamento" com sua marca.

Para você vender um produto pra um cliente, é preciso sondá-lo para adquirir informações básicas sobre a sua vida, e com o CRM é possível adiantar esse processo, oferecendo aquilo que já é de sua preferência.

A jogada de marketing CRM é atender as necessidades dos clientes antes mesmo que eles precisem. Por exemplo: se um cliente faz uma compra na sua empresa a cada 15 dias, o CRM coleta as informações sobre as suas preferências, e entra em contato por meios como mensagem de texto, telefone ou até mesmo e-mail, informando-o sobre ofertas parecidas, a partir das preferências coletadas.

Outro exemplo é quando o cliente procura um produto em sua loja virtual e não encontra a sua numeração por exemplo, o CRM coleta as informações e oferece produtos semelhantes, mas que não fujam das características pesquisadas.

O fato de sua empresa conhecer tão bem o cliente, fará com que ele se sinta especial, o fidelizando, além de tornar a sua empresa uma referência para ele quando o assunto na roda de amigos for sobre atendimento ou produtos, tornando-o quase que um "advogado" da marca. 

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Fontes de pesquisa:
http://www.administradores.com.br/
https://pluga.co/blog/vendas/exemplos-de-crm/
http://www.salesforce.com/br/crm/
https://www.youtube.com/watch?v=twUu4d65LFw
https://www.youtube.com/watch?v=xk3nKNhWD34
blog.safetec.com.br/crm/crm-em-marketing/


Participantes do desenvolvimento deste artigo:

Ingrid Tavolaro
Isabele Paiolete
Lidiane Rosa
Stefany Conrado
Vitor Tavolaro

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