Relembrando o que é BRANDING!

Branding


Já reparou que apenas de olhar para os 3 logos da imagem acima você automaticamente pensou nos nomes? Engraçado, não é? Será que estas situações são apenas coincidências? O mesmo acontece quando você está dirigindo e avista de longe um grande “M” amarelo em cima de uma faixa vermelha como esta:


Aposto que adivinhou o nome fácil!

Reconhece-los tão espontaneamente não se deve ao acaso, mas sim, a estratégia de marketing conhecida como branding ou gestão de marca. Esta ferramenta é bastante utilizada por um grande número de empresas como foi demonstrado nos exemplos acima. Este tema já foi abordado anteriormente neste blog, porém iremos relembrar o que é e, também, nos aprofundarmos no conceito.

Qual é a definição de Branding?

O termo “Branding” ou “Brand Management” pode ser traduzido para o português como a gestão de marcas ou o ato de administrar a imagem de uma empresa. Para o pioneiro Wally Ollins - profissional de branding britânico que criou marcas como Indra, Vueling, Yoigo, Evo e outras - o sistema de identidade denominado design é o crucial que produz a marca que está presente no cotidiano e na vida das pessoas, sendo experimentada todo o tempo. De acordo com Wally branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar.

A gestão de uma marca pode ser entendida como criação e a manutenção de sua confiança, ou seja, a missão de uma empresa e o posicionamento dela devem ser coerentes. Outro ponto importante é a “promessa” do que se vende, este ponto deve ser cumprido sempre!

Hoje, iremos falar sobre 2 cases de Branding que se destacaram em 2017.  

1. ANITTA

Há alguns anos, a cantora ficou conhecida pelo seu hit “Show das poderosas”. De acordo com a Freeshop, muitos críticos diziam que a Anitta seria mais uma cantora de uma música só e que o sucesso seria passageiro. Bom, o presente nos prova que eles se enganaram completamente. A excelente equipe de marketing da jovem artista desenvolve constantemente estratégias de Branding que deixam a marca Anitta sempre em alta.

 2. O Boticário
A franquia de cosméticos O Boticário possui uma técnica um pouco diferente do exemplo citado acima. Ela se destaca pelas ações físicas de Branding, dentre elas, o marketing de experiência. Se você frequenta O Boticário e for um comprador muito perceptivo, já pode ter reparado que todas as lojas do boticário possuem o mesmo aroma, os produtos estão dispostos da mesma forma, a equipe está usando o mesmo uniforme e o mesmo estilo de maquiagem.

Além disso, a Freeshop também fala sobre o grande destaque da marca em 2017, o empenho em causas sociais - como o apoio a casais homossexuais - que foi um assunto muito discutido no ano de 2017.

Bem, esses foram os exemplos de hoje. Futuramente iremos falar mais sobre cases que ficaram conhecidos e iremos nos aprofundar melhor em outras estratégias como o “Marketing de Experiência” ou “Marketing de Eventos”, todo tipo de estratégia que envolve o objetivo de fazer com que a marca fique presente na vida e nos pensamentos de seus consumidores.

#marketinfunicid #chupapanda

Autores:

Albano Alves
Amanda Fernandes
Carolina Moretti
Giovanni Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Lucas Hilário
Murilo Errera
Nicolas Ramos

Fontes:
https://blog.inevent.us/category/marketing-de-eventos




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