Branding
Já reparou que apenas de olhar
para os 3 logos da imagem acima você automaticamente
pensou nos nomes? Engraçado, não é? Será que estas situações são apenas
coincidências? O mesmo acontece quando você está dirigindo e avista de longe um
grande “M” amarelo em cima de uma
faixa vermelha como esta:
Aposto
que adivinhou o nome fácil!
Reconhece-los tão espontaneamente
não se deve ao acaso, mas sim, a estratégia de marketing conhecida como
branding ou gestão de marca. Esta ferramenta é bastante utilizada por um grande
número de empresas como foi demonstrado nos exemplos acima. Este tema já foi
abordado anteriormente neste blog, porém iremos relembrar o que é e, também,
nos aprofundarmos no conceito.
Qual é a definição de Branding?
O
termo “Branding” ou “Brand Management” pode ser traduzido
para o português como a gestão de marcas ou o ato de administrar a imagem de
uma empresa. Para o pioneiro Wally
Ollins - profissional de branding
britânico que criou marcas como Indra,
Vueling, Yoigo, Evo e outras - o sistema de identidade denominado design é
o crucial que produz a marca que está presente no cotidiano e na vida das
pessoas, sendo experimentada todo o tempo. De acordo com Wally branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de
dentro a acreditar.
A gestão de uma marca pode ser
entendida como criação e a manutenção de sua confiança, ou seja, a missão de
uma empresa e o posicionamento dela devem ser coerentes. Outro ponto importante
é a “promessa” do que se vende, este
ponto deve ser cumprido sempre!
Hoje, iremos falar sobre 2 cases de Branding que
se destacaram em 2017.
1. ANITTA
Há alguns anos, a cantora ficou
conhecida pelo seu hit “Show das
poderosas”. De acordo com a Freeshop, muitos críticos diziam que a Anitta seria mais uma cantora de uma
música só e que o sucesso seria passageiro. Bom, o presente nos prova que eles
se enganaram completamente. A excelente equipe
de marketing da jovem artista desenvolve constantemente
estratégias de Branding que deixam a marca Anitta sempre em alta.
2. O Boticário
A franquia de cosméticos O Boticário possui uma técnica um pouco
diferente do exemplo citado acima. Ela se
destaca pelas ações físicas de Branding, dentre elas, o marketing de experiência. Se você frequenta O Boticário e for um comprador muito perceptivo, já pode ter
reparado que todas as lojas do boticário
possuem o mesmo aroma, os produtos estão dispostos da mesma forma, a equipe
está usando o mesmo uniforme e o mesmo estilo de maquiagem.
Além
disso, a Freeshop também fala sobre o grande destaque da marca em 2017, o
empenho em causas sociais - como o apoio a casais homossexuais - que foi um
assunto muito discutido no ano de 2017.
Bem, esses foram os exemplos de
hoje. Futuramente iremos falar mais sobre cases que ficaram conhecidos e iremos
nos aprofundar melhor em outras estratégias como o “Marketing de Experiência” ou “Marketing
de Eventos”, todo tipo de estratégia que envolve o objetivo de fazer com
que a marca fique presente na vida e nos pensamentos de seus consumidores.
#marketinfunicid #chupapanda
Autores:
Albano Alves
Amanda
Fernandes
Carolina
Moretti
Giovanni
Guerreiro
Helena Bastos
Lalesca Santos
Lucas Hilário
Murilo Errera
Nicolas Ramos
Fontes:
https://blog.inevent.us/category/marketing-de-eventos
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