Inteligência Artificial a Serviço do Marketing !

 





Nos dias atuais a Inteligência Artificial (IA) vem causando diversas mudanças e impactos em variados campos de nossa sociedade, desde mudanças em nossos trabalhos até no nosso cotidiano, e no Marketing não seria diferente. Acompanhe agora algumas das mudanças que a Inteligência Artificial vem causando e causará num futuro próximo:

 

Chatbots

Chatbots são uma extensão da Inteligência Artificial que visam simular um atendente humano, em uma conversa com um cliente ou possível cliente. Essas conversas são realizadas por meio de chats virtuais no próprio site da empresa ou em algum aplicativo de mensagem utilizado pela própria. Hoje diversas empresas já viram os benefícios que os chatbots trazem e já começaram a utilizá-los, alguns desse benefícios são: respostas 24 horas por dia, automatizar processos, realizar mais tarefas em menos tempo, fazer pesquisas de mercado com mais agilidade, gerar mais leads, etc.

Como mostrado acima os chatbots são utilizados em diversas funções, mostrando que podem ser úteis em diversas áreas de sua empresa, e em empresas de vários portes.  

 

Business Intelligence

O BI (Business Intelligence) serve para te mostrar insights para que sua empresa tenha mais assertividade e menor chance de errar na tomada de decisões e nas estratégias feitas.

Para o BI funcionar realmente ele necessita de 4 etapas:

1º Etapa: coleta e transforma dados de diversas fontes;

2º Etapa: descobre tendências e inconsistências;

3º Etapa: usa a visualização de dados para apresentar as descobertas;

4º Etapa: com base nas 3 últimas etapas, você toma medidas se baseando nos insights em tempo real.

Benefícios que a utilização de ferramentas de Business Inteligence podem trazer para sua empresa: maior eficiência dos processos operacionais, insights do comportamento dos clientes e dos padrões de compra, parâmetros de comparação claros com base em dados históricos e atuais, alertas instantâneos sobre anomalias de dados e problemas do cliente, análises que podem ser compartilhadas em tempo real entre departamentos.

O Business Intelligence veio para descomplicar a tomada de decisão em variadas áreas do seu negócio, sendo ele outra extensão da Inteligência Artificial.

Realidade Aumentada

Com a popularização da realidade aumentada (RA) em nossas vidas, se torna cada vez mais necessário a implementação da própria no marketing. A Realidade Aumentada pode ser utilizada de diversas formas no marketing, sendo introduzida desde a prova de produto, até a anúncios interativos.

Um exemplo da implementação da Realidade Aumentada no marketing, vem da empresa brasileira Localiza, quando no ano de 2019 utilizou a RA (por meio de um aplicativo) para apresentar em um evento, um novo carro em sua frota. Os clientes podiam baixar e visualizar o carro e suas partes internas, no espaço físico do evento, tudo por meio da tela do celular.

Outro exemplo vem da construtora MRV, que utiliza RA para demonstrar a seus clientes, plantas de futuros apartamentos, utilizando a tecnologia em seus estandes nos shoppings ou feiras, ou disponibilizando QR Codes para seus clientes por meio de folders.

Sendo assim a Realidade Aumentada se torna um grande trunfo para sua empresa nos dias atuais, sendo bem adaptável a qualquer tipo de negócio.

 

Como vimos a cima, a Inteligência Artificial vem se tornando uma grande aliada para o marketing, sendo a própria muito versátil e adaptável para diversos tipos de cenários. Sem dúvidas a IA já contribui e vai contribuir para a área de marketing no futuro, cabendo a nós conseguirmos nos adaptar as novas mudanças que vem com ela.


Comentários