Neste conteúdo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa estratégia tão conhecida, seus benefícios, como fazer um bom planejamento de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, e-books e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.

Os benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente eficaz para empresas que desejam crescer, já que permite alcançar o público-alvo de maneira mais direta e assertiva, gerando leads qualificados que podem se transformar em clientes fiéis.

O marketing de conteúdo também é uma abordagem menos agressiva, certeira especialmente na era dos anúncios digitais, onde grande parte dos consumidores já não tem mais paciência para aquela linguagem antiquada de vendas.

Exponencialmente, os clientes estão valorizando mais empresas que demonstram interesse genuíno em ajudar e construir uma relação duradoura e benéfica. Alguns dos benéfico do marketing de conteúdo são:

Aumentar a visibilidade da marca.

Aumentar o engajamento.

Reduz o custo de aquisição de cliente (cac).

Melhora a autoridade da marca.

Trazer novos leads.

Mas, afinal como ter bons resultados?

Para alcançar bons resultados, é preciso ter planejamento e metas definidas sobre o tipo de persona, o conteúdo a ser publicado, quando e como será programado. Um bom gerenciamento aumenta a visibilidade e otimiza o tráfego orgânico e a geração de leads.

Para isto, deve-se considerar a publicação em redes sociais com impulsionamento e disparo de newsletter quando houver lista qualificada de e-mail. Enfim, combinar a tática de marketing de conteúdo com outras, como Social Mídia Marketing, Automação de Marketing e Marketing de Performance.

Quais são as 6 etapas de um planejamento de conteúdo?

1.       Planejamento.

2.       Elaboração da persona.

3.       Definição do formato de conteúdo.

4.       Criação do conteúdo.

5.       Distribuição.

6.       Mensuração de resultados.

 

 

1.  Planejamento


A primeira etapa diz respeito a balizar tudo o que está prestes a acontecer em termos de conteúdo. É aqui que você vai definir os limites do que quer fazer, como fazer, quando e com quem.

2.  Elaboração da persona

Após levantar os principais dados sobre a sua produção de conteúdo, é hora de descobrir com quem você vai falar. Produzir conteúdo é construir soluções, e se não houver ninguém para quem essa solução seja útil, ela perde completamente o sentido.

3.  Definição do formato de conteúdo

O formato de conteúdo que você vai produzir pode interferir muito na qualidade das suas conversões. Algumas pessoas simplesmente têm um perfil de consumo rápido e prático de conteúdo, enquanto outras gostam de informações detalhadas e explicações didáticas.

4.  Criação do conteúdo

A criação de conteúdo é a mão na massa, propriamente dita. Ela inclui a produção de textos, a busca e a edição de imagens, a diagramação de e-books, a confecção de e-mail e assim por diante.

5.  Distribuição

Outro passo fundamental no planejamento de conteúdo é alinhar as produções ao canal em que elas serão publicadas. Sem isso, todos os esforços feitos até então podem ser colocados a perder, já que uma publicação no local indevido pode prejudicar muito o alcance do post.

6.  Mensuração de resultados

Por fim, mas não menos importante, é essencial determinar instrumentos para medir e acompanhar o progresso do seu planejamento de postagens. As métricas são muito úteis para entender quais são os formatos de conteúdo que captam mais atenção, quais assuntos estão mais em alta e que estratégia funcionam melhor.

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, seus benefícios e as 6 etapas do planejamento, ficou mais simples de potencializar suas estratégias, não é?


Comentários