Merchandisng

 

Falaaaaa Universitários, formados e curiosos do mundo do Marketing!!!

Espero que estejam tendo um ótimo dia, e nada melhor do que uma dose de conhecimento sobre Merchandising, para consolidar em você um dos ramos mais importantes desta área que amamos, vamos lá?!

Primeiro como um bom curioso, entendedor ou estudante de marketing, separe sua boa dose de café (de preferência sem açúcar rs) para essa jornada no mundo do Merchandising.



Afinal o que é Merchandising?

 

Primeiro vamos nos situar aqui. Merchandising são técnicas variadas para os elementos visuais e sensoriais dos produtos no seu PDV (Ponto de Venda), assim, otimizando um melhor posicionamento do produto ou serviço para aguçar e trazer uma experiência interessante para aquele possível consumidor ou cliente.

Já reparou como nos supermercados existem alguns produtos que aparentam estar posicionados perfeitamente para você? Por exemplo, aquele corredor onde tem macarrão, o molho junto e ainda sachês de queijo ralado pendurados? Ou até mesmo como produtos mais caros geralmente ficam nas prateleiras mais acima? Também quando os corredores de salgadinhos ficam na altura das crianças? Bom, isso tudo não é mera coincidência, essas são estratégias de merchandising.  Nesse artigo vamos mostrar várias delas para melhorar a experiência do seu consumidor para se obter de melhores resultados no seu PDV. Nos acompanhe!

 

Quais são os principais tipos de Merchandising?

 

·         Merchandising Visual ou de sedução

Esse tipo de estratégia utiliza recursos visuais, atraentes e apelativos para chamar a atenção de determinado produto. Como as vitrines que são bem iluminadas e abertas tendem a passar uma maior confiança para o consumidor.


·         Merchandising Editorial

Esta estratégia se caracteriza pela visualização de produtos em exibições televisivas, feitas sempre de formas indiretas, em filmes, séries e outros programas. Por exemplo o carro Camaro no filme Transformers.



·         Merchandising Organizacional

As estratégias organizacionais são técnicas do melhor local para destacar um produto. Quando por exemplo entramos em um mercado (no qual não vamos falar o nome rs) e ao subir as escadas rolantes e olhar para o lado direito sempre vemos a área de eletrônicos, que são os produtos de maior valor. O ponto aqui é que o ser humano de forma instintiva sempre ao entrar em algum local, tende a visualizar o lado direito, justamente onde estrategicamente estão os produtos mais caros para induzira compra-los, já que ele acabou de entrar na loja e ainda não gastou seu dinheiro. Conforme o cliente coloca mais produtos no carrinho, sua sensação de gasto aumenta e consequentemente fica menos inclinado a comprar produtos mais caros.



Como desenvolver uma estratégia de merchandising?

 

Ok, agora que vocês já sabem o que é o merchandising e quais são seus principais tipos, vamos colocar isso na prática?!

 

Aqui vamos destacar e apresentar estratégias básicas que devem ser utilizadas em qualquer situação ao desenvolver uma estratégia de merchandising.

 

1.       Defina um público-alvo

É extremamente importante compreender os padrões de consumo, os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores para uma boa estratégia. Parâmetros demográficos como idade, etnia, gênero e região onde moram, também ajudam a traçar esse perfil.

 

2.       Delimite as metas a serem atingidas

Para uma estratégia adequada, é necessário que você delimite bem quais metas quer atingir. Pois só assim irá conseguir se certificar de que a estratégia está sendo bem realizada e de que não há desvios, além de mensurar caso haja falhas para evitar prejuízos. As metas o ajudam a criar metas menores (como metas diárias, semanais e mensais) para organizar o processo até que você atinja as suas metas maiores.

 

3.       Crie estímulos adequados ao público-alvo

Aqui é o momento onde você deve considerar os desejos, demandas e necessidades do consumidor. Para assim, oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades de qualidade, atributos físicos, preço e funcionalidades dos mesmos.

 

4.       Tenha um PDV (ponto de venda) bonito e agradável

Vocês conhecem aquele velho ditado que diz, “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, ele serve muito bem para o seu PDV.

É extremamente importante ter um local bonito, agradável e convidativo para os seus clientes. Por isso, cuide bem do seu layout, aparência, organização dos itens, conservação das instalações e até mesmo da motivação dos funcionários (sim, pois são eles que vão representar sua empresa e trazer uma imagem positiva ou negativa).

 

5.       Crie uma identidade para o negócio

É muito importante que a sua loja tenha uma identidade. E que ela seja refletida diretamente no PDV, pois é assim que você vai se destacar em meio aos concorrentes. Desenvolver um Branding forte, é uma peça importante para se criar identidade para o seu negócio, mas por hora deixaremos esse assunto para outra publicação.

 

6.       Envolva os mais diferentes sentidos no PDV

O seu ponto de venda deve ser totalmente diferenciado, oferecendo uma experiência imersiva, usando todos os sentidos do consumidor. Pense no som ambiente, nos aromas que estarão espalhados e na iluminação adequada que favoreça a exposição dos produtos.

Assim, a chance é ainda maior do seu cliente comprar o seu produto por conta da experiência positiva que ele teve no seu PDV.

 

7.       Foque no que é mais importante

É muito importante identificar qual produto chama mais a atenção e qual é mais importante para seu negócio, então, você deve destaca-lo.

De um modo geral, produtos que os clientes já compram de forma recorrente devem ficar no fundo da loja, para que assim, o cliente passe por mais corredores e tenha a chance de visualizar outros objetos. Os produtos novos, ficam posicionados em destaque e por último, os que são comprados por impulso, devem ficar perto do caixa (tais como: doces, salgadinhos, garrafas menores de água e refrigerante, dentre outros com o objetivo de aumentar o ticket médio por cliente).

 

8.       Ofereça exclusividade

Elementos de exclusividade no seu PDV fazem toda a diferença! Pode ser a forma de apresentação dos produtos, promoções, brindes customizados ou qualquer outra ação que chame a atenção do consumidor.

 

Logo, queridos universitários, formados e curiosos do mundo do Marketing, seguindo todas as dicas desse blog, esperamos que vocês tenham ampliado seu conhecimento e possa trazer experiências ainda melhores para o seu consumidor.








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