Estratégias para E-commerce: Qual a receita por trás de um bom site?

 


As estratégias de Marketing para E-commerce tem o principal objetivo de atrair potenciais clientes, mantes os clientes atuais e trazer uma maior margem de conversão e vendas de seus produtos ou serviços através dos canais digitais e lojas online. 


Se tratando de negócios online, é de suma importância que através das campanhas de E-commerce haja a exposição da marca e geração de tráfego, pois eles influenciam em resultados financeiros positivos.


Quando falamos em estratégias para E-commerce temos duas visões: Diretas e indiretas.


A direta inclui campanhas promocionais que incentivam e influenciam os clientes a comprarem produtos ou serviços, enquanto a indireta visa alavancar os benefícios intangíveis, como o reconhecimento da marca, as conveniências e garantir a fidelidade e retenção dos clientes.


Tendo essas informações em mente, aí vão as melhores dicas de estratégias de E-commerce:


  • 1º - Público-alvo:

Conheça o seu cliente!!! Segmentar o seu mercado e o perfil dos seus consumidores é a base para que você possa satisfazer as necessidades e criar desejos nos mesmos. Você pode fazer isso realizando pesquisa de mercado para colher informações importantes como dados demográficos, preferências de consumo e de estilo de vida.


  • 2º - Otimização para Mecanismos de Pesquisa (SEO):

É uma tática utilizada no E-commerce para melhorar o posicionamento da empresa nos sites de buscas, gerando visibilidade para os clientes conhecerem seu produto ou serviço. O SEO ajuda a fazer isso acontecer, direcionando o tráfego orgânico para sua loja online, aumentando os acessos ao site, as vendas, conversões e influenciando na captação de futuros clientes.


  • 3° - Buyer Persona:

É o personagem fictício que representa o perfil do seu cliente, a persona melhora a comunicação e as estratégias de Marketing a serem utilizadas, atingindo de maneira mais assertiva as campanhas destinadas aos consumidores.


Você pode criar a persona entrevistando seus clientes atuais e as pessoas que talvez gostariam de se tornar clientes, mas que ainda não chegaram a concluir uma compra. E para isso é necessário colher informações!


  • 4º - CRM:

É a sigla para Customer Relationship Management, uma prática que tem como principal foco melhorar o relacionamento com o cliente a partir do gerenciamento de dados, pois os dados e informações geradas pelo seu cliente são inestimáveis.


Os dados dos clientes revelam muito sobre eles, e com esses dados o intuito é perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma e manter o melhor relacionamento possível durante o maior período, pois, cliente satisfeito compra mais e se torna um "evangelista" da marca, indicando a novos clientes potenciais.


  • 5º - Tráfego Pago (Analytics):

O tráfego pago é uma estratégia de marketing que se concentra em pagar para direcionar visitantes segmentados para seu E-commerce e demais canais digitais da empresa. O objetivo do tráfego pago é gerar mais prospects, ou como dizem hoje, "leads", conversões e receitas para o seu negócio.


Diferente do tráfego orgânico, que seriam as técnicas de SEO mencionadas anteriormente, o tráfego pago depende muito do investimento realizado para gerar o resultado esperado. Por isso é necessário a criação de anúncios e conteúdos assertivos, direcionados ao público-alvo, pois eles ajudarão a colocar o seu E-commerce em primeiro na página de resultados do mecanismo de busca.



Agora você já sabe o que é uma estratégia de E-commerce e as melhores dicas para colocar em prática. Mas lembre-se que um profissional de Marketing nunca deixa de estudar.

Aprofunde-se nos seus estudos e esteja sempre atualizado e de mente aberta para novas mudanças e tendências que influenciam nas escolhas de seus clientes.



Comentários