Comunucação na Pandemia

 


Você já parou pra pensar em como a comunicação mudou nesse período de pandemia?

 

Pensando como empresa, esse assunto é muito mais delicado e complexo. As marcas precisaram reformular o seu direcionamento e se readequar para sobressair nesse período, foi necessário mudar o canhão, focar em outros meios de comunicação, tais como Internet e redes sociais, muitas até mudaram sua cultura organizacional, aderindo até 100% do Homeoffice.

Em termos de comunicação, com a ajuda da tecnologia esse assunto ficou um pouco mais fácil, com o aumento de reuniões por vídeo chamada, comerciais de TV e vendas online.

O assunto é muito amplo e tem várias visões, tentamos trazer o máximo de conteúdo para sanar todas as dúvidas de vocês, mas sabemos que sempre surge algum ponto que não foi levantado, por isso, fica aberto esse post para batermos um papo e tentar ajudar ao máximo para que esse assunto se desmitifique.

 

Mergulhe nesse conteúdo e aproveite ao máximo!

Boa Leitura.

 

Como a Comunicação Interna se tornou essencial para as organizações

 

São inúmeros exemplos de como a Comunicação é essencial em tempos de crise em qualquer organização. Passar a mensagem correta para os diversos públicos, de maneira rápida e simples é fundamental no gerenciamento de possíveis e de grandes crises.

E nos tempos da pandemia atual, a Comunicação tem sido ponto chave para muitas empresas. A diferença é que dessa vez o mundo inteiro está em crise. E o que está sendo afetado não é a reputação das empresas e sim o que elas têm de mais valioso: seus funcionários.

Por isso, o momento tem sido de repensar em todas as estratégias de Comunicação (externa e interna) para o ano. Nesse cenário, a Comunicação Interna (CI) se tornou peça fundamental. Algo que sabemos que nem sempre acontece. Muitas vezes comunicar para fora da organização parece mais importante do que comunicar para o público interno.

Ter uma boa comunicação dentro da empresa se tornou necessidade para qualquer organização. Afinal, são os empregados que fazem a empresa funcionar. Os ganhos em ter uma área interna estruturada são grandes, a Comunicação Interna mantém todos informados, aumenta o engajamento, dá voz aos funcionários, alinha mensagens e estratégias de negócios, fortalecendo a cultura organizacional.

Mas a Comunicação não executa nada sozinha. É imprescindível trabalhar de mãos dados com alta liderança, RH e time de riscos para funcionar e trazer os ganhos mencionados. Durante a crise, é normal que o clima seja de insegurança, muitas mudanças e em pouco tempo acontecendo. E aí que entra o papel da CI.

Assim, o primeiro passo é criar um plano de Comunicação Interna que faça com que a informação circule rapidamente, com clareza e transparência. Sempre apoiado pelo RH e liderança da empresa – em tempos difíceis, é fundamental que os líderes estejam mais perto do que nunca de suas equipes trazendo mais tranquilidade ao ambiente corporativo.

Além da gestão da crise no momento da pandemia, também é importante pensar no plano estratégico ao final dela. Pouco se sabe como será o mundo após COVID-19, ou quanto tempo ainda a crise vai durar. São muitas dúvidas e riscos que vamos enfrentar, e sem uma comunicação clara, a aflição se apresenta e muitas informações incorretas podem circular. Então, o trabalho da CI precisa ser frequente e ininterrupto.

As organizações precisam assumir a responsabilidade e tomar medidas eficientes que mostrem sua preocupação não apenas com o futuro do negócio, mas também com seus colaboradores – afinal empresas são feitas de pessoas.

Os principais desafios de Comunicação das empresas durante a pandemia

 

Em abril, a Aberje lançou os resultados de uma interessante pesquisa com 86 organizações sobre os desafios da Comunicação Organizacional na pandemia de Covid-19 (coletada de 23 e 31 de março).

Obs.: A maioria dos respondentes é do gênero feminino e ocupa posição executiva em sua organização 💪

Alguns pontos importantes da pesquisa:

 

1) De dentro pra fora

Dentre os processos de comunicação, a comunicação interna foi o mais afetado pela crise, o principal desafio é o de manter os colaboradores engajados e produtivos durante esse período e, claro, proteger a saúde financeira da organização.
Muitas marcas tiveram diminuição das atividades, paralisação total e foram obrigadas a adotar medidas como home office e adaptar seu funcionamento. Então, como em uma queda de avião, a primeira atitude é colocar a máscara em si (na empresa como um todo: produtos, serviços, funcionários) e adotar medidas internas para se manter viva.

 

Quais processos de comunicação estão sendo ou foram mais impactados:

http://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf

As principais medidas adotadas, de comunicação interna, segundo a pesquisa foram o sistema Home office, afastamento de profissionais por meio de concessão de férias, banco de horas, redução de jornada e a intensificação do processo de comunicação digital, através da criação de canais, utilização de plataformas e redes sociais e comunicados e reuniões.
Nesse período, é ainda mais importante alinhar o pensamento e atitude do público interno e utilizar da melhor estratégia: a informação.

2) Comunicação digital sem volta

Uma das principais ações/medidas adotadas pela área de Comunicação foi a adequação e criação de novos canais voltados a comunicação digital (69%). Os mais utilizados: as mídias sociais (com Instagram em primeiro lugar) e o portal corporativo.
Acredito que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das marcas porque para muitas delas a ÚNICA forma de contato com os funcionários, com os clientes e seus públicos agora é através do online. Portanto, se a marca não tem uma presença digital hoje, ela praticamente não existe. Esse choque reforçou a visão e a mentalidade digital, da noite pro dia, em muitos gestores de marcas e isso vai gerar muitos reflexos daqui pra frente.

3) Adaptação

Além do excesso de demanda e de informações, uma das principais dificuldades da gestão frente a crise tem sido a indefinição de tempo para transferência de agenda/eventos (36%).
Ninguém tem GPS frente essa pandemia, portanto, a saída das marcas é a adaptação. É importante sim planejar a retomada, mas as decisões precisam ser a curto prazo frente aos tempos de incertezas. Criar alternativas, adiar e não cancelar, adaptar pro online, remodelar e reinventar são algumas opções. Novos tempos exigem novos formatos e soluções. As lives estão aí mostrando isso.

4) Agravamento da crise e o papel da comunicação

A maioria dos participantes acredita que a crise da Covid-19 irá piorar nos próximos 3 meses e já prepara ações para enfrentar a situação. As principais mudanças que acreditam que ocorrerão na área de Comunicação são: 47% irá ampliar a utilização de recursos digitais e audiovisuais a partir da implementação de novas tecnologias e ferramentas e 26% irá reduzir o orçamento e a estrutura de pessoas da área da comunicação.

Link pra pesquisa da Aberje na íntegra: http://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf

Sempre ouvir dizer que em tempos de crise o primeiro setor a ser cortado é o da comunicação e acredito que quem tiver a mentalidade contrária vai sair melhor dessa pandemia. Agora é a hora de construir/reforçar a mentalidade digital, de estreitar relacionamentos e se posicionar.

A crise atual não é só na saúde, estamos presenciando uma nova era na sociedade e na comunicação, que foi acelerada pelas mudanças que a COVID-19 trouxe, como impactos radicais nos comportamentos, culturas, hábitos de consumo, entretenimento, valores e a forma como as pessoas lidam com dinheiro. Trouxe também a reconfiguração do comércio, de modelo de mercados, de relacionamentos, formas de ensino, necessidades, dores e anseios das pessoas. Frente a todo esse cenário, a comunicação tem papel fundamental e com certeza vamos enxergar ainda mais os efeitos disso tudo daqui pra frente.

 

Esperamos ter ajudado vocês à entender e se antenar sobre esse assunto que é tão falado nos últimos meses!

 

Se chegou até aqui, muito obrigado por ter nos dado essa moral e não deixe de acompanhar os próximos posts e seguir as outras redes sociais do Curso de Marketing da UNICID.

 

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