Pandemia - Atual e Pós

A pandemia do coronavírus foi considerada por muitos profissionais de marketing como um turning point para o mercado. Afinal, as mudanças provocadas na vida em sociedade e nos hábitos de consumo exigem das empresas um novo posicionamento mais alinhado à realidade.

A partir de agora, as organizações deverão enxergar o consumidor como a peça principal de seus negócios, elaborando ações e campanhas voltadas às necessidades do cliente e aos motivos da compra. 

Apesar de não haver estimativas concretas para o futuro, uma coisa é certa: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia do coronavírus.

Seja pela crise financeira, a situação do mercado, as incertezas do momento ou até mesmo pelo isolamento social, daqui pra frente às pessoas irão repensar sua relação com o consumo.

 Nesse sentido, o marketing se torna uma das principais ferramentas de sobrevivência das empresas no pós-pandemia. Afinal de contas, é preciso demonstrar toda a relevância da marca para os consumidores, bem como garantir as vendas dos produtos/serviços em uma realidade de recursos financeiros reduzidos.

No marketing pós-pandemia, a relação entre budget e criatividade é um dos principais desafios. Dominar esse fator é crucial, já que as empresas estarão menos propensas a aplicar recursos em marketing e comunicação.

O lado bom, de acordo com especialistas, é que essa pressão financeira resultará em mais velocidade, flexibilidade e criatividade na resolução de problemas enfrentados por profissionais do ramo.

No marketing pós-pandemia, a tendência é que as empresas (e agências) foquem em suas especialidades, e busquem parceiros que as auxiliem na execução de suas demandas.

Com a insurgência da pandemia, tudo mudou e fomos forçados a criar alternativas para trabalhar, consumir ou aproveitar momentos de lazer. 

A necessidade de home office, por exemplo, gerou uma explosão de ferramentas que possibilitaram a colaboração entre trabalhadores à distância. Quem não conhecia Zoom, Slack, Google Docs e outras ferramentas do tipo, passou a conhecer.

 

Isso facilitou não só o trabalho entre pessoas de uma mesma empresa, mas gerou uma onda de novos profissionais entrando no ramo de forma independente.




Fontes:

   https://gummy.digital/marketing-pos-pandemia/
https://www.google.com.br/amp/s/lab.tnb.studio/estrategias-de-marketing-para-o-pos-pandemia/
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.clientesa.com.br%2Fespecial%2F70292%2Ffoco-no-hoje-de-olho-no-futuro&psig=AOvVaw24TM-5FtDWDMFKP_KVgSwA&ust=1604156083676000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPjqwuW73OwCFQAAAAAdAAAAABAD
https://www.proof.com.br/blog/como-o-analytics-revela-tendencias-de-mercado/
http://www.cicgaribaldi.com.br/2020/04/24/pesquisa-revela-consumo-da-populacao-da-serra-gaucha-durante-a-pandemia





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