Olá Wolves. O assunto de hoje é ... MATRIZ BCG.

 

Você sabe o que é? Sabe para que serve? Se você deseja aprimorar os seus conhecimentos não deixe esse conteúdo passar despercebido, nos acompanhe...

O nome Matriz BCG foi criada na década de 70, por Bruce Henderson, esse nome vem da consultoria onde Bruce trabalhava ao desenvolver esse conceito, a Boston Consulting Group.

A Matriz BCG é uma ferramenta administrativa que deve ser usada antes de qualquer decisão, com esse método você poderá analisar o ciclo de vida de cada produto, como ele está no mercado e o potencial de crescimento. Assim você pode identificar quais produtos precisam de investimentos, como também, produtos que estão dispondo de muitos esforços e não gerando resultados conforme esperado.

Classificação da Matriz BCG:



     Estrela: Os produtos denominados ESTRELAS costumam ser líderes de mercado, pois vendem muito e também exigem grandes investimentos. Seu fluxo de caixa costuma ser equilibrado, apesar de demandar muitos recursos para sustentar sua participação de mercado.

 

     Interrogação: Conhecido como um questionamento, indica os  produtos inovadores  ou recém-lançados, que ainda não geram muito lucro para a empresa. Apesar de seu baixo retorno, são produtos que podem ter grande potencial, mas ao mesmo tempo demandam altos investimentos em marketing e vendas. Eles não podem permanecer como desconhecidos por muito tempo, então é necessário uma análise para direcionar os esforços e mudá-los de posição.

 

     Vaca Leiteira: Preferidos por muitos empresários, os produtos vacas leiteiras mantém bons lucros com baixa necessidade de investimento. Normalmente constituem a base da empresa, pois seu fluxo de caixa financia outros empreendimentos. O quadrante da vaca leiteira  sinônimo de estabilidade e solidez.

 

     Abacaxi: São produtos que não vendem bem, não tem boa margem de lucro e tampouco perspectivas de crescimento no mercado atual. É melhor chamar de abacaxi para convencer o empresário a descontinuar o produto, ao invés de mantê-lo por apego. Mas, para não sermos injustos, vale lembrar que alguns desses produtos merecem um plano de recuperação.

Sempre analise os seus resultados, é o passo final da sua matriz BCG – e também o mais importante. A movimentação dos produtos pelos quadrantes vai mostrar o caminho a ser seguido, seja para aumentar os investimentos ou mudar totalmente de estratégia.

Ao olhar para sua matriz BCG pronta, você pode tomar as seguintes decisões:

Construir: Investir para ampliar a participação de um determinado produto no mercado, muitas vezes por meio de esforços de marketing e vendas. O único quadrante que não necessita desse tipo de medida é o da vaca leiteira, que deve ser preservado.

Nos demais quadrantes, os objetivos da construção são:

     Estrela: Posicionar o produto como vaca leiteira em determinado prazo;

     Interrogação: Posicionar o produto como vaca leiteira ou estrela;

     Abacaxi: dar uma última chance de recuperação ou eliminar de vez.

Manter:  Conservar a posição atual no mercado, o que é muito útil para os produtos do tipo vaca leiteira. No entanto, é preciso cuidar para que a demanda se mantenha crescente ou no mínimo constante.

Colher: Aproveitar ao máximo os resultados obtidos com o produto. Nesse caso, estamos falando: estrela ou vaca leiteira, que produzem receitas altas. As vacas leiteiras, em especial, oferecem segurança para financiar novos projetos.

Abandonar: Por fim, muitas vezes é preciso decidir pelo abandono dos abacaxis, que quase sempre são mantidos por questões emocionais. Quanto mais cedo a empresa se livrar dos produtos que não contribuem com sua saúde financeira, melhor. Em alguns casos, é preciso até mesmo descontinuar os produtos interrogação, antes que caiam para o quadrante problemático.

 

 

A Matriz quando bem utilizada pode fazer total diferença em seus resultados. Então confira algumas dicas importantes que separamos para você...

Ao realizar a Matriz podemos alinhar os pensamentos em 04 tomadas de decisões, sendo elas:

  1. Encontre uma OPORTUNIDADE: Quando você estiver com o seu produto, pense na concorrência, o que eles deixam a desejar, quais são as críticas desses produtos, se há respostas nas ocorrências geradas. Com isso você poderá usar a favor do seu produto e não cometer os mesmos erros.

 

  1. Tenha uma SOLUÇÃO: Agora que você tem em mãos o problema, pense nas estratégias juntamente com a sua equipe e até mesmo com os clientes para realizar a melhor estratégia para o seu produto ou negócio.

 

  1. Faça um protótipo e teste com clientes: Nessa fase é importante que a dedicação seja no mesmo nível ao qual seu produto será. É fundamental a criação e o teste com clientes reais antes de lançar no mercado, assim você terá oportunidade de melhorias caso seja necessário em seu produto.

 

  1. Possuir recursos, ter foco e planejamento: Você precisa possuir recursos de investimento para que possa lançar no mercado o seu produto. Tendo o foco você conseguirá obter os resultados necessários e então lançar o produto no mercado para que ele tenha uma boa execução.

Agora que você já sabe algumas dicas para a tomada de decisão, precisa lembrar sobre o faturamento da sua empresa.

Como realizar um Planejamento orçamentário com a Matriz BCG?

Primeiramente, devemos lembrar que essa dica irá te ajudar no marketing e nas vendas da sua empresa. Essa ferramenta (MATRIZ BCG) irá ajudar onde você deve investir tempo e até mesmo dinheiro, onde você deve reduzir os custos na hora de realizar o orçamento da empresa.

A equipe de vendas consegue ter um direcionamento melhor de qual produto terá um melhor investimento, já o Marketing irá procurar meios de distribuir essas ações em investimentos.

E aplicando a matriz ao seu negócio, ela é capaz de trazer benefícios, um deles é o ROI:

Aumento do ROI: A vantagem deste método é que o investimento sendo em produtos rentáveis é possível aumentar de forma considerada a lucratividade  do negócio, pois após essa apuração, as soluções que demandam menor esforço e oferecem uma margem de lucro maior podem ser priorizadas. A matriz BCG considera o ciclo de vida dos produtos ou serviços: eles são lançados no mercado, amadurecem, crescem e deixam de existir em algum momento. Portanto, quanto antes a empresa tiver uma percepção clara sobre as soluções que precisam ser suspensas do mercado, por exemplo, maiores serão as chances de aumentar os seus resultados.

Assim como alguns conceitos de marketing passaram por transformações para serem utilizados no contexto atual, o mesmo pode ser feito com as ferramentas utilizadas. O mercado está sempre mudando, cada vez mais surgem novas tendências e somente as empresas que se adaptam rapidamente conseguem sobreviver neste cenário.

Por essa razão, a avaliação contínua da estratégia de marketing, bem como dos produtos e serviços, é indispensável. A matriz BCG se encaixa perfeitamente nessa realidade, pois pode ser aplicada em várias empresas e propõe exatamente isso. Certamente, as empresas que se destacam no segmento de atuação são aquelas que percebem as mudanças necessárias, mas, sobretudo, que tomam as atitudes corretas em relação a elas. Sendo assim, perceber o que precisa ser feito com a matriz BCG é essencial, mas nenhuma mudança será efetiva se as medidas primordiais não forem de fato realizadas.

Durante o caminho você irá identificar alguns problemas, mas não se preocupe logo em seguida você terá a solução. Isso dará uma clareada para que você instrua os seus colaboradores a realizar as ações, usando a MATRIZ BCG você conseguirá enxergar os pontos de melhorias e como deve direcionar a empresa.

Por isso, a matriz auxilia os gestores na tomada de decisão a respeito dos produtos, ajudando-os a decidir se vale a pena investir ou não. Com isso, a empresa apresentará uma vantagem competitiva.

Lembre-se que o poder de ação faz toda a diferença no sucesso do negócio!

Esse foi conteúdo de hoje galera! Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você de alguma forma.

Nesse momento é primordial você cuidar da sua saúde, sua empresa e/ou negócio, mas esteja sempre de braços abertos para receber essa evolução e conseguir aplicar ao seu negócio.

Fique ligado, pois estamos sempre postando conteúdos através das nossas redes sociais, e agora estamos no TIK TOK, vai lá conferir. Até a próxima..

WOLVES UNICID.

 


Autores:

André Barbosa Rosa

Ana Clara Teixeira de Oliveira

Bruna Pereira Moraes

Edson Alves

Gustavo Alves de Sousa

Gustavo de Toledo Izelli

Kaique Brito dos Anjos

Larissa de Santana Santos

Laura Gabriella Rocha da Silva

Lucas Rodrigo Andrade Alves da Silva

Bibliográfias:

https://klickpages.com.br/blog/matriz-bcg/

https://evolvemvp.com/o-que-e-ciclo-de-vida-do-produto/

https://www.treasy.com.br/blog/matriz-bcg/

https://www.sbcoaching.com.br/blog/matriz-bcg/



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