A pesquisa de mercado orienta os profissionais da empresa,
traçando um melhor planejamento de ações a partir da coleta de dados
relacionados ao negócio. Porém, para que a ação seja efetiva, é necessário que
não haja falhas no processo, pois informações falsas podem fazem com que ações
falhas sejam tomadas.
Para ajudar você a não cometer falhas, falaremos aqui sobre
os 7 passos necessários para que a sua pesquisa de mercado seja eficiente.
1 -Definir o objetivo da pesquisa
Aqui você vai precisar definir o que você quer descobri com
a pesquisa, o porquê de ter resolvido realiza-la, qual a finalidade do estudo. Quanto
mais claro seu objetivo, mais fácil será de você executar os próximos passos.
2- Estabelecer o público alvo da pesquisa
A partir do objetivo da pesquisa é necessário escolher o
público alvo para quem a pesquisa será destinada. Definir se serão os
fornecedores, o público-alvo da empresa, clientes que deixaram de fazer negócio
e por ai vai.
É importante estabelecer o público alvo para que as
perguntas sejam mais assertivas e consequentemente as informações e dados
coletados serão mais uteis.
3- Definir o
tamanho da amostra e o método de pesquisa
Nesse momento, você precisar definir quantas pessoas serão
entrevistadas. Você precisa definir uma amostra porque seria inviável fazer com
que todo o seu publico alvo respondesse sua pesquisa.
Após definir sua amostra, você precisar decidir como será
aplicada sua pesquisa para que os dados sejam coletados. Você pode escolher o
método da observação, entrevistas. Existem opções online para responde de
questionários, como Google Foms. Há também o famoso cara-a-cara, onde você
entrega pessoalmente sua folha de questionário para o seu publico alvo da
pesquisa e espera ele responder e te entregar de volta. Você precisa escolher o
meio mais viável para você e para os entrevistados.
É nessa fase também que coletamos as hipóteses/teses que
podem ser confirmadas ou não pela pesquisa.
4- Elaborar o Roteiro de Perguntas
Chegou a hora de elaborar o seu questionário. Para isso,
antes você precisa escolher a forma de mensuração e escalas e então, ir para a
elaboração das perguntas.
Algumas dicas na elaboração das perguntas são: Agrupar as
questões de acordo com as informações que serão obtidas; As perguntas precisam
ser simples, diretas e imparciais; Uma pergunta pode ter apenas uma ideia e não
pode haver perguntas duplas; As perguntas não devem ser muito longas; Não se
deve direcionar as respostas no enunciado da pergunta; Precisa evitar perguntas
ambíguas, capciosas, negativas e emocionais e antes de iniciar o questionário
esclareça ao entrevistado sobre o que ele irá responder, ao final agradeça-o
por ter participado.
5- Aplicação
Com o questionário pronto, chegou a hora de você coletar os
dados aplicandoele para a amostragem do seu público alvo da pesquisa.
6- Analisar os dados
Uma vez que todas as respostas e dados foram coletados é
preciso analisa-los.
Analise profundamente todos os dados, monte gráficos e dados
estatísticos. Esse passo é muito importante, pois de nada serve coletarmos
todos esses dados se não soubermos como e o que fazermos com eles. Ou
analisarmos de forma errada e acabar definindo estratégias ruins para a
empresa.
7- Apresentação do Relatório
E essa é a última fase da sua pesquisa.
Nesse documento escrito, você precisa relatar todo os passos
da pesquisa e todos os dados coletados e as principais constatações.
Fontes:
·
https://blog.hotmart.com/pt-br/pesquisa-de-mercado/
·
Conteúdos ministrados na aula de Pesquisa e
Informação de Marketing pelo professor Clayton da Cunha para os alunos de Marketing
da Universidade Cidade de São Paulo no segundo semestre de 2019.
Autores:
Adinan Negrisoli
Giovanni Caruso
Guilherme Cristiano
Guilherme Soares
Larissa Russo Bressan
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