Pesquisa de Mercado

 




A pesquisa de mercado orienta os profissionais da empresa, traçando um melhor planejamento de ações a partir da coleta de dados relacionados ao negócio. Porém, para que a ação seja efetiva, é necessário que não haja falhas no processo, pois informações falsas podem fazem com que ações falhas sejam tomadas.

Para ajudar você a não cometer falhas, falaremos aqui sobre os 7 passos necessários para que a sua pesquisa de mercado seja eficiente.

1 -Definir o objetivo da pesquisa

Aqui você vai precisar definir o que você quer descobri com a pesquisa, o porquê de ter resolvido realiza-la, qual a finalidade do estudo. Quanto mais claro seu objetivo, mais fácil será de você executar os próximos passos.

2- Estabelecer o público alvo da pesquisa

A partir do objetivo da pesquisa é necessário escolher o público alvo para quem a pesquisa será destinada. Definir se serão os fornecedores, o público-alvo da empresa, clientes que deixaram de fazer negócio e por ai vai.

É importante estabelecer o público alvo para que as perguntas sejam mais assertivas e consequentemente as informações e dados coletados serão mais uteis.

 3- Definir o tamanho da amostra e o método de pesquisa

Nesse momento, você precisar definir quantas pessoas serão entrevistadas. Você precisa definir uma amostra porque seria inviável fazer com que todo o seu publico alvo respondesse sua pesquisa.

Após definir sua amostra, você precisar decidir como será aplicada sua pesquisa para que os dados sejam coletados. Você pode escolher o método da observação, entrevistas. Existem opções online para responde de questionários, como Google Foms. Há também o famoso cara-a-cara, onde você entrega pessoalmente sua folha de questionário para o seu publico alvo da pesquisa e espera ele responder e te entregar de volta. Você precisa escolher o meio mais viável para você e para os entrevistados.

É nessa fase também que coletamos as hipóteses/teses que podem ser confirmadas ou não pela pesquisa.

4- Elaborar o Roteiro de Perguntas

Chegou a hora de elaborar o seu questionário. Para isso, antes você precisa escolher a forma de mensuração e escalas e então, ir para a elaboração das perguntas.

Algumas dicas na elaboração das perguntas são: Agrupar as questões de acordo com as informações que serão obtidas; As perguntas precisam ser simples, diretas e imparciais; Uma pergunta pode ter apenas uma ideia e não pode haver perguntas duplas; As perguntas não devem ser muito longas; Não se deve direcionar as respostas no enunciado da pergunta; Precisa evitar perguntas ambíguas, capciosas, negativas e emocionais e antes de iniciar o questionário esclareça ao entrevistado sobre o que ele irá responder, ao final agradeça-o por ter participado.

5- Aplicação

Com o questionário pronto, chegou a hora de você coletar os dados aplicandoele para a amostragem do seu público alvo da pesquisa.

6- Analisar os dados

Uma vez que todas as respostas e dados foram coletados é preciso analisa-los.

Analise profundamente todos os dados, monte gráficos e dados estatísticos. Esse passo é muito importante, pois de nada serve coletarmos todos esses dados se não soubermos como e o que fazermos com eles. Ou analisarmos de forma errada e acabar definindo estratégias ruins para a empresa. 

7- Apresentação do Relatório

E essa é a última fase da sua pesquisa.

Nesse documento escrito, você precisa relatar todo os passos da pesquisa e todos os dados coletados e as principais constatações.

Fontes:

·         https://blog.hotmart.com/pt-br/pesquisa-de-mercado/

·         https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD

·         Conteúdos ministrados na aula de Pesquisa e Informação de Marketing pelo professor Clayton da Cunha para os alunos de Marketing da Universidade Cidade de São Paulo no segundo semestre de 2019.

Autores:

Adinan Negrisoli

Giovanni Caruso

Guilherme Cristiano

Guilherme Soares

Larissa Russo Bressan

 

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