Você já ouviu falar em CRM?
Essa é a sigla para Customer Relationship Management ou traduzindo para o
português: Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Neste artigo iremos explicar o que é, para o que serve e o porquê de ser tão
importante para o sucesso de uma empresa.
É responsável por aproximar e
melhorar a relação entre a empresa e o cliente, afinal, no mundo atual, o
relacionamento é um dos pilares mais importantes de uma venda.
Ele estuda os hábitos através
do histórico de consumo para obter o máximo de informações de uma forma prática
e apresentável.
Você já ouviu falar em CRM?
Essa é a sigla para Customer Relationship Management ou traduzindo para o
português: Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Neste artigo iremos explicar o que é, para o que serve e o porquê de ser tão
importante para o sucesso de uma empresa.
CRM é uma estratégia
empresarial, que utiliza o comportamento
do cliente como combustível para entender e administrar o relacionamento,
mesmo que à distância.
É responsável por aproximar e
melhorar a relação entre a empresa e o cliente, afinal, no mundo atual, o
relacionamento é um dos pilares mais importantes de uma venda.
Ele estuda os hábitos através
do histórico de consumo para obter o máximo de informações de uma forma prática
e apresentável.
A Gestão do Relacionamento com
o Cliente tem um impacto direto com as áreas que tem relação com consumidor,
como por exemplo, o banco, que obtém uma grande parcela dos seus lucros fazendo
em um contato à distância. Seu foco é gerar uma conexão com a marca e não com o
gerente, é fazer com que se utilize o app (aplicativo do banco), que te
proporciona todas as opções disponíveis em uma agência (loja física) na palma
da mão. É possível observar que com o passar dos anos, os números de ligações
de bancos diminuíram, porque essas empresas utilizam a venda científica para
vender melhor.
O grande papel do CRM é
desenvolver um relacionamento interativo.
Ele ajuda pouco na conquista de novos clientes, mas isso não significa que ela perde a importância, são apenas processos diferentes.
Seu trabalho é manter a fim da
empresa os já conquistados anteriormente, melhorar o relacionamento a cada dia,
a ponto de fazê-los comprarem mais.
Não é possível fazer uma oferta
personalizada para cada um dos clientes, mas sim segmentar por grupos, separar
por tipos, e de acordo com o que se enquadrar fazer uma oferta.
Utilizando bem o CRM as vendas só tendem a subir, pois os vendedores poderão entrar em contato com grupos de clientes específicos no momento da oferta, devido ao histórico de compra armazenado, e com essa e outras informações gerarem um aumento no acerto das decisões da empresa e consequentemente a satisfação do cliente.
Algumas vantagens do CRM:
ü Relatórios gerenciais
atualizados facilitando acesso aos dados dos clientes de sua carteira;
ü Todas as informações
sobre seus clientes em um só lugar, com um acesso prático e remoto, resumindo: onde
e quando precisar;
ü Informações sobre
todos os clientes de uma forma transparente e organizada;
ü Um funil de vendas
fácil e prático de se entender;
ü Estatísticas e dados
da relação da equipe com os clientes;
ü Segmentação de grupos
de clientes por características específicas para criar ofertas personalizadas;
ü Personalização do
processo de vendas seguindo as características da empresa.
Excelente
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