Funil de Vendas

 

Vender é uma habilidade bastante antiga, mas vender de forma estratégica é bem mais inteligente e traz melhores resultados. O funil de vendas mostra a jornada do cliente e sistematiza cada etapa que os possíveis compradores passam até que seja efetivada a venda, contemplando tanto a etapa de prospecção até a geração do contrato. Por isso o formato de um funil, mostrando que não necessariamente você vai conseguir vender para todos e ao longo das etapas vai realmente afunilando os prospect, e deixando apenas os interessados que convertidos tornam-se os Leads e consequentemente os futuros clientes. Então normalmente ele é divido em três etapas: Topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

 Topo do funil

Nada mais é que a descoberta do prospect em relação a existência do seu produto ou serviço, aonde ele começa a se adentrar na sua plataforma digital ou loja física. Assim que o prospect se torna um interessado é onde acontece a descoberta de necessidades que até então eram desconhecidas. Quando acontece isso a empresa tem a chance de fazer a conversão do interessado em uma possível oportunidade de negócio e assim começa oferecer cupons de desconto ou e-books em troca de e-mails e telefones, criando assim um Lead.

 Meio do funil

Aqui já foi realizada a conversão e estamos lidando com Leads, a onde eles tem a necessidade de resolver os problemas que foram descobertos, a empresa ainda não deve oferecer seu produto mas se aproxima dos possíveis compradores, dando dicas e até mesmo técnicas, tudo para fortalecer a relação entre eles.

  Fundo do funil

Bom nessa parte a relação já está fortificada e a equipe de vendas sabe exatamente quais os problemas que devem solucionar. Com a confiança estabelecida fica extremamente mais fácil a negociação e assim então eles realizam a compra e se tornam clientes.



O funil de vendas dá suporte a jornada de compras que é o caminho que o prospect traça para enfim ser um consumidor de seu produto ou serviço, em resumo a jornada de compras é dividida em seis etapas.

  

1  - Etapa: Descoberta

É a onde o prospect tem o primeiro contato com sua empresa que pode ser através de um site ou até mesmo de uma rede social, aqui você deve se concentrar em atrair atenção.

 

2  - Etapas:

Qualificação de Leads (possível cliente que já temos algumas informações, que pode virar uma negociação). Você já chamou a atenção do prospect que agora é um lead, com isso está na hora de ir mais fundo e coletar mais informações para saber se você pode resolver o problema dele.

  

3  - Etapa: Reconhecimento do problema.

É quando ele reconhece que tem um problema que precisa ser resolvido e começa a pensar e a pesquisar possíveis soluções.

 

4  - Etapa: Oportunidades

 Nessa etapa que ele começa a avaliar as alternativas e se interessar pelos seus produtos e é aqui que a equipe de vendas tem que fica preparado para responder até mesmo perguntas sobre o serviço ou produto.


5  - Etapa: Negociação

 O comprador já avaliou as alternativas do mercado e escolheu seu produto para enfim haver a compra ou contratação de um serviço.

 

6  - Etapa: Fidelização

 Finalmente você já tem um cliente e é aqui a onde você cria um vínculo maior com o mesmo, oferecendo descontos e fazendo ações para o manter o relacionamento, para haver sempre a possibilidade de compras futuras.



Em resumo o funil de vendas serve para a equipe de vendas não se perder e saber exatamente o caminho que o prospect deve trilhar para enfim ser um cliente fidelizado. É importante que haja uma organização para sempre estar atento a todas as possibilidades e adversidades do mercado. O funil serve também para ajudar e manter o vendedor ciente de cada recurso utilizar, além do mais o funil de vendas também consegue demonstrar o empenho da sua equipe em cada processo e assim conseguindo ter uma certa noção dos erros e acertos.


Fontes :




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