Vender é uma habilidade bastante antiga, mas vender de forma
estratégica é bem mais inteligente e traz melhores resultados. O funil de
vendas mostra a jornada do cliente e sistematiza cada etapa que os possíveis
compradores passam até que seja efetivada a venda, contemplando tanto a etapa
de prospecção até a geração do contrato. Por isso o formato de um funil,
mostrando que não necessariamente você vai conseguir vender para todos e ao
longo das etapas vai realmente afunilando os prospect, e deixando apenas os
interessados que convertidos tornam-se os Leads e consequentemente os futuros
clientes. Então normalmente ele é divido em três etapas: Topo do funil, meio do
funil e fundo do funil.
Nada mais é que a descoberta do prospect em relação a existência do seu
produto ou serviço, aonde ele começa a se adentrar na sua plataforma digital ou
loja física. Assim que o prospect se torna um interessado é onde acontece a
descoberta de necessidades que até então eram desconhecidas. Quando acontece isso a empresa tem a chance de fazer a
conversão do interessado em uma possível oportunidade de negócio e assim começa
oferecer cupons de desconto ou e-books em troca de e-mails e telefones, criando
assim um Lead.
Aqui já foi realizada a conversão e estamos lidando com Leads, a onde
eles tem a necessidade de resolver os problemas que foram descobertos, a
empresa ainda não deve oferecer seu produto mas se aproxima dos possíveis
compradores, dando dicas e até mesmo técnicas, tudo para fortalecer a relação
entre eles.
Bom nessa parte a relação já está fortificada e a equipe de vendas sabe
exatamente quais os problemas que devem solucionar. Com a confiança
estabelecida fica extremamente mais fácil a negociação e assim então eles
realizam a compra e se tornam clientes.
O funil de vendas dá suporte a jornada de compras que é o caminho que o
prospect traça para enfim ser um consumidor de seu produto ou serviço, em
resumo a jornada de compras é dividida em seis etapas.
1 - Etapa: Descoberta
É a onde o prospect tem o primeiro contato com sua empresa
que pode ser através de um site ou até mesmo de uma rede social, aqui você deve
se concentrar em atrair atenção.
2 - Etapas:
Qualificação de Leads (possível cliente que já temos algumas
informações, que pode virar uma negociação). Você já chamou a atenção do
prospect que agora é um lead, com isso está na hora de ir mais fundo e coletar
mais informações para saber se você pode resolver o problema dele.
3 - Etapa: Reconhecimento do problema.
É quando ele reconhece que tem um problema que precisa ser resolvido e começa a pensar e a pesquisar possíveis soluções.
4 - Etapa: Oportunidades
Nessa etapa que ele começa a avaliar as alternativas e se interessar pelos seus produtos e é aqui que a equipe de vendas tem que fica preparado para responder até mesmo perguntas sobre o serviço ou produto.
5 - Etapa: Negociação
O comprador já avaliou as alternativas do mercado e escolheu seu produto para enfim haver a compra ou contratação de um serviço.
6 - Etapa: Fidelização
Finalmente você já tem um cliente e é aqui a onde você cria um vínculo maior com o mesmo, oferecendo descontos e fazendo ações para o manter o relacionamento, para haver sempre a possibilidade de compras futuras.
Em resumo o funil de vendas serve para a equipe de vendas não se perder
e saber exatamente o caminho que o prospect deve trilhar para enfim ser um
cliente fidelizado. É importante que haja uma organização para sempre estar
atento a todas as possibilidades e adversidades do mercado. O funil serve
também para ajudar e manter o vendedor ciente de cada recurso utilizar, além do
mais o funil de vendas também consegue demonstrar o empenho da sua equipe em
cada processo e assim conseguindo ter uma certa noção dos erros e acertos.
Fontes :
https://www.google.com/amp/s/resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-funil-de- vendas/amp
https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-funil-de-vendas/ https://rockcontent.com/br/blog/funil-de-vendas/ https://blog.lahar.com.br/vendas/o-que-e-funil-de-vendas-etapas/ https://youtu.be/J_tP7hvzNYE
Autores:
Caroline
de Souza Costa Eloísa S Cavalcante Larissa Ricci
Laura Jacomini
Kevyn Santos
Jhonatan Lima Milharezi
Excelente conteúdo!!!
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