Você já parou pra pensar em como
a comunicação mudou nesse período de pandemia?
Pensando como empresa, esse
assunto é muito mais delicado e complexo. As marcas precisaram reformular o seu
direcionamento e se readequar para sobressair nesse período, foi necessário
mudar o canhão, focar em outros meios de comunicação, tais como Internet e
redes sociais, muitas até mudaram sua cultura organizacional, aderindo até 100%
do Homeoffice.
Em termos de comunicação, com a
ajuda da tecnologia esse assunto ficou um pouco mais fácil, com o aumento de
reuniões por vídeo chamada, comerciais de TV e vendas online.
O assunto é muito amplo e tem
várias visões, tentamos trazer o máximo de conteúdo para sanar todas as dúvidas
de vocês, mas sabemos que sempre surge algum ponto que não foi levantado, por
isso, fica aberto esse post para batermos um papo e tentar ajudar ao máximo
para que esse assunto se desmitifique.
Mergulhe nesse conteúdo e
aproveite ao máximo!
Boa Leitura.
Como
a Comunicação Interna se tornou essencial para as organizações
São inúmeros exemplos de como a
Comunicação é essencial em tempos de crise em qualquer organização. Passar a
mensagem correta para os diversos públicos, de maneira rápida e simples é
fundamental no gerenciamento de possíveis e de grandes crises.
E nos tempos da pandemia atual, a
Comunicação tem sido ponto chave para muitas empresas. A diferença é que dessa
vez o mundo inteiro está em crise. E o que está sendo afetado não é a reputação
das empresas e sim o que elas têm de mais valioso: seus funcionários.
Por isso, o momento tem sido de
repensar em todas as estratégias de Comunicação (externa e interna) para o ano.
Nesse cenário, a Comunicação Interna (CI) se tornou peça fundamental. Algo que
sabemos que nem sempre acontece. Muitas vezes comunicar para fora da
organização parece mais importante do que comunicar para o público interno.
Ter uma boa comunicação dentro da
empresa se tornou necessidade para qualquer organização. Afinal, são os
empregados que fazem a empresa funcionar. Os ganhos em ter uma área interna
estruturada são grandes, a Comunicação Interna mantém todos informados, aumenta
o engajamento, dá voz aos funcionários, alinha mensagens e estratégias de
negócios, fortalecendo a cultura organizacional.
Mas a Comunicação não executa
nada sozinha. É imprescindível trabalhar de mãos dados com alta liderança, RH e
time de riscos para funcionar e trazer os ganhos mencionados. Durante a crise,
é normal que o clima seja de insegurança, muitas mudanças e em pouco tempo
acontecendo. E aí que entra o papel da CI.
Assim, o primeiro passo é criar
um plano de Comunicação Interna que faça com que a informação circule
rapidamente, com clareza e transparência. Sempre apoiado pelo RH e liderança da
empresa – em tempos difíceis, é fundamental que os líderes estejam mais perto
do que nunca de suas equipes trazendo mais tranquilidade ao ambiente
corporativo.
Além da gestão da crise no
momento da pandemia, também é importante pensar no plano estratégico ao final
dela. Pouco se sabe como será o mundo após COVID-19, ou quanto tempo ainda a
crise vai durar. São muitas dúvidas e riscos que vamos enfrentar, e sem uma
comunicação clara, a aflição se apresenta e muitas informações incorretas podem
circular. Então, o trabalho da CI precisa ser frequente e ininterrupto.
As organizações precisam assumir
a responsabilidade e tomar medidas eficientes que mostrem sua preocupação não
apenas com o futuro do negócio, mas também com seus colaboradores – afinal
empresas são feitas de pessoas.
Os
principais desafios de Comunicação das empresas durante a pandemia
Em abril, a Aberje lançou os
resultados de uma interessante pesquisa com 86 organizações sobre os desafios
da Comunicação Organizacional na pandemia de Covid-19 (coletada de 23 e 31 de
março).
Obs.: A maioria dos
respondentes é do gênero feminino e ocupa posição executiva em sua organização 💪
Alguns pontos importantes
da pesquisa:
1)
De dentro pra fora
Dentre os processos de
comunicação, a comunicação interna foi o mais afetado pela crise, o principal
desafio é o de manter os colaboradores engajados e produtivos durante esse
período e, claro, proteger a saúde financeira da organização.
Muitas marcas tiveram diminuição das atividades, paralisação total e foram
obrigadas a adotar medidas como home office e adaptar seu funcionamento. Então,
como em uma queda de avião, a primeira atitude é colocar a máscara em si (na
empresa como um todo: produtos, serviços, funcionários) e adotar medidas
internas para se manter viva.
Quais
processos de comunicação estão sendo ou foram mais impactados:
http://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf
As principais medidas
adotadas, de comunicação interna, segundo a pesquisa foram o sistema Home
office, afastamento de profissionais por meio de concessão de férias, banco de
horas, redução de jornada e a intensificação do processo de comunicação
digital, através da criação de canais, utilização de plataformas e redes
sociais e comunicados e reuniões.
Nesse período, é ainda mais importante alinhar o pensamento e atitude do
público interno e utilizar da melhor estratégia: a informação.
2)
Comunicação digital sem volta
Uma das principais
ações/medidas adotadas pela área de Comunicação foi a adequação e criação de
novos canais voltados a comunicação digital (69%). Os mais utilizados: as
mídias sociais (com Instagram em primeiro lugar) e o portal corporativo.
Acredito que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das marcas
porque para muitas delas a ÚNICA forma de contato com os funcionários, com os
clientes e seus públicos agora é através do online. Portanto, se a marca não
tem uma presença digital hoje, ela praticamente não existe. Esse choque
reforçou a visão e a mentalidade digital, da noite pro dia, em muitos gestores
de marcas e isso vai gerar muitos reflexos daqui pra frente.
3)
Adaptação
Além do excesso de demanda
e de informações, uma das principais dificuldades da gestão frente a crise tem
sido a indefinição de tempo para transferência de agenda/eventos (36%).
Ninguém tem GPS frente essa pandemia, portanto, a saída das marcas é a
adaptação. É importante sim planejar a retomada, mas as decisões precisam ser a
curto prazo frente aos tempos de incertezas. Criar alternativas, adiar e não
cancelar, adaptar pro online, remodelar e reinventar são algumas opções. Novos
tempos exigem novos formatos e soluções. As lives estão aí mostrando isso.
4)
Agravamento da crise e o papel da comunicação
A maioria dos
participantes acredita que a crise da Covid-19 irá piorar nos próximos 3 meses
e já prepara ações para enfrentar a situação. As principais mudanças que
acreditam que ocorrerão na área de Comunicação são: 47% irá ampliar a
utilização de recursos digitais e audiovisuais a partir da implementação de
novas tecnologias e ferramentas e 26% irá reduzir o orçamento e a estrutura de
pessoas da área da comunicação.
Link pra pesquisa da
Aberje na íntegra: http://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf
Sempre ouvir dizer que em
tempos de crise o primeiro setor a ser cortado é o da comunicação e acredito
que quem tiver a mentalidade contrária vai sair melhor dessa pandemia. Agora é
a hora de construir/reforçar a mentalidade digital, de estreitar
relacionamentos e se posicionar.
A crise atual não é só na
saúde, estamos presenciando uma nova era na sociedade e na comunicação, que foi
acelerada pelas mudanças que a COVID-19 trouxe, como impactos radicais nos
comportamentos, culturas, hábitos de consumo, entretenimento, valores e a forma
como as pessoas lidam com dinheiro. Trouxe também a reconfiguração do comércio,
de modelo de mercados, de relacionamentos, formas de ensino, necessidades,
dores e anseios das pessoas. Frente a todo esse cenário, a comunicação tem
papel fundamental e com certeza vamos enxergar ainda mais os efeitos disso tudo
daqui pra frente.
Esperamos ter ajudado vocês à
entender e se antenar sobre esse assunto que é tão falado nos últimos meses!
Se chegou até aqui, muito
obrigado por ter nos dado essa moral e não deixe de acompanhar os próximos
posts e seguir as outras redes sociais do Curso de Marketing da UNICID.
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