Você sabe o que é?
Sabe para que serve? Se você deseja aprimorar os seus conhecimentos não deixe
esse conteúdo passar despercebido, nos acompanhe...
O nome Matriz BCG
foi criada na década de 70, por Bruce Henderson, esse nome vem da consultoria
onde Bruce trabalhava ao desenvolver esse conceito, a Boston Consulting Group.
A Matriz BCG é uma ferramenta
administrativa que deve ser usada antes de qualquer decisão, com esse método
você poderá analisar o ciclo de vida de cada produto, como ele está no mercado
e o potencial de crescimento. Assim você pode identificar quais produtos
precisam de investimentos, como também, produtos que estão dispondo de muitos
esforços e não gerando resultados conforme esperado.
Classificação
da Matriz BCG:
●
Estrela: Os
produtos denominados ESTRELAS costumam ser líderes de mercado, pois vendem
muito e também exigem grandes investimentos. Seu fluxo de caixa costuma ser
equilibrado, apesar de demandar muitos recursos para sustentar sua participação
de mercado.
●
Interrogação:
Conhecido como um questionamento, indica os produtos inovadores ou recém-lançados, que ainda não geram muito
lucro para a empresa. Apesar de seu baixo retorno, são produtos que podem ter
grande potencial, mas ao mesmo tempo demandam altos investimentos em marketing
e vendas. Eles não podem permanecer como desconhecidos por muito tempo, então é
necessário uma análise para direcionar os esforços e mudá-los de posição.
●
Vaca Leiteira: Preferidos
por muitos empresários, os produtos vacas leiteiras mantém bons lucros com
baixa necessidade de investimento. Normalmente constituem a base da empresa,
pois seu fluxo de caixa financia outros empreendimentos. O quadrante da vaca
leiteira sinônimo de estabilidade e
solidez.
●
Abacaxi: São
produtos que não vendem bem, não tem boa margem de lucro e tampouco
perspectivas de crescimento no mercado atual. É melhor chamar de abacaxi para
convencer o empresário a descontinuar o produto, ao invés de mantê-lo por apego.
Mas, para não sermos injustos, vale lembrar que alguns desses produtos merecem
um plano de recuperação.
Sempre
analise os seus resultados, é o passo final da sua matriz BCG – e também o
mais importante. A movimentação dos produtos pelos quadrantes vai mostrar o
caminho a ser seguido, seja para aumentar os investimentos ou mudar totalmente
de estratégia.
Ao olhar para sua matriz BCG pronta,
você pode tomar as seguintes decisões:
Construir:
Investir para ampliar a participação de um determinado produto no mercado,
muitas vezes por meio de esforços de marketing e vendas. O único quadrante que
não necessita desse tipo de medida é o da vaca leiteira, que deve ser
preservado.
Nos demais quadrantes, os objetivos
da construção são:
● Estrela: Posicionar o produto como vaca
leiteira em determinado prazo;
● Interrogação: Posicionar o produto como
vaca leiteira ou estrela;
●
Abacaxi: dar
uma última chance de recuperação ou eliminar de vez.
Manter:
Conservar a posição atual no
mercado, o que é muito útil para os produtos do tipo vaca leiteira. No entanto,
é preciso cuidar para que a demanda se mantenha crescente ou no mínimo
constante.
Colher:
Aproveitar ao máximo os resultados obtidos com o produto. Nesse caso,
estamos falando: estrela ou vaca leiteira, que produzem receitas altas. As
vacas leiteiras, em especial, oferecem segurança para financiar novos projetos.
Abandonar:
Por fim, muitas vezes é preciso decidir pelo abandono dos abacaxis, que
quase sempre são mantidos por questões emocionais. Quanto mais cedo a empresa
se livrar dos produtos que não contribuem com sua saúde financeira, melhor. Em
alguns casos, é preciso até mesmo descontinuar os produtos interrogação, antes
que caiam para o quadrante problemático.
A
Matriz quando bem utilizada pode fazer total diferença em seus resultados.
Então confira algumas dicas importantes que separamos para você...
Ao realizar a Matriz
podemos alinhar os pensamentos em 04 tomadas de decisões, sendo elas:
- Encontre
uma OPORTUNIDADE: Quando você estiver com o seu produto, pense na
concorrência, o que eles deixam a desejar, quais são as críticas desses
produtos, se há respostas nas ocorrências geradas. Com isso você poderá
usar a favor do seu produto e não cometer os mesmos erros.
- Tenha
uma SOLUÇÃO: Agora que você tem em mãos o problema, pense nas
estratégias juntamente com a sua equipe e até mesmo com os clientes para
realizar a melhor estratégia para o seu produto ou negócio.
- Faça
um protótipo e teste com clientes: Nessa fase é importante que a
dedicação seja no mesmo nível ao qual seu produto será. É fundamental a
criação e o teste com clientes reais antes de lançar no mercado, assim
você terá oportunidade de melhorias caso seja necessário em seu produto.
- Possuir
recursos, ter foco e planejamento: Você precisa possuir recursos de
investimento para que possa lançar no mercado o seu produto. Tendo o foco
você conseguirá obter os resultados necessários e então lançar o produto
no mercado para que ele tenha uma boa execução.
Agora que você já
sabe algumas dicas para a tomada de decisão, precisa lembrar sobre o
faturamento da sua empresa.
Como realizar um Planejamento
orçamentário com a Matriz BCG?
Primeiramente,
devemos lembrar que essa dica irá te ajudar no marketing e nas vendas da sua
empresa. Essa ferramenta (MATRIZ BCG)
irá ajudar onde você deve investir tempo e até mesmo dinheiro, onde você deve
reduzir os custos na hora de realizar o orçamento da empresa.
A equipe de vendas
consegue ter um direcionamento melhor de qual produto terá um melhor
investimento, já o Marketing irá procurar meios de distribuir essas ações em
investimentos.
E aplicando a matriz
ao seu negócio, ela é capaz de trazer benefícios, um deles é o ROI:
Aumento do ROI: A vantagem deste método é que o investimento sendo
em produtos rentáveis é possível aumentar de forma considerada a
lucratividade do negócio, pois após essa
apuração, as soluções que demandam menor esforço e oferecem uma margem de lucro
maior podem ser priorizadas. A matriz BCG considera o ciclo de vida dos
produtos ou serviços: eles são
lançados no mercado, amadurecem, crescem e deixam de existir em algum momento.
Portanto, quanto antes a empresa tiver uma percepção clara sobre as soluções
que precisam ser suspensas do mercado, por exemplo, maiores serão as chances de
aumentar os seus resultados.
Assim como alguns
conceitos de marketing passaram por transformações para serem utilizados no
contexto atual, o mesmo pode ser feito com as ferramentas utilizadas. O mercado
está sempre mudando, cada vez mais surgem novas tendências e somente as
empresas que se adaptam rapidamente conseguem sobreviver neste cenário.
Por essa razão, a
avaliação contínua da estratégia de marketing, bem como dos produtos e
serviços, é indispensável. A matriz BCG se encaixa perfeitamente nessa
realidade, pois pode ser aplicada em várias empresas e propõe exatamente isso.
Certamente, as empresas que se destacam no segmento de atuação são aquelas que
percebem as mudanças necessárias, mas, sobretudo, que tomam as atitudes
corretas em relação a elas. Sendo assim, perceber o que precisa ser feito com a
matriz BCG é essencial, mas nenhuma mudança será efetiva se as medidas
primordiais não forem de fato realizadas.
Durante o caminho
você irá identificar alguns problemas, mas não se preocupe logo em seguida você
terá a solução. Isso dará uma clareada para que você instrua os seus
colaboradores a realizar as ações, usando a MATRIZ BCG você conseguirá enxergar
os pontos de melhorias e como deve direcionar a empresa.
Por isso, a matriz
auxilia os gestores na tomada de decisão a respeito dos produtos, ajudando-os a
decidir se vale a pena investir ou não. Com isso, a empresa apresentará uma
vantagem competitiva.
Lembre-se
que o poder de ação faz toda a diferença no sucesso do negócio!
Esse foi conteúdo de
hoje galera! Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você de alguma forma.
Nesse momento é
primordial você cuidar da sua saúde, sua empresa e/ou negócio, mas esteja
sempre de braços abertos para receber essa evolução e conseguir aplicar ao seu
negócio.
Fique ligado, pois
estamos sempre postando conteúdos através das nossas redes sociais, e agora
estamos no TIK TOK, vai lá conferir.
Até a próxima..
WOLVES UNICID.
Autores:
André Barbosa Rosa
Ana Clara Teixeira de Oliveira
Bruna Pereira Moraes
Edson Alves
Gustavo Alves de Sousa
Gustavo de Toledo Izelli
Kaique Brito dos Anjos
Larissa de Santana Santos
Laura Gabriella Rocha da Silva
Lucas Rodrigo Andrade Alves da Silva
Bibliográfias:
https://klickpages.com.br/blog/matriz-bcg/
https://evolvemvp.com/o-que-e-ciclo-de-vida-do-produto/
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