Nos dias atuais a Inteligência Artificial (IA) vem causando
diversas mudanças e impactos em variados campos de nossa sociedade, desde
mudanças em nossos trabalhos até no nosso cotidiano, e no Marketing não seria
diferente. Acompanhe agora algumas das mudanças que a Inteligência Artificial
vem causando e causará num futuro próximo:
Chatbots
Chatbots são uma extensão da Inteligência Artificial que
visam simular um atendente humano, em uma conversa com um cliente ou possível
cliente. Essas conversas são realizadas por meio de chats virtuais no próprio
site da empresa ou em algum aplicativo de mensagem utilizado pela própria. Hoje
diversas empresas já viram os benefícios que os chatbots trazem e já começaram
a utilizá-los, alguns desse benefícios são: respostas 24 horas por dia,
automatizar processos, realizar mais tarefas em menos tempo, fazer pesquisas de
mercado com mais agilidade, gerar mais leads, etc.
Como mostrado acima os
chatbots são utilizados em diversas funções, mostrando que podem ser úteis em
diversas áreas de sua empresa, e em empresas de vários portes.
Business
Intelligence
O BI (Business Intelligence) serve para te mostrar insights
para que sua empresa tenha mais assertividade e menor chance de errar na tomada
de decisões e nas estratégias feitas.
Para o BI funcionar realmente ele necessita de 4 etapas:
1º Etapa: coleta e transforma
dados de diversas fontes;
2º Etapa: descobre tendências e inconsistências;
3º Etapa: usa a visualização de
dados para apresentar as descobertas;
4º Etapa: com base nas 3 últimas
etapas, você toma medidas se baseando nos insights em tempo real.
Benefícios que a utilização de ferramentas de Business
Inteligence podem trazer para sua empresa: maior eficiência dos processos
operacionais, insights do comportamento dos clientes e dos padrões de compra,
parâmetros de comparação claros com base em dados históricos e atuais, alertas
instantâneos sobre anomalias de dados e problemas do cliente, análises que
podem ser compartilhadas em tempo real entre departamentos.
O Business Intelligence veio para descomplicar a tomada de
decisão em variadas áreas do seu negócio, sendo ele outra extensão da
Inteligência Artificial.
Realidade
Aumentada
Com a popularização da realidade aumentada (RA) em nossas
vidas, se torna cada vez mais necessário a implementação da própria no
marketing. A Realidade Aumentada pode ser utilizada de diversas formas no
marketing, sendo introduzida desde a prova de produto, até a anúncios
interativos.
Um exemplo da implementação da Realidade Aumentada no
marketing, vem da empresa brasileira Localiza, quando no ano de 2019 utilizou a
RA (por meio de um aplicativo) para apresentar em um evento, um novo carro em
sua frota. Os clientes podiam baixar e visualizar o carro e suas partes
internas, no espaço físico do evento, tudo por meio da tela do celular.
Outro exemplo vem da construtora MRV, que utiliza RA para
demonstrar a seus clientes, plantas de futuros apartamentos, utilizando a
tecnologia em seus estandes nos shoppings ou feiras, ou disponibilizando QR
Codes para seus clientes por meio de folders.
Sendo assim a Realidade Aumentada se torna um grande trunfo
para sua empresa nos dias atuais, sendo bem adaptável a qualquer tipo de
negócio.
Como vimos a cima, a Inteligência Artificial vem se
tornando uma grande aliada para o marketing, sendo a própria muito versátil e
adaptável para diversos tipos de cenários. Sem dúvidas a IA já contribui e vai
contribuir para a área de marketing no futuro, cabendo a nós conseguirmos nos
adaptar as novas mudanças que vem com ela.
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