A matriz BCG é uma matriz de planejamento estratégico desenvolvida na década de 70 por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group, seu objetivo é estabelecer graus de entendimento que um produto pode demonstrar durante seu ciclo de vida, apresentando diferentes características para melhor aconselhar a alta gerência da rentabilidade do investimento a ser feito e sua aceitação pelo consumidor. Essa técnica apresenta quatro quadrantes para o planejamento estratégico, sendo eles, o ponto de interrogação, a estrela, vaca leiteira e o abacaxi.
• Ponto de interrogação
São unidades de negócios que possuem pequena participação de mercado em um mercado de alto crescimento. Eles não tendem a gerar muito dinheiro em seu setor, de acordo com seu desenvolvimento e aceitação do consumidor, o produto/serviço pode se tornar uma estrela ou um abacaxi.
• Estrela
São indicados por alcançarem uma grande participação em um mercado de alto crescimento, são consideradas as melhores oportunidades para o desenvolvimento da empresa, apesar de trazerem uma grande soma de dinheiro também consomem grande quantia. A expectativa é que um produto/serviço estrela amadureça e se torne uma vaca leiteira.
• Vaca leiteira
São chamados de vacas leiteiras as unidades de negócios que geram dinheiro além de suas necessidades, precisam de pouco investimento e criam dinheiro significativo para utilizar o investimento em outras unidades de negócios da empresa. É indicado quando um produto/serviço tem estabilidade no mercado e traz grande lucro para a empresa.
• Abacaxi
Representam unidades de negócios que têm fracas participações de mercado, não geram nem consomem uma grande quantidade de dinheiro devido à sua estratégia de negócios fraca, esses tipos de unidades, normalmente, são descontinuados ou vendidos.
Ao desenvolver esses quadrantes, a matriz ajudou as empresas a decidirem quais mercados e unidades de negócios investir, os forneceu uma ferramenta simples, mas poderosa, para maximizar a competitividade e o valor de seus negócios, permitindo encontrar o equilíbrio entre a exploração de unidade de negócios maduros e a exploração de novas unidades para garantir o crescimento futuro.
Apesar de mais de 50 anos depois da elaboração da matriz BCG, em um mundo com evolução constante dos negócios, tecnologias que avançam em passos largos e consumidores ainda mais exigentes, ela se mantém atemporal, provando ser uma ferramenta que proporciona clareza ao facilitar o pensamento estratégico que tem orientado as empresas na otimização dos seus portfólios e na obtenção de um crescimento sustentável, à medida que continua a navegar num cenário empresarial em constante desenvolvimento.
Referências
Hossain H., Kader M.A. An Analysis on BCG Growth Sharing Matrix. International Journal of Contemporary Research and Review. 2020;21899−21905.
https://doi.org/10.15520/ijcrr.v11i10.848
Reeves, Martin; Moose Sandy; Venema Thijs on BCG Classics Revisited: The Growth Share Matrix. Boston Consulting Group. 2014.
https://www.bcg.com/publications/2014/growth-share-matrix-bcg-classics-revisited
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