Você conhece o marketing de guerrilha?

 Algumas ações feitas por grandes empresas são comumente chamadas de Marketing de Guerrilha, mas afinal, o que significa esse termo?


O nome se dá em razão a guerra do Vietnã, onde os guerrilheiros precisavam usar de toda a criatividade e formas incomuns para mostrar poder de guerra contra o seu adversário, mas neste caso, eram usados tanques de guerra e aviões de balão, para dar a falsa impressão de poder bélico, confundindo assim seu oponente.

No marketing, pode se dizer que em quase todas as ações existe algo lúdico e com interação direta com o público-alvo.  A ação de despertar a curiosidade e imergir o cliente na experiência do lançamento costuma ter o efeito imediato.

O principal objetivo é conquistar o público usando métodos não tradicionais de divulgação, o que geralmente tem um grande impacto e um grau baixo de investimento se comparado com outras estratégias.

Ainda dentro do marketing de guerrilha, podemos separá-los em 4 tipos, sendo eles:

• Outdoor

• Indoor

• Discreto

• Interativo

A seguir iremos conhecer mais sobre cada um deles.



Outdoor
Geralmente são ações feitas ao ar livre como em avenidas movimentadas. O objetivo principal é atrair o cliente que ainda não tem um grande conhecimento sobre a marca. Veja alguns exemplos:





Indoor
São as ações feitas em locais fechados e de grande movimentação como em estações de trens e metrô ou shoppings.

Veja como exemplo a campanha feita pela Netflix, que para divulgar a quarta temporada da série Stranger Things, em São Paulo, recriou o cenário do “mundo invertido” na estação Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela). Confira:



Discreto
Em sua maioria são as ações feitas em áudio ou audiovisual, que de forma discreta, incluem o produto com total sutileza e naturalidade.
É comum vermos em novelas, séries e filmes. Veja como nessa cena de uma novela a campanha faz parecer uma cena instantânea, como um diálogo “comum”, mas deixando o logotipo da marca em evidência.


https://www.youtube.com/watch?v=TWJe_JMQLbs


Interativo
Também conhecido como marketing experiencial, tem como objetivo incluir a participação do público-alvo com a marca. Para que seja uma campanha efetiva, o ideal é que o público interaja com as ações determinadas. Veja o exemplo abaixo:


Uma empresa que adere as estratégias de marketing de guerrilha, pode trazer diversas vantagens para seu negócio, impulsionando o alcance da sua marca com um baixo investimento. Além disso, cria uma imagem sobre a marca na mente do público, de forma que seja sempre lembrada.


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