Algumas ações feitas por grandes empresas são comumente chamadas de Marketing de Guerrilha, mas afinal, o que significa esse termo?
O nome se dá em razão a guerra do Vietnã, onde os
guerrilheiros precisavam usar de toda a criatividade e formas incomuns para
mostrar poder de guerra contra o seu adversário, mas neste caso, eram usados
tanques de guerra e aviões de balão, para dar a falsa impressão de poder
bélico, confundindo assim seu oponente.
No marketing, pode se dizer que em quase todas as ações
existe algo lúdico e com interação direta com o público-alvo. A ação de despertar a curiosidade e imergir o
cliente na experiência do lançamento costuma ter o efeito imediato.
O principal objetivo é conquistar o público usando métodos
não tradicionais de divulgação, o que geralmente tem um grande impacto e um
grau baixo de investimento se comparado com outras estratégias.
Ainda dentro do marketing de guerrilha, podemos
separá-los em 4 tipos, sendo eles:
• Outdoor
• Indoor
• Discreto
• Interativo
A seguir iremos conhecer mais sobre cada um deles.
Outdoor
Geralmente são ações feitas ao
ar livre como em avenidas movimentadas. O objetivo principal é atrair o cliente
que ainda não tem um grande conhecimento sobre a marca. Veja alguns exemplos:
Indoor
São as ações feitas em locais
fechados e de grande movimentação como em estações de trens e metrô ou
shoppings.
Veja como exemplo a campanha
feita pela Netflix, que para divulgar a quarta temporada da série Stranger
Things, em São Paulo, recriou o cenário do “mundo invertido” na estação
Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela). Confira:
Discreto
Em sua maioria são as ações
feitas em áudio ou audiovisual, que de forma discreta, incluem o produto com
total sutileza e naturalidade.
É comum vermos em novelas, séries e filmes. Veja como nessa cena de uma novela
a campanha faz parecer uma cena instantânea, como um diálogo “comum”, mas
deixando o logotipo da marca em evidência.
Também conhecido como marketing experiencial, tem como objetivo incluir a participação do público-alvo com a marca. Para que seja uma campanha efetiva, o ideal é que o público interaja com as ações determinadas. Veja o exemplo abaixo:
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