Neste conteúdo, você vai conhecer um pouco mais
sobre essa estratégia tão conhecida, seus benefícios, como fazer um bom planejamento de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de
marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos,
e-books e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.
Os benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma
estratégia extremamente eficaz para empresas que desejam crescer, já que permite alcançar o público-alvo de maneira mais
direta e assertiva, gerando leads qualificados que podem se transformar em clientes fiéis.
O marketing de conteúdo também é uma abordagem
menos agressiva, certeira especialmente na
era dos anúncios digitais, onde grande parte dos consumidores já não tem
mais paciência para aquela linguagem antiquada de vendas.
Exponencialmente, os clientes estão valorizando
mais empresas que demonstram interesse genuíno
em ajudar e construir uma relação duradoura e benéfica. Alguns dos
benéfico do marketing de conteúdo são:
Aumentar a visibilidade da marca.
Aumentar o engajamento.
Reduz o custo de aquisição de cliente (cac).
Melhora a autoridade da marca.
Trazer novos leads.
Mas, afinal como ter bons resultados?
Para alcançar bons
resultados, é preciso ter planejamento e metas definidas sobre o tipo de persona, o conteúdo a ser publicado,
quando e como será programado. Um bom gerenciamento aumenta a visibilidade e otimiza o tráfego orgânico
e a geração de leads.
Para isto, deve-se considerar
a publicação em redes sociais com impulsionamento e disparo de newsletter quando houver lista
qualificada de e-mail. Enfim, combinar a tática de marketing de conteúdo com outras, como Social Mídia
Marketing, Automação de Marketing e Marketing de Performance.
Quais são as 6 etapas
de um planejamento de conteúdo?
1.
Planejamento.
2. Elaboração da persona.
3.
Definição do formato de conteúdo.
4. Criação do conteúdo.
5.
Distribuição.
6. Mensuração de resultados.
1. Planejamento
A
primeira etapa diz respeito a balizar tudo o que está prestes a acontecer em
termos de conteúdo. É aqui que você vai definir
os limites do que quer fazer, como fazer,
quando e com quem.
2. Elaboração da persona
Após levantar
os principais dados sobre a sua produção
de conteúdo, é hora de descobrir com quem você vai falar. Produzir conteúdo é
construir soluções, e se não houver ninguém para quem essa solução
seja útil, ela perde
completamente o sentido.
3. Definição do formato de conteúdo
O
formato de conteúdo que você vai produzir pode interferir muito na qualidade
das suas conversões. Algumas
pessoas simplesmente têm um perfil de consumo
rápido e prático
de conteúdo, enquanto
outras gostam de informações detalhadas e explicações didáticas.
4. Criação do conteúdo
A
criação de conteúdo é a mão na massa, propriamente dita. Ela inclui a produção
de textos, a busca e a edição de imagens,
a diagramação de e-books, a confecção de e-mail
e assim por diante.
5. Distribuição
Outro passo fundamental no planejamento de conteúdo é alinhar as produções ao canal em que elas serão
publicadas. Sem isso, todos os esforços feitos até então podem ser colocados a
perder, já que uma publicação no local indevido
pode prejudicar muito o alcance
do post.
6.
Mensuração de resultados
Por
fim, mas não menos importante, é essencial determinar instrumentos para medir e acompanhar o progresso do seu planejamento
de postagens. As métricas são muito úteis para
entender quais são os formatos de conteúdo que captam mais atenção, quais
assuntos estão mais em alta e que estratégia funcionam
melhor.
Agora que você já sabe
o que é o marketing de conteúdo, seus benefícios e as 6 etapas do planejamento, ficou mais simples
de potencializar suas estratégias, não é?
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