Falaaaaa
Universitários, formados e curiosos do mundo do Marketing!!!
Espero que
estejam tendo um ótimo dia, e nada melhor do que uma dose de conhecimento sobre Merchandising, para
consolidar em você um dos ramos mais importantes desta área que amamos, vamos
lá?!
Primeiro
como um bom curioso, entendedor ou estudante de marketing, separe sua boa dose
de café (de preferência sem açúcar rs) para essa jornada no mundo do
Merchandising.
Afinal o que é Merchandising?
Primeiro vamos nos situar aqui. Merchandising são técnicas variadas para os elementos visuais e sensoriais dos
produtos no seu PDV (Ponto de Venda), assim, otimizando um melhor
posicionamento do produto ou serviço para aguçar e trazer uma experiência
interessante para aquele possível consumidor ou cliente.
Já reparou como nos supermercados existem alguns produtos
que aparentam estar posicionados
perfeitamente para você? Por exemplo, aquele corredor onde tem macarrão, o
molho junto e ainda sachês de queijo ralado pendurados? Ou até mesmo como
produtos mais caros geralmente ficam nas prateleiras mais acima? Também quando
os corredores de salgadinhos ficam na altura das crianças? Bom, isso tudo não é mera coincidência, essas são
estratégias de merchandising. Nesse artigo
vamos mostrar várias delas para melhorar a experiência do seu consumidor para
se obter de melhores resultados no seu PDV. Nos acompanhe!
Quais são os principais tipos de Merchandising?
·
Merchandising
Visual ou de sedução
Esse tipo de estratégia utiliza recursos visuais, atraentes
e apelativos para chamar a atenção de determinado produto. Como as vitrines que
são bem iluminadas e abertas tendem a passar uma maior confiança para o
consumidor.
·
Merchandising
Editorial
Esta estratégia se caracteriza pela visualização de produtos
em exibições televisivas, feitas sempre de formas indiretas, em filmes, séries
e outros programas. Por exemplo o carro Camaro no filme Transformers.
·
Merchandising
Organizacional
As estratégias organizacionais são técnicas do melhor local
para destacar um produto. Quando por exemplo entramos em um mercado (no qual
não vamos falar o nome rs) e ao subir as escadas rolantes e olhar para o lado
direito sempre vemos a área de
eletrônicos, que são os produtos de maior valor. O ponto aqui é que o ser
humano de forma instintiva sempre ao entrar em algum local, tende a visualizar
o lado direito, justamente onde estrategicamente estão os produtos mais caros
para induzira compra-los, já que ele
acabou de entrar na loja e ainda não gastou seu dinheiro. Conforme o cliente
coloca mais produtos no carrinho, sua sensação de gasto aumenta e
consequentemente fica menos inclinado a comprar produtos mais caros.
Como desenvolver uma estratégia de merchandising?
Ok, agora que vocês já sabem o que é o merchandising e quais
são seus principais tipos, vamos colocar isso na prática?!
Aqui vamos destacar e apresentar estratégias básicas que
devem ser utilizadas em qualquer situação ao desenvolver uma estratégia de
merchandising.
1. Defina um público-alvo
É extremamente importante compreender os padrões de consumo,
os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores para uma boa
estratégia. Parâmetros demográficos como idade, etnia, gênero e região onde
moram, também ajudam a traçar esse perfil.
2. Delimite as metas a serem atingidas
Para uma estratégia adequada, é necessário que você delimite
bem quais metas quer atingir. Pois só assim irá conseguir se certificar de que
a estratégia está sendo bem realizada e de que não há desvios, além de mensurar
caso haja falhas para evitar prejuízos. As metas o ajudam a criar metas menores (como metas diárias, semanais e
mensais) para organizar o processo até que você atinja as suas metas maiores.
3. Crie estímulos adequados ao público-alvo
Aqui é o momento onde você deve considerar os desejos,
demandas e necessidades do consumidor. Para assim, oferecer produtos e serviços
que atendam as necessidades de qualidade, atributos físicos, preço e
funcionalidades dos mesmos.
4. Tenha um PDV (ponto de venda) bonito e
agradável
Vocês conhecem aquele velho ditado que diz, “a primeira
impressão é a que fica”? Pois é,
ele serve muito bem para o seu PDV.
É extremamente importante ter um local bonito, agradável e convidativo para os
seus clientes. Por isso, cuide bem do seu layout, aparência, organização dos
itens, conservação das instalações e até mesmo da motivação dos funcionários
(sim, pois são eles que vão representar sua empresa e trazer uma imagem
positiva ou negativa).
5. Crie uma identidade para o negócio
É muito importante que a sua loja tenha uma identidade. E
que ela seja refletida diretamente no PDV, pois é assim que você vai se
destacar em meio aos concorrentes. Desenvolver
um Branding forte, é uma peça importante para se criar identidade para o seu negócio,
mas por hora deixaremos esse assunto para outra publicação.
6. Envolva os mais diferentes sentidos no PDV
O seu ponto de venda deve ser totalmente diferenciado,
oferecendo uma experiência imersiva, usando todos os sentidos do consumidor.
Pense no som ambiente, nos aromas que estarão espalhados e na iluminação
adequada que favoreça a exposição dos produtos.
Assim, a chance é
ainda maior do seu cliente comprar o seu produto por conta da experiência positiva
que ele teve no seu PDV.
7. Foque no que é mais importante
É muito importante identificar qual produto chama mais a
atenção e qual é mais importante para seu negócio, então, você deve destaca-lo.
De um modo geral, produtos que os clientes já compram de forma recorrente devem ficar no
fundo da loja, para que assim, o cliente passe por mais corredores e tenha a chance de visualizar outros
objetos. Os produtos novos, ficam posicionados em destaque e por último, os que
são comprados por impulso, devem ficar perto do caixa (tais como: doces, salgadinhos, garrafas menores de água e refrigerante,
dentre outros com o objetivo de aumentar o ticket médio por cliente).
8. Ofereça exclusividade
Elementos de exclusividade no seu PDV fazem toda a
diferença! Pode ser a forma de apresentação dos produtos, promoções, brindes
customizados ou qualquer outra ação que chame a atenção do consumidor.
Logo,
queridos universitários, formados e curiosos do mundo do Marketing, seguindo todas as dicas desse blog, esperamos que vocês
tenham ampliado seu conhecimento e possa trazer experiências ainda melhores
para o seu consumidor.
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