Marketing Institucional: Ranking de Empresas

Olá pessoal, tudo bem!

Hoje seguindo o tema de marketing institucional, trouxemos alguns exemplos de empresas que utilizam muito bem, esse importante mecanismo. Antes de apresentar esses exemplos, vamos relembrar o conceito de marketing institucional. Esse mecanismo visa gerir a imagem de uma marca, ou entidade, que, através de várias ferramentas de comunicação, visa influenciar a imagem da marca junto dos seus diferentes públicos. Agora destacamos algumas empresas que se utilizam deste mecanismo como forma estratégica de negócio, o marketing institucional pode ser explorado em diversas áreas, e assim atingir dos mais variados públicos, como por exemplo: Ambiental, Social, Cultural e Esporte. Então classificamos um ranking de grandes empresas que se destacam na utilização deste mecanismo.




Em 1º Lugar. Empresa: Santander, área Ambiental

 Criou um programa de conscientização para estimular o pensamento “verde” entre seus clientes e pequenos empresários. O banco criou um curso a fim de ensinar empresas a usar critérios ambientais na hora de escolher fornecedores. Até agora, 3108 pessoas e 1792 organizações já participaram do programa. Também desenvolveu um projeto pioneiro de reciclagem de baterias (papa-pilhas), o Santander já ajudou a reciclar 155,5 milhões de toneladas de pilhas, baterias e celulares. Além disso, possui uma linha de crédito especial para empreendedorismo de baixo impacto ambiental.


Em 2º Lugar. Empresa: P&G, área Social

Com mais de 126 mil funcionários no mundo, em nove dos últimos 10 anos, a P&G marcou presença entre as empresas mais empenhadas em promover a diversidade. No último ano, a iniciativa Flex@Work trouxe por principal objetivo a integração entre vida profissional e pessoal.  A iniciativa “My black is beautiful” deverá atingir mais de um milhão de meninas negras com a campanha Imagine o Futuro.


Em 3º Lugar. Empresa: Itaú, área Cultural



O Itaú Cultural é um centro de referência que, há mais de 20 anos, promove e divulga a produção artístico-intelectual brasileira, no Brasil e no exterior. É um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo, e também para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. No site da instituição é possível acessar várias dessas informações, obtidas e sistematizadas a partir da execução de seus programas e ações. Instituto Itaú Cultural

Em 4º Lugar. Pepsi, área Esporte


Uma grande ação foi espalhar investimentos nos esportes americanos. Mantém todas as principais ligas no país. Na NFL, conseguiu a propriedade do show do SuperBowl.


Fontes

https://exame.abril.com.br/negocios/as-20-empresas-modelo-em-responsabilidade-socioambiental/amp/
https://exame.abril.com.br/negocios/as-15-melhores-empresas-em-diversidade-e-inclusao/
http://www.itaucultural.org.br/itau-cultural
http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/top-10-marcas-que-mais-se-valorizaram-com-o-esporte-na-ultima-decada_28656.html

Palavras chaves: ação, marketing institucional, marketing, social, imagem, cultural, esporte, ambiental
#marketing # marketingunicid #marketinginstitucional #social #cultural #esporte #gowolves


Autores
Aline de Paula Godoy
Camila Mirelly Silva Souza
Cecília Pereira Ferreira
Juliana dos Santos Carneiro
Mariana Prado
Rodrigo Afonso do Nascimento
Stéfani de Lima Moreira
Thiago Oliveira de Castro

Comentários