O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES


Se você compreender o processo de decisão de compras dos seus consumidores e os fatores que os levam a comprar seus produtos ou serviços, irá aumentar suas vendas!



Com a crise que estamos passando em nosso país e ainda mais com o desemprego em alta muitas empresas tiveram queda em seu faturamento e outras foram severamente afetadas a ponto de terem de fechar suas portas.

O processo de decisão de compras do consumidor ocorre antes, durante e depois de realizarem quaisquer compras.

Geralmente se inicia quando o consumidor percebe que tem alguma necessidade e identifica que precisa fazer alguma coisa para mudar a situação em que se encontra.

Aí ocorre o processo de buscas por informações, onde os consumidores buscam em diversas fontes se o produto ou serviço que querem adquirir irá suprir suas necessidades, uma indicação conta muito nessa hora e fatores como memória ajudam bastante, a internet e as redes sociais são importantes nessa avaliação de compras pois hoje em dia temos as informações na palma de nossa mão pelos nossos smartphones.

Assim que já verificou as informações necessárias o consumidor passa a selecionar e escolher entre as alternativas que tem disponível, um método bastante comum é o modelo compensatório, onde considerando as características do produto o cliente o define através de pontos fortes e pontos fracos para que chegue a sua conclusão. Esta etapa é de extrema importância, pois devemos conhecer bem os atributos que nosso consumidor-alvo busca no produto a ser adquirido, pois ele pode abrir mão de algumas características do produto que lhe é oferecido em troca de outras que julga que irão satisfazer melhor suas necessidades.

O próximo processo que ocorre é a Compra, onde o consumidor adquire o produto ou serviço desejado, é importante garantir que os produtos estejam acessíveis e disponíveis e que os serviços possam ser executados de acordo com o que é ofertado. Muitas empresas hoje buscam neste processo da compra, garantir ao consumidor, um momento memorável com experiências únicas.

Este processo é de extrema importância para garantir que a pessoa que compre seu produto venha a se tornar seu futuro cliente o “Pós-compra”, esta etapa faz com que as empresas consigam identificar se seu produto ou serviço foi capaz de satisfazer as necessidades de quem o consumiu, além de permitir que as empresas consigam construir um relacionamento duradouro e lucrativo com seus clientes.


Muitas compras são realizadas em momentos de ansiedade, de impulso, ou, ainda, efetuadas como realização de um sonho ou sonhos, no entanto, o que ocorre após essa compra é que realmente leva à sensação de sonho realizado, o verdadeiro relacionamento entre o consumidor e um produto ou marca nasce após o momento da compra. 


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Fontes:http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/os-consumidores-e-oprocesso-de-decisao-de-compra/91764/
http://apasshow.com.br/blog/index.php/2016/08/10/consumidor-so-nao-compra-no-e-commerce-porque-sua-loja-nao-oferece/

Autores:
  • ·         Iago Jose Matos Martins Lyra
  • ·         Arinne de Souza Almeida
  • ·         João Carlos Fonseca Pereira
  • ·         Laura da Silva Jacomini
  • ·         Marcus Vinicius Oitaven
  • ·         Milva Hilda dos Santos
  • ·         Paulo Eduardo de Souza Barbosa
  • ·         Paulo Vitor Rios Junior
  • ·         Regiane Silva Costa
  • ·         Vitor de Souza Bastos




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