A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

A EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS



Primeiro de tudo, temos que entender que existem os surdos (zero capacidade de ouvir) e deficientes auditivos (com vários graus de audição). O que muitos não sabem é que em geral, os deficientes auditivos, eles não são mudos, porém, como não escutam, ou escutam pouco, então fica difícil aprender a falar, a sua dicção, dependerá do seu grau de surdez.
Antigamente era muito difícil a comunicação com os deficientes auditivos.


Libras (linguagens de sinais)
A primeira forma de se expressarem melhor foi pela linguagem de libras, porém ela ainda se limita a comunicar-se com quem sabe a linguagem. Mas, hoje em dia, ela é o meio de comunicação maior entre eles.



Telefone TDD
O primeiro meio de comunicação tecnológico, veio através dos telefones “TDD” uma espécie de telefone com teclado, surgiu em meados de 1990, ao escrever a mensagem, a outra pessoa, que possuísse um telefone destes, lia no visor a mensagem. Ele ainda existe, porém é pouco usado.




Aplicativo Hand Talk
Outra ferramenta é o Hand Talk, é um aplicativo de smartphone que transforma as imagens de texto em linguagem de sinais.





Internet, Redes Sociais, Smartphones
Whats app, redes sociais, smartphones, internet, email, sem dúvidas, estes meios na atualidade são a principal forma de comunicação principalmente que faz integrar deficientes com não deficientes. Hoje em dia, eles podem trabalhar em mais áreas, são integrados na sociedade. Entendem o que está ocorrendo no mundo, através da grande tecnologia que vivemos no dia de hoje.

Além disto, podem através de aplicativos, usar diversos serviços, o que os faz tem uma liberdade maior e não depender de outras pessoas para se comunicar. Podem usar banklines, comprar produtos, enfim uma diversidade de serviços que o mundo virtual e tecnológico nos oferece.

É muito importante que continuemos a integrar todo tipo de deficiente à todos os tipos de serviços, mercado de trabalho e meios de comunicação, buscando sempre novas formas de dar dignidade e oferecer maior independência à eles.


 #MarketingUnicid #Comunicação #Deficiência #Visual #Unicid #Marketing #ChupaPanda


 









Fontes



Componentes do grupo:
Alisson Spada
Amanda Elevi
Anderson Brito
Bruno Alves
Jessica Siqueira
Julio Marcondes
Michele Ito
Nathalia Vitalina
Victr Portes




Comentários

  1. Errou feio na "linguagem de Libras", Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É uma língua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário