Como montar uma estratégia de Marketing Sazonal?

O que é sazonalidade? A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época. Nessas datas é típico observar um aumento na quantidade de campanhas publicitárias não apenas do varejo, mas também dos Shoppings.
O primeiro passo do marketing sazonal é ter um bom PLANEJAMENTO, que precisa ser feito com antecedência. Uma campanha de Natal decidida no início de dezembro não tem muitas chances de dar certo. Para a Black Friday, por exemplo, as grandes empresas começam os preparativos  meses antes da ação, negociando preço com fornecedores PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO.
O planejamento garante campanhas bem estruturadas, para reforçar a lembrança de marca e atrair os consumidores com antecedência. Desta maneira, o público consegue se organizar para aproveitar as promoções e a empresa se prepara para atender com eficiência a demanda.
Seja criterioso
Escolher uma data errada pode gerar desperdício de recursos, tempo e dinheiro, que poderiam ser utilizados de outra maneira.
Defina uma mensagem para as campanhas
 Assim como em qualquer campanha de marketing, é preciso definir a mensagem que a empresa queira passar. O importante é que essa mensagem ajude você a cumprir seu objetivo, trazendo clientes que se envolvam a cada nova ação e no final comprem o seu produto.
Faça um cronograma completo
 Tenha em mente que para uma campanha sazonal saia conforme planejado, o tempo é essencial, portanto programe principalmente o tempo que levará entre uma etapa e outra, para que tudo aconteça no momento certo.
 Levante os recursos necessários e faça parcerias
 Dessa maneira, levante o que será preciso para colocar tudo isso em prática, desde mão-de-obra, plataformas para ações online. Se possível, encontre fornecedores que topem fazer acordo de parcerias.
 Faça os ajustes necessários
Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de Marketing Sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.Portanto, é importante analisar o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.

Artigo Cientifico: Sandra Turchi

Integrantes
Diego Gomes
Matheus Pereira
Rodrigo Soares
Sara Aguiar

Comentários