Vamos falar
um pouco sobre marketing os princípios básicos para se criar um case de
sucesso, baseado nos 4P’s que também podemos chamá-los de Mix de
marketing.
Marketing não
é publicidade e propaganda e muito menos vendas, e isso já estamos cansados de
saber, o marketing na verdade é uma estratégia é a arte de explorar, criar e
entregar valor buscando satisfazer as necessidades do mercado, por meio de
produtos ou serviços, como nosso professor Clayton Cunha sempre diz os profissionais
de marketing são especialistas em clientes.
E pensando
nessa estratégia, se foi criado os 4P’s (produto, preço, praça e
promoção), o mix fundamental para se ter um case de sucesso.
Produto: O produto se
refere àquilo que a empresa vende. Pode ser mesmo um produto, como é o caso dos
refrigerantes em uma indústria de bebidas ou de vestidos em uma loja de roupas.
Hoje em dia pode ser até mesmo um software;
Preço: O preço,
obviamente, se refere ao valor de venda do seu produto, o quanto ele custa para
a aquisição pelo cliente. Essa definição é bastante sensível não apenas para o
sucesso de um negócio, mas para a sua própria sobrevivência. Um dos mandamentos
indispensáveis a uma boa gestão é ter um preço de venda não tão baixo que
achate a margem de lucro e inviabilize a empresa, mas não tão alto que assuste
os clientes e prejudique o faturamento;
Praça: O nome “praça” nem
sempre é entendido com clareza, mas seu significado dentro de uma estratégia de
marketing é o de lugar. Ou seja, onde o produto é oferecido. Dentro desse
conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas
no planejamento. Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto
pelo comércio eletrônico, físico ou em ambos, o que está cada vez mais em
evidência a partir da proposta omnichannel.
Cumpridas as
etapas anteriores, chegou a hora de promover sua oferta. Obviamente, isso tem
relação com a melhor versão do seu produto, o preço mais adequado ao mercado e
a sua disponibilidade onde o cliente está.
Promoção: Por promoção,
entenda o conjunto de ações empregadas com o objetivo de divulgar sua marca e o
que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural quando uma
necessidade de consumo surgir para o seu público.
Ao contrário do que muitos pensam e se confundem não foi Philip Kotler que criou o conceito dos 4P’s mas sim Jerome McCarty em 1960. Este conceito foi e ainda é tão importante que mesmo depois de 60 anos, ainda falamos e utilizamos o mesmo para criar estratégias no mundo no marketing.
Comentários
Postar um comentário