MARKETING BÁSICO E O CONCEITO DOS 4P’S

 


Vamos falar um pouco sobre marketing os princípios básicos para se criar um case de sucesso, baseado nos 4P’s que também podemos chamá-los de Mix de marketing.

Marketing não é publicidade e propaganda e muito menos vendas, e isso já estamos cansados de saber, o marketing na verdade é uma estratégia é a arte de explorar, criar e entregar valor buscando satisfazer as necessidades do mercado, por meio de produtos ou serviços, como nosso professor Clayton Cunha sempre diz os profissionais de marketing são especialistas em clientes.

E pensando nessa estratégia, se foi criado os 4P’s (produto, preço, praça e promoção), o mix fundamental para se ter um case de sucesso.

 

Produto: O produto se refere àquilo que a empresa vende. Pode ser mesmo um produto, como é o caso dos refrigerantes em uma indústria de bebidas ou de vestidos em uma loja de roupas. Hoje em dia pode ser até mesmo um software;

Preço: O preço, obviamente, se refere ao valor de venda do seu produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente. Essa definição é bastante sensível não apenas para o sucesso de um negócio, mas para a sua própria sobrevivência. Um dos mandamentos indispensáveis a uma boa gestão é ter um preço de venda não tão baixo que achate a margem de lucro e inviabilize a empresa, mas não tão alto que assuste os clientes e prejudique o faturamento;

Praça: O nome “praça” nem sempre é entendido com clareza, mas seu significado dentro de uma estratégia de marketing é o de lugar. Ou seja, onde o produto é oferecido. Dentro desse conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas no planejamento. Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto pelo comércio eletrônico, físico ou em ambos, o que está cada vez mais em evidência a partir da proposta omnichannel.

 

Cumpridas as etapas anteriores, chegou a hora de promover sua oferta. Obviamente, isso tem relação com a melhor versão do seu produto, o preço mais adequado ao mercado e a sua disponibilidade onde o cliente está.

 

Promoção: Por promoção, entenda o conjunto de ações empregadas com o objetivo de divulgar sua marca e o que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural quando uma necessidade de consumo surgir para o seu público.

 

Ao contrário do que muitos pensam e se confundem não foi Philip Kotler que criou o conceito dos 4P’s mas sim Jerome McCarty em 1960. Este conceito foi e ainda é tão importante que mesmo depois de 60 anos, ainda falamos e utilizamos o mesmo para criar estratégias no mundo no marketing.

Comentários