Muitos ao decidir iniciar um curso na faculdade entram neste dilema, de qual curso escolher, quais habilidades vou ter, o que pode me proporcionar e como essa decisão vai impactar na minha vida. É uma escolha difícil, afinal, tempo e dinheiro serão investidos e ninguém quer investir em algo que não dará retorno.

Antes de mais nada, se você é estudante de qualquer outro curso ou está pensando qual curso deve escolher, faça a seguinte pergunta para si mesmo: o que é marketing? As respostas mais comuns nesse momento são: “bom, marketing é vendas!” ou “marketing é propaganda!” ambos estão certos, mas também errados. Espere, vou explicar melhor!

Na realidade, é um pouco mais complexo. O marketing é, na verdade, o estudo de pessoas, ou clientes. De grosso modo, o marketeiro estuda e trabalha a mente das pessoas para descobrir o que determinado público deseja, ou, o que o mercado precisa para atingir o público alvo. Basicamente, é como se a mente das pessoas fosse o nosso parque de diversões, onde podemos fazer elas pensarem, o que queremos que elas pensem. Isso claro, quando feito da maneira correta, afinal, colocar papel pardo na vitrine de lojas não é um marketing bem-feito! 


E não, não são a mesma coisa. O marketing é voltado para a pesquisa e criação de novos âmbitos ou novas formas de alcançar determinado público, além também de ser um catalisador de ideias. Já a publicidade, é o que conecta essas ideias ou produtos, ao consumidor final, dando forma então as propagandas que todo mundo conhece.

Mas, e no curso? Nós literalmente brincamos com as mentes das pessoas? Agora a mágica acontece.

Durante as aulas, os alunos têm uma visão totalmente expandida de como o marketing funciona e acontece. A partir de conhecer as etapas do marketing, o famoso 4-P’s de marketing (que se estiver curioso para saber o que é, fica a dica para uma leve pesquisa), até aulas em campo, visitando centros comerciais, como shoppings centers para entender as estratégias comerciais de cada loja, vendo o mundo a partir dali com outros olhos.

Claro, temos a parte teórica, que é a mais importante de todas. Quando falamos em pesquisa ou análise de mercado, estamos falando da base do marketing, gráficos, pesquisas com o público, gestão de equipe e pessoas. Tudo para, no final, se ter algo sólido e certeiro para trabalhar em uma ação de marketing que resultará em ótimos resultados para a empresa e para quem está por trás de tudo, você!


Tudo depende do seu potencial, dos seus recursos e do que você deseja. Afinal, o curso tem uma variedade de segmentos bem ampla.

Para quem fica preocupado com o mercado de trabalho, enfatizo que toda empresa precisa de clientes e a função do marketeiro é atraí-los, ou seja, sempre vai haver a necessidade dos serviços de marketing, até que a evolução tecnológica diga o contrário, o que até o presente momento não ocorreu.

Trabalhar com marketing trata-se de entender para atender. Uma vez que se inicia este curso, sua visão sobre tudo o que vê muda completamente, a percepção de consumidor é deixada para trás e você começa a ver o marketing em tudo e ele é uma necessidade no mundo todo, o que permite que trabalhe em qualquer lugar, desde um mercadinho de bairro até em uma multinacional. Um bom relacionamento com o cliente é o segredo do sucesso, e se bem aproveitado, esse curso fará a sua mente abrir de forma que possa potencializar os negócios de qualquer empresa que te contratar.

Alguns professores costumam divulgar vagas em estágios e emprego nesta área durante o curso, é interessante sempre ficar atento aos grupos de WhatsApp, e-mails e outras redes utilizadas, para não perder essas oportunidades. O ideal é estar trabalhando na área que deseja se formar, pois as dúvidas maiores vêm com a prática e esse é o melhor momento para sanar estas questões.

Os professores se mantém à disposição para responder e explicar tudo o que eles souberem, isso garante uma experiência mais completa para a sua formação, além do fato de que todos os professores ensinam usando exemplos de casos reais que aconteceram na carreira deles, o que ajuda a entender como é o dia a dia de um profissional da área, contribuindo para descobrir se esse realmente é o seu objetivo.

Assim como todo curso, o marketing têm áreas mais específicas que cabem uma especialização para se aprofundar em algum segmento, entre eles estão Marketing Digital, Gestor de E-commerce, Analista de Marketing Digital, Produtor de Conteúdo, Neuro-marketing, Inbound Marketing, Consultor, entre outros.

Então caro estudante, se você busca um curso em que vai sair da rotina de sala de aula todo dia, quebrar expectativas, ter uma visão diferente da vida, além disso, chegar junto no mercado de trabalho, marketing é uma ótima opção, e não irá se arrepender.




 

Comentários