Muitos ao decidir iniciar um
curso na faculdade entram neste dilema, de qual curso escolher, quais
habilidades vou ter, o que pode me proporcionar e como essa decisão vai
impactar na minha vida. É uma escolha difícil, afinal, tempo e dinheiro serão
investidos e ninguém quer investir em algo que não dará retorno.
Antes de mais nada, se você é
estudante de qualquer outro curso ou está pensando qual curso deve escolher,
faça a seguinte pergunta para si mesmo: o que é marketing? As respostas mais
comuns nesse momento são: “bom, marketing é vendas!” ou “marketing é
propaganda!” ambos estão certos, mas também errados. Espere, vou explicar
melhor!
Na realidade, é um pouco mais
complexo. O marketing é, na verdade, o estudo de pessoas, ou clientes. De
grosso modo, o marketeiro estuda e trabalha a mente das pessoas para descobrir
o que determinado público deseja, ou, o que o mercado precisa para atingir o
público alvo. Basicamente, é como se a mente das pessoas fosse o nosso parque
de diversões, onde podemos fazer elas pensarem, o que queremos que elas pensem.
Isso claro, quando feito da maneira correta, afinal, colocar papel pardo na
vitrine de lojas não é um marketing bem-feito!
E não, não são a mesma coisa. O
marketing é voltado para a pesquisa e criação de novos âmbitos ou novas formas
de alcançar determinado público, além também de ser um catalisador de ideias.
Já a publicidade, é o que conecta essas ideias ou produtos, ao consumidor
final, dando forma então as propagandas que todo mundo conhece.
Mas, e no curso? Nós literalmente
brincamos com as mentes das pessoas? Agora a mágica acontece.
Durante as aulas, os alunos têm
uma visão totalmente expandida de como o marketing funciona e acontece. A
partir de conhecer as etapas do marketing, o famoso 4-P’s de marketing (que se
estiver curioso para saber o que é, fica a dica para uma leve pesquisa), até
aulas em campo, visitando centros comerciais, como shoppings centers para
entender as estratégias comerciais de cada loja, vendo o mundo a partir dali
com outros olhos.
Claro, temos a parte teórica, que
é a mais importante de todas. Quando falamos em pesquisa ou análise de mercado,
estamos falando da base do marketing, gráficos, pesquisas com o público, gestão
de equipe e pessoas. Tudo para, no final, se ter algo sólido e certeiro para
trabalhar em uma ação de marketing que resultará em ótimos resultados para a
empresa e para quem está por trás de tudo, você!
Tudo depende do seu potencial,
dos seus recursos e do que você deseja. Afinal, o curso tem uma variedade de
segmentos bem ampla.
Para quem fica preocupado com o
mercado de trabalho, enfatizo que toda empresa precisa de clientes e a função
do marketeiro é atraí-los, ou seja, sempre vai haver a necessidade dos serviços
de marketing, até que a evolução tecnológica diga o contrário, o que até o
presente momento não ocorreu.
Trabalhar com marketing trata-se
de entender para atender. Uma vez que se inicia este curso, sua visão sobre
tudo o que vê muda completamente, a percepção de consumidor é deixada para trás
e você começa a ver o marketing em tudo e ele é uma necessidade no mundo todo,
o que permite que trabalhe em qualquer lugar, desde um mercadinho de bairro até
em uma multinacional. Um bom relacionamento com o cliente é o segredo do
sucesso, e se bem aproveitado, esse curso fará a sua mente abrir de forma que
possa potencializar os negócios de qualquer empresa que te contratar.
Alguns professores costumam
divulgar vagas em estágios e emprego nesta área durante o curso, é interessante
sempre ficar atento aos grupos de WhatsApp, e-mails e outras redes utilizadas,
para não perder essas oportunidades. O ideal é estar trabalhando na área que
deseja se formar, pois as dúvidas maiores vêm com a prática e esse é o melhor
momento para sanar estas questões.
Os professores se mantém à
disposição para responder e explicar tudo o que eles souberem, isso garante uma
experiência mais completa para a sua formação, além do fato de que todos os
professores ensinam usando exemplos de casos reais que aconteceram na carreira
deles, o que ajuda a entender como é o dia a dia de um profissional da área,
contribuindo para descobrir se esse realmente é o seu objetivo.
Assim como todo curso, o
marketing têm áreas mais específicas que cabem uma especialização para se
aprofundar em algum segmento, entre eles estão Marketing Digital, Gestor de
E-commerce, Analista de Marketing Digital, Produtor de Conteúdo,
Neuro-marketing, Inbound Marketing, Consultor, entre outros.
Então caro estudante, se você
busca um curso em que vai sair da rotina de sala de aula todo dia, quebrar
expectativas, ter uma visão diferente da vida, além disso, chegar junto no
mercado de trabalho, marketing é uma ótima opção, e não irá se arrepender.
Comentários
Postar um comentário