Os Processos para a Formulação de uma Pesquisa de Mercado

 


Você sabe quais são os processos de pesquisa de mercado?

Processos de pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para minimizar riscos e identificar oportunidades. Seu estudo oferece um panorama de todo o ecossistema de sua empresa

 

Seus processos são:

• Identificação do problema

Esta etapa precisa ser determinada para que a pesquisa  traga as informações necessárias para solução do problema.

 

  Método de abordagem

Nesse momento deve-se começar a pensar em qual abordagem deverá ser utilizada na realização da pesquisa. São pensados em métodos mais efetivos em sua realização (hipótese, modelo e possíveis perguntas)

 

• Elaboração da pesquisa

As decisões tomadas nesse momento, são mais objetivas. Essa etapa é responsável pela elaboração do questionário, planos de amostragem e definida a equipe de trabalho.

 

• Saída de campo

É a coleta de dados com os entrevistados, e deve ser o mais imparcial possível para o sucesso da coleta de dados.

Há pelo menos 4 meios de coletar dados: entrevistas pessoais; online; correios; telefone

Caso esta etapa seja realizada via internet, é importante que o questionário seja testado, para que não haja problemas e não desistam de responder a pesquisa.

 

• Análise de dados

Nesta fase, os dados são organizados, agrupados e codificados. Os dados recolhidos, devem gerar informações para a empresa. Analisá-los ajuda a encontrar soluções para o seu problema.

 

• Apresentação de relatório

Deve ser documentado em escrito, cobrindo as perguntas identificadas, contendo todos os passos da pesquisa e apresentando resultados principais e constatações.

Comentários