Você sabe o conceito de Marketing Cultural e Marketing Social?
Nesse conteúdo nós vamos falar o que é, como se aplica e os benefícios que eles trazem à empresa, então vamos lá?
Marketing cultural x marketing social
Marketing cultural são ações que incentivam a cultura para divulgar a imagem ou nome de uma organização.
Marketing Social é uma ferramenta que utiliza o marketing para associar um negócio a uma causa relevante, dessa forma é possível conectar a empresa à valores sociais, beneficiando a causa e a organização, porém sem interesse comercial, pois está mais associado ao valor da marca.
Como o marketing cultural x marketing social pode contribuir na sociedade?
Marketing cultural
A empresa que opta por usar o marketing Cultural, ela colabora com a sociedade mostrando aos seus clientes que tem a preocupação com a cultura, sendo ela musical, folclórica, cinema, teatro, assim fazendo diversos investimento em a favor da cultura.
Marketing Social
Quando a empresa utiliza seus recursos e capacidades para aplicar o marketing social e dessa forma contribuir para a sociedade, ela mostrar uma imagem muito mais madura e superior a outras empresas que não se envolvem nessas causas, oferecendo algo a mais e assim criando uma vantagem competitiva para atrair mais clientes.
O que vai agregar na empresa?
Existe uma série de vantagens com o marketing cultural, que explica o motivo pelo qual cada vez mais as empresas buscam trabalhar com esse tipo de estratégia.
Vantagem competitiva
Fortalecimento do branding
Incentivo fiscal
Destaque com o público jovem
Esses são alguns exemplos do que o Marketing Social pode fazer para contribuir com o fortalecimento da marca, fidelizando mais os seus clientes e isso é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Dar mais credibilidade
Mais exposição e visibilidade
Agregam valor ao seu produto ou serviço
Sabe como aplicar o marketing social x marketing cultural? Seguem alguns exemplos:
Marketing cultural
As empresas querem fazer algo fora do tradicional, entregar algo a mais para seus consumidores que nesse caso seria a cultura.
E como exemplo desse trabalho, temos a Coca-Cola que há mais de 17 anos patrocina o evento cultural cujo nome é “Festival Folclórico de Parintins” onde nesse evento existem dois bois Garantido (boi Vermelho) e Caprichoso (Boi Azul), os torcedores desses personagens folclóricos é tão grande que o Grupo de marketing da Coca-Cola pensou em uma estratégia de fazer duas latas diferentes uma da outra, sendo uma Azul e outra. Vermelha para representar ambos os bois, e assim não somente agregando vendas, mais sim agregando respeito e dando algo a mais aos integrantes do evento.
Marketing Social
• Reflorestamento é uma forma de cuidar da flora e do meio ambiente.
• Ajudas ONG´s a empresa pode se comprometer com uma causa especifica ou ajudar mais de uma;
• Descartes corretos dos seus lixos (resíduos descartados) para não prejudicar o meio ambiente esse cuidado é mais aplicado em indústrias que na produção dos seus produtos eliminam resíduos que podem contaminar o meio ambiente.
Aqui mostramos para vocês que o Marketing Cultural e o Marketing Social se forem bem-feitos com pesquisas, análises, público-alvo, será um grande sucesso e terá uma alta taxa de aceitação do público e eles identificarão a preocupação da empresa com questões sociais e culturais.
Fontes:
https://www.iventys.com.br/2020/05/13/a-coca-cola-em-parintins-am-um-caso-de-sucesso
Comentários
Postar um comentário