Plano de Marketing

 


Olá Wolves, como vocês estão? 


Preparados para saber sobre planejamento de marketing? 


Aqui iremos mostrar o que é e quais as etapas do Plano de Marketing 


O que é um Plano de Marketing? 


Plano de Marketing é um guia que serve para nortear as ações da empresa ou de alguma área com missão de alcançar os objetivos propostos e colaborar para o crescimento da empresa. É um documento que junta todas as ideias e estratégias de marketing que irão aplicar durante determinado período. É um recurso de gestão estratégica que alinha metas amplas. 

Nesse documento estão alguns indicadores, análises e dados, pesquisa de mercado, objetivos  entre outras informações relevantes que ajudarão a empresa crescer. 

Por meio desse “guia” é possível definir o que será feito, definir ações que devem ser tomadas e implementadas, em quais canais, custos e de que maneira os resultados serão medidos. 

Assim, podemos dizer que um plano de marketing auxilia a:

 

 

  • Aumentar as vendas e o faturamento;

 

 

  • Divulgar produtos ou serviços;

 

  • Identificar oportunidades e ameaças.





Quais as etapas do Plano de Marketing? 


Agora iremos ver a estrutura do plano de marketing, iremos mostrar um planejamento mais amplo e estratégico, mas podem ser adaptadas para outros tipos de plano. 


  1. Análise de mercado


Primeiramente, conheça o seu mercado. Para poder fazer isso, a empresa irá ter que pesquisar sobre o seu atual cenário global atual, tendências do futuro e seus concorrentes diretos e indiretos. Essa etapa da análise é muito importante para conseguir se destacar no mercado. 

A ferramenta mais utilizada para ajudar nessa fase é a Matriz SWOT. Ela ajuda a entender o ambiente no qual a empresa está inserida a partir de 4 pontos: 


Imagem: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/


Forças: análise de vantagens do ambiente interno da empresa em relação aos negócios;

Fraquezas: análise das desvantagens do ambiente interno da empresa que podem prejudicar o negócio;

Oportunidades: análise de forças externas que influenciam positivamente a empresa em seu negócio;

Ameaças: análise de forças externas que podem afetar negativamente a empresa.


  1. Persona 


A persona é a representação do seu cliente ideal, saber que é o seu público-alvo é muito importante, mas se aprofundar nele é ainda mais importante. 

Para construí-lo, você deve pensar nele como uma pessoa fictícia ou em algum personagem, dando  ela características físicas, psicológicas, seus interesses, profissão, coisas que gosta de fazer, medos e desejos e descreva sobre suas relações amorosas e familiares. 


  1. Jornada de compra


Nessa etapa você deve buscar saber sobre a jornada de compra do seu consumidor ideal. Como que sue produto irá chegar até ele, o que precisa fazer para se tornar cliente e assim por diante. Existem empresas que dividem em 4 etapas a jornada de compra:

-Aprendizado e descoberta;

-Reconhecimento do problema;

-Consideração da solução; 

-Decisão de compra. 

Em cada uma dessas etapas irá precisar detalhar os passos do seu cliente ideal até sua marca, como ele reconhece que tem um problema e como passa a considerar uma solução para então assim realizar a compra. 


  1. Mix de Marketing 


Existem 4Ps do marketing e você deve defini-los em seu plano de marketing ou no plano de marketing da empresa no seu negócio. São eles: 


  • Produto: se refere a tudo o que compõe o produto, como materiais, fabricação e características intangíveis;

 

  • Preço: se refere a tudo o que está relacionado com a precificação e o valor (emocional) do produto;

 

 

  • Promoção: todas as ações e atividades de marketing para divulgar o produto nesses canais.

 

 

  1. Plano de ação

 

 

Hora de criar uma lista com 5 a 10 ações de marketing que sua marca vai faze4r para conseguir conquistar os seus objetivos, Elas devem ser juntas com o mix de marketing, assim todas as  estratégias vão estar alinhadas. 

 

 

  1. Controle de orçamento e de resultados 

 

 

Definir o quanto deseja gastar nas ações de seu plano de marketing e quanto espera de retorno. Ter um orçamento definido irá ajudar a não passar dos limites de custos que a empresa pode ter. 

 

Estimar um valor para cada ação de marketing e um prazo de duração também será bom para seu desenvolvimento.  Selecionar os KPIs (Key Performance Indicator - tradução “Indicador-Chave de Desempenho’’) mais relevantes para a análise de sua performance para conseguir mensurar seus resultados ou realizar ajustes, caso precise otimizar suas campanhas

 

 

Fontes:

https://www.dinamize.com.br/blog/plano-de-marketing/

https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/

https://fia.com.br/blog/plano-de-marketing/#:~:text=Plano%20de%20marketing%20%C3%A9%20um,ser%C3%A3o%20realizadas%20durante%20determinado%20per%C3%ADodo.

 


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