Olá Wolves, como vocês estão?
Preparados para saber sobre planejamento de marketing?
Aqui iremos mostrar o que é e quais as etapas do Plano de Marketing
O que é um Plano de Marketing?
Plano de Marketing é um guia que serve para nortear as ações da empresa ou de alguma área com missão de alcançar os objetivos propostos e colaborar para o crescimento da empresa. É um documento que junta todas as ideias e estratégias de marketing que irão aplicar durante determinado período. É um recurso de gestão estratégica que alinha metas amplas.
Nesse documento estão alguns indicadores, análises e dados, pesquisa de mercado, objetivos entre outras informações relevantes que ajudarão a empresa crescer.
Por meio desse “guia” é possível definir o que será feito, definir ações que devem ser tomadas e implementadas, em quais canais, custos e de que maneira os resultados serão medidos.
Assim, podemos dizer que um plano de marketing auxilia a:
Atrair clientes novos, fidelizar os atuais e recuperar antigos;
Aumentar as vendas e o faturamento;
Elevar a sua autoridade no mercado, gerando brand awareness;
Divulgar produtos ou serviços;
Identificar oportunidades e ameaças.
Quais as etapas do Plano de Marketing?
Agora iremos ver a estrutura do plano de marketing, iremos mostrar um planejamento mais amplo e estratégico, mas podem ser adaptadas para outros tipos de plano.
Análise de mercado
Primeiramente, conheça o seu mercado. Para poder fazer isso, a empresa irá ter que pesquisar sobre o seu atual cenário global atual, tendências do futuro e seus concorrentes diretos e indiretos. Essa etapa da análise é muito importante para conseguir se destacar no mercado.
A ferramenta mais utilizada para ajudar nessa fase é a Matriz SWOT. Ela ajuda a entender o ambiente no qual a empresa está inserida a partir de 4 pontos:
Imagem: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/
Forças: análise de vantagens do ambiente interno da empresa em relação aos negócios;
Fraquezas: análise das desvantagens do ambiente interno da empresa que podem prejudicar o negócio;
Oportunidades: análise de forças externas que influenciam positivamente a empresa em seu negócio;
Ameaças: análise de forças externas que podem afetar negativamente a empresa.
Persona
A persona é a representação do seu cliente ideal, saber que é o seu público-alvo é muito importante, mas se aprofundar nele é ainda mais importante.
Para construí-lo, você deve pensar nele como uma pessoa fictícia ou em algum personagem, dando ela características físicas, psicológicas, seus interesses, profissão, coisas que gosta de fazer, medos e desejos e descreva sobre suas relações amorosas e familiares.
Jornada de compra
Nessa etapa você deve buscar saber sobre a jornada de compra do seu consumidor ideal. Como que sue produto irá chegar até ele, o que precisa fazer para se tornar cliente e assim por diante. Existem empresas que dividem em 4 etapas a jornada de compra:
-Aprendizado e descoberta;
-Reconhecimento do problema;
-Consideração da solução;
-Decisão de compra.
Em cada uma dessas etapas irá precisar detalhar os passos do seu cliente ideal até sua marca, como ele reconhece que tem um problema e como passa a considerar uma solução para então assim realizar a compra.
Mix de Marketing
Existem 4Ps do marketing e você deve defini-los em seu plano de marketing ou no plano de marketing da empresa no seu negócio. São eles:
Produto: se refere a tudo o que compõe o produto, como materiais, fabricação e características intangíveis;
Preço: se refere a tudo o que está relacionado com a precificação e o valor (emocional) do produto;
Praça: aqui, você deve falar tudo sobre os canais de distribuição do produto;
Promoção: todas as ações e atividades de marketing para divulgar o produto nesses canais.
Plano de ação
Hora de criar uma lista com 5 a 10 ações de marketing que sua marca vai faze4r para conseguir conquistar os seus objetivos, Elas devem ser juntas com o mix de marketing, assim todas as estratégias vão estar alinhadas.
Controle de orçamento e de resultados
Definir o quanto deseja gastar nas ações de seu plano de marketing e quanto espera de retorno. Ter um orçamento definido irá ajudar a não passar dos limites de custos que a empresa pode ter.
Estimar um valor para cada ação de marketing e um prazo de duração também será bom para seu desenvolvimento. Selecionar os KPIs (Key Performance Indicator - tradução “Indicador-Chave de Desempenho’’) mais relevantes para a análise de sua performance para conseguir mensurar seus resultados ou realizar ajustes, caso precise otimizar suas campanhas.
Fontes:
https://www.dinamize.com.br/blog/plano-de-marketing/
https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/
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