Ciclo de Vida do Produto no Planejamento de Vendas



Algumas etapas que compõe o ciclo de vida do produto são: Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Esses recursos são aplicados no planejamento de vendas. Dependendo de fatores como sazonalidade, modismo ou tecnologia, cada um deles pode ser mais breve ou demorada.
Um player de músicas ou um simples vestido, por exemplo, estão sujeitos às variações da tecnologia e da moda, respectivamente.
O que tende a ter um tempo de vida útil bem menor do que uma caneta esferográfica, que é muito menos vulnerável às mudanças.
Entre muitas possibilidades existe de um produto passar diretamente do lançamento para o declínio, isso pode acontecer quando ele não é bem recebido pelos clientes.
Para se oferecer um produto que agrade, que seja interessante é preciso conhecer o perfil desses clientes, sendo assim, identificando suas características e preferências, se são ousadas ou conservadores.



A seguir vamos conhecer as 4 etapas que consiste em o ciclo de vida do produto.

1- Introdução
É a fase inicial da vida do produto ou período que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: o baixo volume de produção e de vendas.
Nesse caso a concorrência também é menor, e o desafio fica por conta de estabelecer processos eficientes e se firmar diante dos clientes 

2- Crescimento
Essa etapa é quando o produto, já é amplamente conhecido pelos consumidores em potencial, ele se torna mais vendido.
Pode ser considerado o seu melhor momento, embora a concorrência também possa ser maior. E para atender a demanda, a sua produção aumenta.

3- Maturidade
A tendência é que nessa terceira fase do ciclo de venda do produto, a maturidade, se caracterize pelo baixo crescimento das vendas.
Pensando por outro lado, as vendas de estabilizam, o que pode ser muito favorável se manter uma clientela fiel. Com vendas constantes.

4- Declínio
Nessa 4° etapa, as vendas do produto começam a cair e isso pode ocorrer por umas séries de razões de acordo com o ramo da empresa, a razão pode ser a mudança do comportamento do público-alvo, que prefere soluções ou mesmo por conta dos avanços tecnológicos, que oferece artigos mais eficientes.
Apesar de parecer que nunca vão atingir o declínio, é importante que você esteja preparado para esse momento que é praticamente inevitável em muitas áreas.

O ciclo de vida do produto do planejamento é baseado no mesmo princípio biológico do ser vivo: ele nasce, cresce e morre.
Mas no planejamento de vendas esse ciclo pode ser estendido ou encurtado de acordo com as ações tomadas diante dos cenários identificados no planejamento.
Um produto pode ter um ciclo de vida curto, porém avassalador ou um ciclo muito longo, porém com menos impacto perceptível.

O mais importante é que o planejamento de vendas vai dizer por quanto tempo um produto consegue se manter no mercado e qual a hora de ele morrer ou entrar em declínio.





Referências Bibliográficas
Gestão Click
Portal do Marketing
Planejamento de Vendas
Kaminsk, P.C, Vizioli, Renato., uso de portais de informação pública na prospecção de oportunidade de negócio e no desenvolvimento de produtos e serviços. São Paulo, 2015. Editora Edgar Blucher Ltda. 3Mb; ePub. Biblioteca Virtual.

Participantes do grupo
Ana Stella
Diogo Bueno
Francis Carlos
João Marcos
Karen Villar
Ligia Sousa
Stefany Parra

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