EDI - (ELETRONIC DATA INTERCHANGE)


O QUE É E COMO FUNCIONA O EDI (ELETRONIC DATA INTERCHANGE)

Com o grande avanço da tecnologia e a competitividade no mercado, criam-se novas alternativas para facilitar e minimizar processos, trazendo assim diferenciais para as empresas. O EDI surgiu propondo simplicidade e agilidade no compartilhamento de informações, transferindo arquivos de um sistema para outro de forma automática, sem necessidade de um trabalho manual na hora de inserir informações, o que diminui o risco de erros drasticamente.
O EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados, em português – é uma tecnologia com intuito de viabilizar troca de informações importantes, como por exemplo: processamento de encomendas, faturas e pagamentos, cargas e estoques, e etc. Mas isso só se torna possível quando as empresas envolvidas seguem um padrão, estabelecido por elas, que é chamado de “layout EDI”, e serve para orientar como os dados devem ser gerados e transmitidos.




A implementação do EDI, faz com que seja necessário um padrão para o envio de arquivos, facilitando a integração entre as empresas. Assim, nos anos 90, surgiu a PROCEDA, com vários layouts padronizados que, mais tarde, seriam adotados como padrão para vários tipos de negócios. Com o tempo são necessárias algumas mudanças, visando modernizações e continuar atendendo bem as necessidades dos usuários. Dessa forma, versões mais antigas devem receber atualizações sem que haja impacto nas operações.

Benefícios
        Aumento na competitividade entre as empresas, com um controle sobre vendas e ações, ajudando a melhorar o desempenho.
        Aumento da agilidade e rapidez em processos de produção e administração
        Diminuição nos custos operacionais (Menos pessoas envolvidas no processo)
        Redução do tempo para processamento e troca de informações


Custos
        Instalação de uma boa estrutura de informática
        Investimento em hardware e software
        Treinamento do pessoal para operar novos processos
        Atualizações constantes no sistema



Embora os custos para se manter o EDI numa empresa sejam altos, o grande potencial e a melhora significativa nos processos falam mais alto na hora da escolha. Porém, vale ressaltar que para a eficiência da automação não basta apenas ter bons equipamentos e um bom treinamento, é preciso adaptar seus processos a nova estrutura, seguindo um planejamento para manter a ordem e o bom funcionamento. Assim, torna-se claro que o EDI é uma boa escolha para melhorar o entendimento entre as empresas.

Redatores do artigo: André Luiz, Beatriz Tovaruela, Bruna Oliveira, Camila Silva, Gabriel Mariano, Lucas Matheus, Marcelo Henrique, Patrick Diego, Vagner Virgílio, Yuri Oliveira.

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