Os desafios na implantação do omnichannel



Os consumidores hoje em dia já não possuem uma comunicação única com os vários canais que existem. A venda acontece em um ciclo com vários canais e contatos.
Empresas bem-sucedidas sabem que, hoje em dia, não é suficiente concentrar suas ações em um único canal de contato. Além de todas as estratégias de atendimento básicas, é preciso implantar omnichannel e facilitar a busca e o processo de relacionamento com consumidor.
O conceito omnichannel refere-se à melhoria da experiência do cliente através da possibilidade de contato onde, quando e como quiser. Significa facilitar a vida do consumidor graças à conexão de todos os canais. Mas vai, além disso.
Quais são as dificuldades reais de se implantar omnichannel nas empresas?
Separamos alguns pontos importantes para você:
             Top Down/Bottom Up
Significa de cima para baixo e de baixo para cima. Ou seja, para a implantação de omnichannel dar certo em sua empresa todos os setores precisam estar envolvidos no projeto.
             Organização fiscal
Os canais precisam estar integrados, não só na hora da compra mais também nas trocas, devoluções, emissões de notas fiscais entre outras questões.
             Comercial/Comissionamento/Politicas comerciais/Planejamento comercial
A maioria das empresas trabalha com comissionamento, e por isso quem quer implantar o omnichannel tem um grande desafio que é o seguinte: os vendedores dão esse tipo de venda como “PERDIDA”, porque não pensam que no caso de troca de produto ou até mesmo devolução ele pode entrar em ação e vender algo a mais para o cliente, por exemplo.
Geralmente a web é um ambiente mais competitivo e com preços menores do que a loja física, em contrapartida na loja física o cliente pode “brigar” por um desconto maior, e é preciso encontrar equilíbrio.
Sobre o planejamento comercial é preciso ter uma previsão de compras, até porque o estoque tanto da web quanto da loja física é compartilhado, porém pode causar alguns efeitos ruins.
·         Reconhecer o perfil completo do consumidor
Deve-se fazer com que não só o consumidor possa ser reconhecido (e rapidamente) em todos os pontos de contato com os canais, como permitir com que seja possível avaliar os hábitos e atitudes de forma a criar uma oferta mais adequada ao seu perfil. Essa estratégia aumenta a probabilidade de conversão da venda, bem como o grau de satisfação desse consumidor com sua experiência de compra.
·         Atuação digital
Para ter uma estratégia eficaz de omnichannel é preciso, ao menos, ter dois canais relevantes. E boa parte do varejo brasileiro ainda não conseguiu criar canais digitais consistentes. Por aqui, o varejo online representa 3,5% de todo o setor. “São cerca de 200, 300 empresas debatendo isso porque são elas que têm canais relevantes, já entenderam a estratégia e já encontraram o caminho para resolver esse problema”, afirma. Em mercados mais maduros, porém, o online cresce em representatividade. Em Londres, por exemplo, esse porcentual é de 15%.
·         Custos
Outro entrave para as estratégias de omnichannel ainda são os custos para o consumidor.
“O primeiro ponto para o consumidor não comprar no e-commerce é o nível de serviço e o frete”.
“Essa é uma primeira triangulação: como aumento a satisfação de uma experiência de compra no e-commerce brasileiro quando a gente tem uma entrega longa e com alto custo?”.
Bom, esses são só alguns pontos, esperamos tê-los ajudado pelo menos em algumas questões.
Um abraço, até a próxima!

Palavras chave: Omnichannel, Estratégia, Canais

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Fontes:
https://www.3xceler.com.br/blog/e-commerce/os-principais-desafios-do-omnichannel

https://www.mercadoeconsumo.com.br/2014/06/26/os-7-maiores-desafios-varejo-omnichannel/

https://www.voxage.com.br/os-4-principais-desafios-de-implantar-omnichannel-nas-empresas/
https://digitalks.com.br/noticias/desafios-das-estrategias-omnichannel/

https://www.dcg.com.br/blog/dcg-school/os-10-desafios-de-uma-estrategia-omnichannel/



Participaram do desenvolvimento deste artigo:
Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Taiza Santoro
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny




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