Entendendo o autoatendimento


Autoatendimento
O autoatendimento também chamado de atendimento inteligente, é uma das ferramentas mais eficazes para otimizar as operações de relacionamento com os clientes. Ele ajuda a filtrar as solicitações dos clientes fazendo com que a resolução seja mais precisa.



Como funciona?
Geralmente é utilizado para melhorar os canais de SAC e solucionar problemas de forma imediata. Ele trabalhará 24 horas por dia durante os sete dias da semana.
Mas também é utilizado para realizar compras, e muitas redes de fast food já implementaram máquinas de autoatendimento aonde os clientes tem acesso a todo o cardápio, e consegue montar seu pedido reduzindo assim as filas.

Vantagens:

 Para a empresa:
ü  Aumenta a produtividade: Diminui as filas, logo a equipe consegue trabalhar com mais ‘folga’, conseguindo focar em problemas mais complexos e casos de maior importância.

ü  Diminui os custos operacionais: Como parte dos consumidores não precisam falar com a equipe de atendimento, o tempo de espera na fila diminui, assim como os preços das ligações. Pode ocorrer também a redução dos gastos com operadores.

Para os consumidores:
ü  Reduz o tempo médio de atendimento: Através de um menu o cliente escolhe de forma rápida e fácil o atendimento que deseja. Isso diminui os processos a serem feitos para a resolução de problemas.

ü  Funcionamento 24h por dia: Geralmente funcionam 7 dias por semana 24h por dia, isso aumenta a flexibilidade do horário para aqueles clientes que não conseguem solicitar o atendimento em horário comercial.

ü  Reduz as chances de erro: As máquinas erram muito menos do que as pessoas, isso é fato. Ou seja, utilizar tecnologia em atendimento reduz muito o erro com os clientes que são naturais. Quanto mais sistemas são utilizados, menores são as chances de ocorrerem equívocos. 

Desvantagens:















Para a empresa:
û  Requer atualizações constantes: Sistemas de atendimentos, processos e entre outros, necessitam estar em constante atualização. Se a empresa não se atentar a isso, pode causar lentidão e falhas nos sistemas, consequentemente gerará a insatisfação dos clientes.

û  Dificulta o entendimento do comportamento dos consumidores: No autoatendimento as pessoas só terão o contato com a URA ou sistema, isso impossibilita os atendentes e a empresa de entender o comportamento do seu cliente e as reais necessidades já que o contato humano é eliminado. Por isso mesmo com o autoatendimento é importante manter o relacionamento com os clientes.

Para os consumidores:
û  Pouco detalhamento de informação: O autoatendimento ainda não fornece informações detalhadas sobre produtos ou serviços, nem suporte especializado. Na verdade, ele só ajuda na introdução do problema.

û  Contato menos humano: Para aqueles clientes que ainda preferem a moda antiga pode ser um problema, pois em questões mais graves aonde o cliente requer um atendimento mais aprofundado pode não ser eficaz.

 Conclusão

Assim como a tecnologia o autoatendimento tem seu lado bom e ruim, porém as empresas necessitam acompanhar esta constante evolução no mercado, e ainda ter a percepção das necessidades de seus clientes, que hoje preferem a rapidez no atendimento.
Pois tempo é dinheiro não é mesmo? E sendo assim o autoatendimento ajuda a atender as duas questões, mas claro que o atendimento presencial ainda é de extrema importância no relacionamento com o cliente.

Redatores do artigo: André Luiz, Beatriz Tovaruela, Bruna Oliveira, Camila Silva, Gabriel Mariano, Lucas Matheus, Marcelo Henrique, Patrick Diego, Vagner Virgílio, Yuri Oliveira.
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