Marketing Digital: Google Analytics



Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pelo Google. Ao ativar o serviço por intermédio de uma conta Google, você recebe um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site, assim aumentando o número de visitantes na página. O G.A é capaz de deixar em evidência quais cliques se converteram em transações comerciais, isso ajuda na hora da decisão de onde investir.
O GA atualmente é considerado uma das principais ferramentas de monitoramento de trafego. Os recursos parecem não ter fim.
Algumas informações que o GA oferece:
✓ Numero total de visitantes, visitante único e visitantes que retornaram ao site.
✓ Origens de trafego – de onde  estão vindo os acessos que chegam ao site.
✓ Metas - quais as metas traçadas para o site foram atingidas.
✓ Resultados de e-commerce – como anda o desempenho da sua loja virtual.
✓ Marketing – quais as campanhas de marketing darão melhor resultado.
✓ Mídias sociais – quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso.
Alguns dos principais motivos para usar o GA:
1. Entender o melhor horário para suas ações, saber os dias do mês, da semana ou até mesmo as horas que seus visitantes mais se engajam com o site.
Com esses dados em mãos, além de poder programar ações é possível saber também o que não fazer nos momentos de pico, como uma atualização de site que atingirá boa parte de seus usuários.
2. Descobrir causas para abandono do seu site
Analisar a taxa de rejeição. Ou seja, quantos dos seus visitantes abandonam seu site sem ao menos interagir com ele.
Se você vende um serviço e seu site não está gerando vendas, você já sabe que tem alguma coisa errada, mas, analisando esse dado, fica mais fácil entender se o problema está na página ou no produto em si.
3. Compreender quais os dispositivos utilizados por seus visitantes
Hoje é imprescindível que suas páginas estejam otimizadas para dispositivos móveis. Essa é inclusive uma das questões que podem prejudicá-lo nos resultados de busca, caso não esteja de acordo com as diretrizes do Google.
Mas, além disso, é possível que você precise investir mais em mobile ao longo do tempo, faça mais sentido desenvolver aplicativos ou ações para mobile e não mais para desktop.
Essas informações são fundamentais para identificar se seus esforços e investimentos estão sendo convertidos em resultados.
O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, resolução de tela, Java, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
Curiosidade:
O Sistema conta com um breve código Java script em cada página do site que o visitante acessar. Este código envia os dados ao Analytics, que, por sua vez, os transmite ao dono. A cada novo site cadastrado no sistema, o Google Analytics varre o código-fonte em busca do código fornecido. Caso não encontre ele continua acessando a página periodicamente até encontrar a sequência de caracteres prevista.


Palavra Chave: Google Analytics

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Fontes:

http://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-google-analytics-e-como-ele-funciona
https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-analytics/
https://marketingdeconteudo.com/analytics-usuarios-sessoes/


Participaram do desenvolvimento deste artigo:

Amanda Kelly
Breno Diniz
Giovana Santos
Nataly Gonçalves
Taiza Santoro
Thaís Menezes
Thais Vitório
Yumy Karolyny

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