Adaptações do varejo na pandemia

 

Mudanças de consumo requer adaptações no varejo


A pandemia de Covid 19 chegou de forma inesperada e o que inicialmente parecia ser um distanciamento social de apenas quinze dias, passou a ser uma forma de rever sua posição no mercado e criar um planejamento para entender as mudanças de consumo para manter-se ativo em meio pandemia e a crise econômica.

O impacto da pandemia também teve forte efeito no consumidor que seja por necessidade ou preocupação passou a rever seus hábitos de compras. Segundo a revista Veja 54% dos brasileiros passaram a consumir apenas o essencial. Outro exemplo é que, com as atividades em Home Office, muitos consumidores priorizaram melhorias no seu ambiente em detrimento a artigos vestuário, tecidos e calçados, o que explica a queda nesse setor apontados pelo IBGE, de acordo com a pesquisa mostrada na Agência Brasil esse foi um dos setores mais afetados, teve queda de 38,7% no primeiro semestre de 2020 e de 9,8% no segundo, mesmo tendo picos de crescimento em 2021, ainda não conseguiu recuperar-se.

Um dos pontos mais evidentes nesse momento foi a necessidade de estratégias tecnológicas. Muitas tecnologias que passamos a utilizar não são novas, porém ganhou potência e visibilidade devido a necessidade de manter relacionamentos e negócios, sendo assim a pandemia impulsionou avanços tecnológicos garantindo a muitos varejistas uma forma de continuar no mercado e adaptar-se.


Confira abaixo algumas adaptações adotadas pelo varejo:



Pagamento sem contato:

Pagamentos sem contato ganharam força no Brasil nesse período, além de facilitar na hora das compras, também dá ao consumidor segurança ao evitar que toque em superfícies que possam estar expostas ao vírus. Conforme notificação da Abecs, a modalidade de cartão por aproximação quadriplicou durante a pandemia.

O pagamento por PIX ser tornou uma forma de pagamento indispensável para muitas empresas. A nova modalidade facilita compras apenas com o uso do celular e podem ser feitas transferências instantâneas de qualquer valor, sendo uma facilidade para o varejista e para o consumidor.

 

Pro­­tocolos de segurança

A higiene além de ser exigência de órgãos públicos passou a ser uma pauta cobrada pelo consumidor. As lojas físicas passaram a oferecer álcool em gel, distanciamento de áreas, barreiras acrílicas ou até mesmo disponibilizam funcionários para higienização de carrinhos e cestas de compras.

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Digitalização das pequenas e medias empresas

A digitalização ocorreu em empresas de diversos portes, porém as que mais se sentiram impulsionadas a adaptar-se foram os pequenos e médios negócios. Algumas empresas como Google e Cielo formaram parcerias para auxiliar empresas de menor porte.

Ainda que muitas empresas pequenas e médias estejam no estágio inicial da aderência a digitalização, é um processo importante para prevenir e evitar futuras crises.

 

Vendas online

Muitos consumidores passaram a realizar compras online durante a quarentena, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen em parceria com a Elo, o e-commerce cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Para o consumidor garante um certo conforto e também flexibilidade nos horários de compra, mas e para os varejistas, como está sendo? Para garantir esse conforto ao cliente muitos varejistas tiveram que investir seja na segurança dos dados no momento de utilizar o site ou aplicativo, expandindo estoque ou até mesmo melhorias nas entregas para atender a praticidade desejada pelo consumidor.




Omnichannel

Outra estratégia utilizada para expansão varejo nesse período foi o Omnichannel, muitas vezes apontada como algo para futuro, hoje ela está presente nos hábitos de compras de muitos brasileiros. A ideia consiste em incorporar diversos canais e pontos para auxiliar o cliente na decisão de compra, oferecendo a ele uma experiencia padronizada independente do meio utilizado, com isso é possível o consumidor pesquisar online, tirar dúvidas em chats, realizar a compra por aplicativo e retirar na loja física. Os consumidores estão cada vez mais conectados e buscam marcas em diversas plataformas, seja para comparar preços, verificar estoque, acompanhar coleções, consultar avaliações ou pedindo suporte e mantendo a presença física e online no varejo, além de ser uma divulgação, pode criar experiencia consistente a fim de fidelizar o cliente.

 

Serviços de entrega e retirada

Mesmo sendo serviço essencial, os métodos de entrega também tiveram alterações, já que a necessidade do consumidor mudou, o varejo teve que adaptar-se e diversificar no modelo de entrega para melhor atendê-los. No setor alimentício, por exemplo, muitos aplicativos de delivery passaram a integrar compras de supermercados. Pequenas empresas tiveram que aderir a serviços de entrega para não ver seu negócio ameaçado.

O isolamento afetou o cenário social, mas também o econômico, com isso muitos consumidores passaram a optar por retirar seu produto na loja, além de ser rápido, muitas vezes é gratuito. Para aqueles que ainda desejam a velocidade na entrega lojas passaram a oferecer entregas expressas muitas vezes com descontos ou frete grátis para atrair o consumidor.

A tendencia é que muitos varejistas diversifiquem nos serviços de entrega mesmo com a flexibilização do isolamento adaptando-se mais de acordo com a necessidade do cliente.

 

A transformação digital já é realidade e mesmo com a pandemia perdendo a força, muitas mudanças impostas pelo vírus deverão persistir. O varejo respondeu de maneira rápida à crise, apesar de ter sido impactado também trouxe diversas soluções, a tendência é que muitas outras formas de consumo surjam ao longo dos anos e o varejo deve se adaptar e buscar novas formas de continuar chegando ao consumidor. 

 

 

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Fontes:

https://veja.abril.com.br/insights-list/insight-3/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-08/vendas-no-comercio-varejista-caem-17-em-junho-aponta-ibge

https://www.imparcial.com.br/noticias/tecnologia-nfc-aumentou-ou-nao-durante-a-pandemia,44453

https://diariodocomercio.com.br/economia/cielo-se-une-ao-google-por-digitalizacao-de-pequenas-e-medias-empresas/

https://www.totvs.com/blog/gestao-varejista/tendencias-do-varejo/

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2021/03/26/omnichannel-melhores-estrategias-e-tendencias.html

https://sancagalpoes.com.br/demanda-por-entregas-rapidas-e-inovadoras-persistem-em-meio-a-pandemia/

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