Olá, Pessoal!
Hoje falaremos sobre CIM, mais conhecida como
Integrated Marketing Communications (Comunicação Integrada de Marketing).
Já perceberam como diferentes empresas utilizam os de diferentes estratégias
de marketing e comunicação hoje em dia?
Redes sociais, propagandas na televisão, e-mails, mensagens anexadas aos
produtos… as empresas estão sempre em contato com seus clientes, proporcionando
uma boa experiência a eles.
Essas ações não são por acaso, e o conceito que as cerca se
chama comunicação integrada. Todas as marcas estão em constante
comunicação com seus consumidores, sem exceção! Cada vez mais os consumidores
se tornam exigentes e não aceitam empresas frias, com o único propósito de
vender seus produtos ou serviços. Agora, cada organização deve investir em
relacionamento e saber utilizar muito bem cada possibilidade de interação.
Uma imagem forte e exclusiva consequentemente pode aumentar as vendas,
fidelizar clientes e até mesmo atrair bons investidores.
Pensando em tudo isso, desenvolvemos este blog completo para lhe mostrar como
aplicar a comunicação integrada em sua estratégia e obter ótimos resultados.
Confira abaixo!
- O que
é comunicação integrada de Marketing?
A comunicação integrada é o processo de planejar e
executar ações em diferentes canais. Com essa interligação de estratégias e
discursos, a empresa fortalece a sua marca, cria e consolida sua identidade com
o seu público alvo e garante um bom posicionamento no mercado e na sociedade em
geral. Ou seja, A comunicação Integrada busca da melhor maneira integrar
ferramentas utilizadas pelo marketing para se relacionar com os consumidores,
de uma forma que elas trabalhem juntas.
- Quais são os principais objetivos e
fundamentos dessa estratégia?
Analisaremos os principais objetivos e fundamentos da
comunicação integrada para entender melhor como essa estratégia é importante
para as empresas.
·
Consistência
= A consistência é criada com planejamento. Cada ponto de interação deve
seguir o mesmo padrão e transmitir os valores da empresa. Se isso for quebrado,
toda a identidade da marca e sua consolidação no mercado será prejudicada.
·
Coerência
= A comunicação dos diversos canais de contato com a empresa deve
apresentar coerência.
Imagine um cliente que liga para o atendente da empresa para perguntar
sobre o estoque de um produto, e o atendente responde que não estava
disponível.
No entanto, quando faz a mesma coisa pelo chat online, a resposta é diferente e
ele consegue o item desejado.
O que quero dizer é que a comunicação integrada de marketing vai além da
linguagem.
As informações devem estar sincronizadas e as pessoas bem preparadas para
atender os clientes.
Assim, você evita esse tipo de situação que, convenhamos, é constrangedora e
ruim para a imagem da empresa.
·
Continuidade
= Uma das estratégias de comunicação que mais trabalham a continuidade é
o envio de e-mails marketing em fluxo de automação. A continuidade
nas estratégias de comunicação deve ser muito bem aplicada para que os
potenciais clientes continuem o contato com a empresa, mesmo depois de fechar
uma compra.
·
Complementaridade
= Por último e não menos importante, os canais de comunicação devem ser
complementares. Uma pessoa pode ver um conteúdo no blog ser encaminhada
para as redes sociais, receber um convite para visitar o site, acessar o chat e
passar por muitos outros caminhos.
Todos esses pontos formam a comunicação integrada, que ajuda as empresas a
terem mais sucesso nas estratégias de marketing.
- Ferramentas
de comunicação com o mercado.
Abaixo detalhamos as principais ferramentas que fazem
parte do cardápio de uma empresa ou marca que pretende se comunicar com o
mercado.
·
Edição/Publicações
·
Eventos
·
Marketing Direto
·
Material Promocional
·
Merchandising
·
Patrocínios
·
Propaganda/Publicidade
·
Promoções de Vendas
·
Publicidade Digital
·
Relações Públicas
·
Venda Pessoal
- Quais
os 5 benefícios essenciais para a marca?
A comunicação integrada articula marketing, por meio de
um plano de comunicação, com o uso de diferentes canais de comunicação para
manter a conexão marca-cliente. Seja usando o e-mail, aparecendo nas redes sociais
ou criando propagandas em sites e TV, as estratégias de comunicação integrada
têm um objetivo: aparecer bem perante seus consumidores.
·
Fortalecimento
da identidade da marca
Como já dissemos neste conteúdo, uma marca tem
personalidade, assim como uma pessoa. Se um indivíduo altera seu comportamento
a cada instante, certamente suas relações pessoais não serão agradáveis. Isso
também é visto nas empresas.
Em outras palavras, a linguagem faz com que a sua marca crie laço com os
compradores.
·
Comunicação
eficiente
A eficiência das ações de marketing está diretamente
ligada à maneira com a qual você utiliza a comunicação integrada.
Ao criar uma promoção, por exemplo, você quer que o público corra e aproveite
as oportunidades. Para isso, trabalha senso de urgência, escassez e outros.
Se a comunicação em diferentes canais não tem uma consistência, o público
não tomará as ações que você espera.
Por isso, se você executa bem a comunicação integrada, certamente suas
estratégias de marketing terão maior eficiência.
·
Integração
entre equipes
Toda sua equipe deve falar a mesma língua. O
produtor de conteúdo, os atendentes, os vendedores, a equipe de desenvolvimento
de produto, o time de envio dos pedidos… ou seja, toda a empresa deve seguir a identidade
da marca.
·
Ganho
da escala
As ações de marketing visam sempre o crescimento
contínuo, por exemplo, ao aumentar a sua base de leads.
Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais engajamento; quanto maior o número de
cadastros engajados, mais vendas; quanto maior número de vendas, melhores são
os resultados.
·
Aumento
das vendas
Os consumidores, cada vez mais exigentes, preferem marcas
que se preocupem com o público, que mantenham vários canais de comunicação e
que apresentem uma identidade e personalidade forte.
Marcas com projetos de preservação ambiental, programas de inclusão de
minorias, combate à discriminação e outros aspectos podem, além de contribuir
para um mundo melhor, ter um maior valor agregado na visão dos clientes.
- Etapas
do planejamento integrado de comunicação:
Diagnóstico: é hora de ouvir! Aqui, você vai
conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada,
além de analisar o micro e macro ambiente!
Análise situacional: aqui você vai entender como sua
empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação.
Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders
Definição de objetivos, metas, táticas,
estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos
quanti e qualitativos.
Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é
estratégico para sua empresa?
Escolha dos meios: que canais de comunicação
utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?
Indicadores estratégicos: defina aqui as métricas
que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!
Investimentos: quanto será preciso investir?
Recursos: o que temos hoje para construir esse plano
ou campanha?
Cronograma: quanto tempo vai levar?
Responsáveis: quais são os envolvidos e suas
atribuições?
Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as
ações serão executadas?
- Como criar uma
campanha de marketing integrada?
Estude seu público-alvo:
ü
Para quem você vai criar os canais de
comunicação?
ü
Como essas pessoas se comunicam?
ü
Qual o tipo de linguagem?
ü
Quais são as principais necessidades e
interesses?
ü
Como elas fazem contato com as empresas?
Celular, computador, telefone, e-mail?
É importante responder a essas perguntas para realmente
ter sucesso. Se você não souber o tipo de linguagem, por exemplo, pode criar
mensagens que as pessoas não entenderão.
Planeje suas campanhas, determine os objetivos de cada uma, os alvos, os canais
a serem usados, o tempo de campanha, enfim. Tudo o que pode interferir nos
resultados deve ser analisado previamente.
Aumentar os pontos de interação pode gerar maior tráfego no site, mais leads e
mais vendas.
Existem ótimos exemplos no nosso mercado hoje, segue alguns nomes.
- Volvo
- Coca – Cola
- American Express
- Conclusão:
Uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas
organizações e para a otimização das suas atividades, influenciando
positivamente no alcance dos objetivos estratégicos, sendo até um fator
decisivo para a sobrevivência das empresas no mercado. No entanto, esta
comunicação tem que estar alinhada com os objetivos de marketing e sobretudo,
ser feita apenas a uma só voz, de forma coerente e assertiva. Se a sua mensagem
for única, torna-se mais fácil reconhecer a sua voz no meio de tanto ruído. E é
através da sua voz que a empresa conseguirá criar e manter relacionamentos com
os seus clientes.
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