Comunicação Integrada de Marketing - Integrated Marketing Communications

 


Olá, Pessoal!

Hoje falaremos sobre CIM, mais conhecida como Integrated Marketing Communications (Comunicação Integrada de Marketing).
Já perceberam como diferentes empresas utilizam os de diferentes estratégias de marketing e comunicação hoje em dia?
Redes sociais, propagandas na televisão, e-mails, mensagens anexadas aos produtos… as empresas estão sempre em contato com seus clientes, proporcionando uma boa experiência a eles.
Essas ações não são por acaso, e o conceito que as cerca se chama comunicação integrada. Todas as marcas estão em constante comunicação com seus consumidores, sem exceção! Cada vez mais os consumidores se tornam exigentes e não aceitam empresas frias, com o único propósito de vender seus produtos ou serviços. Agora, cada organização deve investir em relacionamento e saber utilizar muito bem cada possibilidade de interação.
Uma imagem forte e exclusiva consequentemente pode aumentar as vendas, fidelizar clientes e até mesmo atrair bons investidores.

Pensando em tudo isso, desenvolvemos este blog completo para lhe mostrar como aplicar a comunicação integrada em sua estratégia e obter ótimos resultados. Confira abaixo!

 

  

- O que é comunicação integrada de Marketing?




A comunicação integrada é o processo de planejar e executar ações em diferentes canais. Com essa interligação de estratégias e discursos, a empresa fortalece a sua marca, cria e consolida sua identidade com o seu público alvo e garante um bom posicionamento no mercado e na sociedade em geral. Ou seja, A comunicação Integrada busca da melhor maneira integrar ferramentas utilizadas pelo marketing para se relacionar com os consumidores, de uma forma que elas trabalhem juntas.


- Quais são os principais objetivos e fundamentos dessa estratégia?

Analisaremos os principais objetivos e fundamentos da comunicação integrada para entender melhor como essa estratégia é importante para as empresas.

 

·         Consistência = A consistência é criada com planejamento. Cada ponto de interação deve seguir o mesmo padrão e transmitir os valores da empresa. Se isso for quebrado, toda a identidade da marca e sua consolidação no mercado será prejudicada.

 

·         Coerência = A comunicação dos diversos canais de contato com a empresa deve apresentar coerência.
Imagine um cliente que liga para o atendente da empresa para perguntar sobre o estoque de um produto, e o atendente responde que não estava disponível.
No entanto, quando faz a mesma coisa pelo chat online, a resposta é diferente e ele consegue o item desejado.
O que quero dizer é que a comunicação integrada de marketing vai além da linguagem.
As informações devem estar sincronizadas e as pessoas bem preparadas para atender os clientes.
Assim, você evita esse tipo de situação que, convenhamos, é constrangedora e ruim para a imagem da empresa.

 

·         Continuidade = Uma das estratégias de comunicação que mais trabalham a continuidade é o envio de e-mails marketing em fluxo de automação. A continuidade nas estratégias de comunicação deve ser muito bem aplicada para que os potenciais clientes continuem o contato com a empresa, mesmo depois de fechar uma compra.

 

·         Complementaridade = Por último e não menos importante, os canais de comunicação devem ser complementares. Uma pessoa pode ver um conteúdo no blog ser encaminhada para as redes sociais, receber um convite para visitar o site, acessar o chat e passar por muitos outros caminhos.
Todos esses pontos formam a comunicação integrada, que ajuda as empresas a terem mais sucesso nas estratégias de marketing.

 

 

- Ferramentas de comunicação com o mercado.

Abaixo detalhamos as principais ferramentas que fazem parte do cardápio de uma empresa ou marca que pretende se comunicar com o mercado. 



    

·         Edição/Publicações

·         Eventos

·         Marketing Direto

·         Material Promocional

·         Merchandising

·         Patrocínios

·         Propaganda/Publicidade

·         Promoções de Vendas

·         Publicidade Digital

·         Relações Públicas

·         Venda Pessoal

 



- Quais os 5 benefícios essenciais para a marca?

A comunicação integrada articula marketing, por meio de um plano de comunicação, com o uso de diferentes canais de comunicação para manter a conexão marca-cliente. Seja usando o e-mail, aparecendo nas redes sociais ou criando propagandas em sites e TV, as estratégias de comunicação integrada têm um objetivo: aparecer bem perante seus consumidores.

·         Fortalecimento da identidade da marca

Como já dissemos neste conteúdo, uma marca tem personalidade, assim como uma pessoa. Se um indivíduo altera seu comportamento a cada instante, certamente suas relações pessoais não serão agradáveis. Isso também é visto nas empresas.
Em outras palavras, a linguagem faz com que a sua marca crie laço com os compradores.

 

·         Comunicação eficiente

A eficiência das ações de marketing está diretamente ligada à maneira com a qual você utiliza a comunicação integrada.
Ao criar uma promoção, por exemplo, você quer que o público corra e aproveite as oportunidades. Para isso, trabalha senso de urgência, escassez e outros.
Se a comunicação em diferentes canais não tem uma consistência, o público não tomará as ações que você espera.
Por isso, se você executa bem a comunicação integrada, certamente suas estratégias de marketing terão maior eficiência.

 

·         Integração entre equipes

Toda sua equipe deve falar a mesma língua. O produtor de conteúdo, os atendentes, os vendedores, a equipe de desenvolvimento de produto, o time de envio dos pedidos… ou seja, toda a empresa deve seguir a identidade da marca.

 

 

·         Ganho da escala

As ações de marketing visam sempre o crescimento contínuo, por exemplo, ao aumentar a sua base de leads.
Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais engajamento; quanto maior o número de cadastros engajados, mais vendas; quanto maior número de vendas, melhores são os resultados.

 

·         Aumento das vendas

Os consumidores, cada vez mais exigentes, preferem marcas que se preocupem com o público, que mantenham vários canais de comunicação e que apresentem uma identidade e personalidade forte.
Marcas com projetos de preservação ambiental, programas de inclusão de minorias, combate à discriminação e outros aspectos podem, além de contribuir para um mundo melhor, ter um maior valor agregado na visão dos clientes.

 

- Etapas do planejamento integrado de comunicação:



Diagnóstico: é hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macro ambiente!

Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação.

Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders

Definição de objetivos, metas, táticas, estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos.

Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa?

Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?

Indicadores estratégicos:  defina aqui as métricas que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!

Investimentos: quanto será preciso investir?

Recursos: o que temos hoje para construir esse plano ou campanha?

Cronograma: quanto tempo vai levar?

Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições?

Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?

 

- Como criar uma campanha de marketing integrada?




Estude seu público-alvo:

ü  Para quem você vai criar os canais de comunicação?

ü  Como essas pessoas se comunicam?

ü  Qual o tipo de linguagem?

ü  Quais são as principais necessidades e interesses?

ü  Como elas fazem contato com as empresas? Celular, computador, telefone, e-mail?

 

 

É importante responder a essas perguntas para realmente ter sucesso. Se você não souber o tipo de linguagem, por exemplo, pode criar mensagens que as pessoas não entenderão.
Planeje suas campanhas, determine os objetivos de cada uma, os alvos, os canais a serem usados, o tempo de campanha, enfim. Tudo o que pode interferir nos resultados deve ser analisado previamente.
Aumentar os pontos de interação pode gerar maior tráfego no site, mais leads e mais vendas.

Existem ótimos exemplos no nosso mercado hoje, segue alguns nomes.

- Volvo
- Coca – Cola
- American Express

 


- Conclusão:
Uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização das suas atividades, influenciando positivamente no alcance dos objetivos estratégicos, sendo até um fator decisivo para a sobrevivência das empresas no mercado. No entanto, esta comunicação tem que estar alinhada com os objetivos de marketing e sobretudo, ser feita apenas a uma só voz, de forma coerente e assertiva. Se a sua mensagem for única, torna-se mais fácil reconhecer a sua voz no meio de tanto ruído. E é através da sua voz que a empresa conseguirá criar e manter relacionamentos com os seus clientes.


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