Você sabe o que é Merchandising?


Merchandising é uma ferramenta de marketing cujo as técnicas têm finalidade de apresentar e repassar as informações sobre os produtos disponíveis no ponto de venda.


O objetivo das ações é sempre que as mercadorias tenham giro e rotatividade, para que não fiquem paradas por muito tempo no estoque.


No entanto, a finalidade principal da ferramenta, é chamar a atenção dos clientes que estão naquela determinada loja, fazendo com que eles se sintam atraídos por aquele produto.

Outra característica do merchandising é oferecer ao consumidor uma experiência única e diferenciada no momento da compra.


Quais ações podem ser feitas através do merchandising?


  • Degustação;

  • Entrega de amostra grátis;

  • Demonstração de produtos;

  • Entre outros.


Em todas essas ações de merchandising podem ser utilizados técnicas para atrair e atender da melhor forma o seu consumidor. São elas:


Merchandising sensorial


A ideia é proporcionar um momento prazeroso e causar um sentido capaz de influenciar positivamente os desejos de compra. 


Visão


Utilizar elementos visuais na cenografia que façam com que o consumidor se identifique muito bem com a empresa, é um recurso que se comunica bem para atrair visitantes para seu ponto de venda.


Olfato


Os aromas podem ser utilizados para criar um clima agradável no seu ambiente, que despertem emoções positivas e bom humor nos seus clientes.


Audição


Trilhas sonoras apropriadas ao contexto da marca também embalam o momento de compra do consumidor. Isso faz com que o consumidor fique agitado ou mais calmo, dependendo do objetivo da empresa com a ação realizada.


Paladar


Experimentar comidas e bebidas gostosas não só estimulam o bom humor no cliente como deixa-o mais receptível aos outros estímulos sensoriais.


Tato


O consumidor adora ver os produtos com a mão. Dependendo do seguimento, é importante deixar o produto acessível ao cliente para que possam interagir, tocar, sentir a textura e o peso daquele determinado produto.


Como elaborar uma estratégia de merchandising? 


Elaborar uma estratégia de merchandising não é uma tarefa fácil. Com isso, vamos listar algumas etapas para você entender melhor.


Defina o público-alvo


Saiba quais são os gostos, hábitos de consumo, estilo de vida para que você possa entender o que passa na cabeça dele ao chegar ao seu ponto de venda e escolher aquele determinado produto.


Delimite as regras a serem seguidas


Além disso, estipule os prazos, mensure e certifique-se que está tudo ocorrendo bem e, se houver erros, faça o possível para solucioná-los.


Ofereça um ponto de venda agradável


Vale a pena cuidar da organização, do layout, da aparência, da música ambiente, dos aromas, das instalações e, principalmente, da qualidade no atendimento oferecida pelos vendedores.


Como os materiais impressos podem diferenciar a minha ação de merchandising?


  • Etiquetas adesivas 

  • Displays de mesa 

  • Porta Take one

  • Mobiles

  • Wobblers

  • Cartazes

  • Encartes

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