Qual a importância de uma pesquisa de
marketing?
Sabe-se
que acima de tudo precisamos ter em mente que estar bem-informado sobre tudo
que pode estar acontecendo sobre o assunto é fundamental para que possamos
fazer uma pesquisa para uma determinada empresa, tendo como objetivo obter
resultados.
A
tarefa da pesquisa de marketing consiste em avaliar as necessidades de informações
de uma organização e fornecer à gerência informações relevantes, precisas,
seguras, válidas e atuais. O atual ambiente competitivo e os custos crescentes
tanto em produção como em produtos fazem com que essa ferramenta se torne cada
vez mais indispensável para uma boa administração da organização.
As decisões de marketing não podem se
basear em intuições ou instinto, mas em informações consistentes com a
realidade. Isso faz com que as empresas tomem decisões mais coerentes e
diminuam os investimentos desnecessários.
Para tanto, é preciso que haja conhecimento sobre os seus consumidores
finais, a fim de que se faça investimentos mais adequados. Nesse sentido, a
pesquisa de marketing é essencial.
A
pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas da
empresa. Aquelas que têm um perfil estudado pelos seus concorrentes, clientes
ou fornecedores terão uma vantagem sobre as que não têm.
As
empresas que trabalham com foco em seus clientes, visando atingir suas
necessidades e desejos, começam seus processos na pesquisa de marketing. Esta é
a primeira etapa para que a empresa saiba onde e quando investir. É também
através desta pesquisa que a organização consegue definir quando deve colocar
um novo produto ou serviço no mercado, bem como retirar de circulação um
produto que não tem apresentado boa aceitação.
É
também na pesquisa de marketing que a organização descobre como estão atuando
seus concorrentes e como o mercado está reagindo às estratégias por eles
apresentadas. Dessa forma é possível reagir em menor tempo e de forma mais
eficaz, evitando perder clientes para a concorrência.
As
empresas trabalham sob forte pressão do mercado e devem estar sempre um passo à
frente de suas concorrentes. Para isso, elas devem estar sempre atualizadas
sobre os gostos e preferências de seus clientes, uma vez que estes dados mudam
periodicamente. A pesquisa de marketing, juntamente com a criatividade e a
inovação, são peças-chaves para o diferencial de qualquer empresa.
A
pesquisa é a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao
profissional mercadológico através de informações que são usadas para
identificar e definir oportunidades e problemas. Para gerar, refinar e avaliar
ações de mercado, para monitorar o desempenho organizacional e para melhorar a
compreensão do marketing como processo. A pesquisa de marketing especifica a
informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar
informações, gerencia e implementa o processo de coleta de dados, analisa os
resultados e suas implicações (KOTLER, KELLER, 2006). As investigações são de
suma importância para as organizações, neste sentido por meio de pesquisas são
determinados quais caminhos a empresa deve seguir, focando seu produto no
cliente/mercado.
O
profissional de marketing avalia as necessidades através das informações
coletadas sobre os clientes, concorrentes e outras forças de mercado. Com o
grande volume de concorrentes hoje existentes no mercado, torna-se cada vez
mais necessário a elaboração de uma pesquisa de marketing. Kotler e Keller,
classificam a pesquisa de marketing em dois tipos: 1 Para identificar
problemas. 2 para solução de problemas. A pesquisa para identificar problemas
serve para a averiguação de problemas que não estão expostos e que poderão
surgir futuramente e a pesquisa para solução dos problemas será usada para
resolver os problemas encontrados da pesquisa anterior. Ambas as pesquisas são
importantes para as empresas, pois através dos resultados obtidos, elas poderão
estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.
Atualmente,
o mercado consumidor é atraído por marcas que oferecem produtos similares. São
bombardeados por propagandas e slogans atrativos à todo momento, dificultando a
escolha na hora da compra. Então o que os consumidores mais levam em conta?
As
marcas precisam se preocupar com o comportamento e o cotidiano de seu
"target" oferecendo emoções e criando “vontade” através de suas
mídias para tocar e saciar o desejo do consumidor. Para isso utilizam da
pesquisa mercadológica, que é uma ferramenta fundamental para entender o
consumidor e superar suas expectativas quanto aos produtos.
É
preciso que as empresas/instituições saibam como a marca é reconhecida, como
devem abordar o target (público-alvo), porque as vendas subiram ou desceram, ou
por que a concorrência está vendendo mais.
E como organizar uma pesquisa
mercadológica? Elaborando levantamento por etapas:
– Levantamento de fontes/campos
– Levantamento de experiências
– Estudos de casos
– Observações informais
Os
levantamentos podem ser coletados através de entrevistas (pessoais ou por
telefone), ou por questionários (on-line ou mala-direta). Mais necessário do
que levantar dados é analisá-los após coleta e apresentar resultados. E para
isso existem instituições não governamentais e órgãos governamentais (Nielsen,
IBGE por exemplo), além das empresas especializadas em informações de marketing
(algumas agências de publicidade oferecem serviços de pesquisa), que realizam
pesquisas direcionadas para cada campo de atuação.
No
mercado competitivo é preciso mirar o topo e chegar na frente para alcançar os
objetivos (que já devem estar traçados). A cada instante é necessário saber
mais e se antenar sobre as mudanças do mercado, pois há necessidade de criar
vínculo “além do lucro”.
Entender
por que compram, como o fazem e o que os move é mais que necessário; agrega
valor, forma elos e dá visão para cumprir a missão.
Quem
pesquisa se preocupa com o target e com as suas vontades, aprimora os objetivos
da marca e os valores instituídos. Quem pesquisa, sai na frente.
Comentários
Postar um comentário