Falando sobre pesquisa de Marketing

 

Qual a importância de uma pesquisa de marketing?

  Sabe-se que acima de tudo precisamos ter em mente que estar bem-informado sobre tudo que pode estar acontecendo sobre o assunto é fundamental para que possamos fazer uma pesquisa para uma determinada empresa, tendo como objetivo obter resultados.

  A tarefa da pesquisa de marketing consiste em avaliar as necessidades de informações de uma organização e fornecer à gerência informações relevantes, precisas, seguras, válidas e atuais. O atual ambiente competitivo e os custos crescentes tanto em produção como em produtos fazem com que essa ferramenta se torne cada vez mais indispensável para uma boa administração da organização.



As decisões de marketing não podem se basear em intuições ou instinto, mas em informações consistentes com a realidade. Isso faz com que as empresas tomem decisões mais coerentes e diminuam os investimentos desnecessários.  Para tanto, é preciso que haja conhecimento sobre os seus consumidores finais, a fim de que se faça investimentos mais adequados. Nesse sentido, a pesquisa de marketing é essencial.

  A pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas da empresa. Aquelas que têm um perfil estudado pelos seus concorrentes, clientes ou fornecedores terão uma vantagem sobre as que não têm.

  As empresas que trabalham com foco em seus clientes, visando atingir suas necessidades e desejos, começam seus processos na pesquisa de marketing. Esta é a primeira etapa para que a empresa saiba onde e quando investir. É também através desta pesquisa que a organização consegue definir quando deve colocar um novo produto ou serviço no mercado, bem como retirar de circulação um produto que não tem apresentado boa aceitação.

  É também na pesquisa de marketing que a organização descobre como estão atuando seus concorrentes e como o mercado está reagindo às estratégias por eles apresentadas. Dessa forma é possível reagir em menor tempo e de forma mais eficaz, evitando perder clientes para a concorrência.

  As empresas trabalham sob forte pressão do mercado e devem estar sempre um passo à frente de suas concorrentes. Para isso, elas devem estar sempre atualizadas sobre os gostos e preferências de seus clientes, uma vez que estes dados mudam periodicamente. A pesquisa de marketing, juntamente com a criatividade e a inovação, são peças-chaves para o diferencial de qualquer empresa.

  A pesquisa é a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional mercadológico através de informações que são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas. Para gerar, refinar e avaliar ações de mercado, para monitorar o desempenho organizacional e para melhorar a compreensão do marketing como processo. A pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerencia e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações (KOTLER, KELLER, 2006). As investigações são de suma importância para as organizações, neste sentido por meio de pesquisas são determinados quais caminhos a empresa deve seguir, focando seu produto no cliente/mercado.

  O profissional de marketing avalia as necessidades através das informações coletadas sobre os clientes, concorrentes e outras forças de mercado. Com o grande volume de concorrentes hoje existentes no mercado, torna-se cada vez mais necessário a elaboração de uma pesquisa de marketing. Kotler e Keller, classificam a pesquisa de marketing em dois tipos: 1 Para identificar problemas. 2 para solução de problemas. A pesquisa para identificar problemas serve para a averiguação de problemas que não estão expostos e que poderão surgir futuramente e a pesquisa para solução dos problemas será usada para resolver os problemas encontrados da pesquisa anterior. Ambas as pesquisas são importantes para as empresas, pois através dos resultados obtidos, elas poderão estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

  Atualmente, o mercado consumidor é atraído por marcas que oferecem produtos similares. São bombardeados por propagandas e slogans atrativos à todo momento, dificultando a escolha na hora da compra. Então o que os consumidores mais levam em conta?

  As marcas precisam se preocupar com o comportamento e o cotidiano de seu "target" oferecendo emoções e criando “vontade” através de suas mídias para tocar e saciar o desejo do consumidor. Para isso utilizam da pesquisa mercadológica, que é uma ferramenta fundamental para entender o consumidor e superar suas expectativas quanto aos produtos.

  É preciso que as empresas/instituições saibam como a marca é reconhecida, como devem abordar o target (público-alvo), porque as vendas subiram ou desceram, ou por que a concorrência está vendendo mais.

E como organizar uma pesquisa mercadológica? Elaborando levantamento por etapas:

– Levantamento de fontes/campos

– Levantamento de experiências

– Estudos de casos

– Observações informais

  Os levantamentos podem ser coletados através de entrevistas (pessoais ou por telefone), ou por questionários (on-line ou mala-direta). Mais necessário do que levantar dados é analisá-los após coleta e apresentar resultados. E para isso existem instituições não governamentais e órgãos governamentais (Nielsen, IBGE por exemplo), além das empresas especializadas em informações de marketing (algumas agências de publicidade oferecem serviços de pesquisa), que realizam pesquisas direcionadas para cada campo de atuação.

  No mercado competitivo é preciso mirar o topo e chegar na frente para alcançar os objetivos (que já devem estar traçados). A cada instante é necessário saber mais e se antenar sobre as mudanças do mercado, pois há necessidade de criar vínculo “além do lucro”.

  Entender por que compram, como o fazem e o que os move é mais que necessário; agrega valor, forma elos e dá visão para cumprir a missão.

  Quem pesquisa se preocupa com o target e com as suas vontades, aprimora os objetivos da marca e os valores instituídos. Quem pesquisa, sai na frente.



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