Tudo sobre Marketing Digital (Conceitos, Vantagens, Como aplicar e Cases de Sucesso para se inspirar!).

 

Afinal você sabe o que é Marketing Digital? Venha descobrir como esse conjunto de estratégias pode impulsionar o seu negócio.



Nos últimos anos e agora principalmente na pandemia, a internet que já fazia parte das nossas vidas afetou diretamente todos os setores com a sua transformação digital, além de estar sempre em constante evolução tecnológica. Sendo o maior meio de comunicação mundial, a internet gera muitas oportunidades que os empreendedores não podem deixar passar se visam o sucesso e crescimento da sua empresa.

De acordo com a pesquisa da NZN Intelligence, 82% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra online, por isso, trazendo uma revolução no consumo e relacionamento com marcas e clientes o Marketing Digital virou algo extremamente essencial para as estratégias da empresa. Pode parecer ser algo simples, mas é um assunto muito abrangente que engloba muitos setores e ferramentas, não basta apenas investir em um site para empresa, pois demanda muito conhecimento e dedicação para que seja realizada da maneira correta e traga inúmeros resultados positivos para o seu negócio.

Continue lendo o nosso conteúdo para saber, qual o conceito, vantagens e desvantagens do Marketing Digital, como aplicar seja qual for o seu negócio e também alguns exemplos de empresas que obtiveram sucesso em suas estratégias para te inspirar.

Será uma leitura bem gostosa e com muito conteúdo e dicas para levar para sua empresa, vem com a gente!

 

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

De acordo com o professor universitário Philip Kotler, Marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejo e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros".

Sabemos que o mundo da tecnologia continua crescendo e é impossível ignorar que a maior parte da população mundial está conectada na internet, mas o conceito de Marketing Digital vem sendo mudado a cada dia mais, pois alguns profissionais passam a ideia de que é apenas compra e venda de algum produto ou serviço, dificultando a compreensão de quem que aplicar na empresa. Porém, mesmo que a venda e compra esteja relacionada ao conceito, a real intenção é fazer com que as pessoas entendam a marca, se relacione e se sinta satisfeita com o produto e serviço ao qual quer consumir ou quer saber mais. Portanto, Marketing digital é aplicar estratégias e definições para marcas e produtos através do meio digital.

Marketing digital vai muito além que compra e venda de cursos quê vemos por aí, é uma ferramenta muito usada para ter um relacionamento e entretenimento com o seu público, por meio digital sendo ele por fotos como no Instagram e também por e-mails, sites e plataformas. É através desses canais digitais e ferramentas, que as empresas conseguem aumentar sua rede, realizar melhores vendas, fortalecer a marca, desenvolver uma melhor comunicação com seus clientes e satisfazer os seus desejos e necessidades através de seus produtos e campanhas comerciais.

 

 

Quais as ferramentas do Marketing Digital?



Marketing Digital é muito utilizado pelas empresas, grandes e pequenas, para melhorarem os seus relacionamentos com os clientes e divulgar seus produtos e serviços. Mas antes de desenvolver e colocar em prática ações e estratégias de Marketing Digital, deve se conhecer algumas ferramentas que auxiliam em um trabalho bem feito. Confira abaixo as principais ferramentas:

 

·         Inbound Marketing – uma ferramenta muito utilizada atualmente que ajuda a atrair os consumidores para o seu produto ou empresa de forma voluntária, através de conteúdos úteis relevantes para público que você quer atingir. O objetivo dessa estratégia é saber quais são as necessidades ou desejos do público-alvo e assim disparar conteúdos que ofereçam a solução que eles precisam.

 

·         Marketing de Conteúdo – É considerado a parte técnica do Inbound Marketing, isso por que inclui todas as formas de criar conteúdo para o cliente, elas devem conversar entre si (Podcast, Blog, Redes Sociais, Site, tudo conectado) tem o objetivo de engajar o seu público alvo com conteúdos úteis e relevantes.

 

·         Redes Sociais – Os usuários brasileiros da internet gastam a maioria do seu tempo nas redes sociais e essa interação se mostra como oportunidade para as empresas. Redes como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e até o Tik Tok trazem um grande potencial para a sua estratégia alavancar além de uma alta taxa de relacionamento e engajamento dos seus produtos e serviços. Para utilizar as Redes Sociais com qualidade é preciso elaborar estratégias com posts agendados, não esquecer de responder o público, acompanhar os resultados e fazer uso das outras ferramentas que auxiliam no trabalho do Marketing.

 

·         Email-Marketing – Não é uma das mais eficazes, mas é uma ótima ferramenta para fazer um bom Marketing Digital quando bem feito. (É um processo de enviar um email com fins comerciais) para várias pessoas ao mesmo tempo, com intuito de captar clientes, manter o relacionamento e melhorar a imagem da sua marca. Não se deve enviar muitos e-mails para não criar SPAM e desinteressar o seu cliente, apenas enviar um conteúdo relevante para o público certo pode trazer bons resultados e ainda é muito utilizado.

 

·         SEO – Pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de busca e trata-se de ações que utilizam palavras-chave aplicadas nos lugares certos para atrair novos clientes, aumentar as vendas e melhorar o posicionamento do seu site. É econômico e muito utilizado, pois dá a possibilidade de trazes pessoas realmente interessadas em você e no seu produto.

 

 Vantagens do Marketing Digital



O mercado todo em volta tem influência dos meios digitais atualmente, com isso a forma de fazer marketing mudou e se tornou uma prioridade para as empresas, afinal existem diversas vantagens do Marketing Digital que podem trazer economia e transformar o relacionamento da empresa com os seus consumidores. Confira abaixo algumas vantagens de investir em Marketing Digital no seu negócio:

 

·         Interatividade – Há uma grande conversa entre o seu publico e a marca, sua campanha pode ser comentada, curtida e indicada pelos consumidores, aumentando assim o engajamento. E o público aproveita para dar feedback ou tirar dúvidas em relação ao produto e serviços, dando assim uma ideia do que o seu público gosta e a oportunidade de se destacar no meio digital.

 

·         Mensuração – A utilização das métricas, como ROI, CAC, entre outros, são de extrema importância para analisar os resultados de uma campanha ou uma postagem na rede social. O Marketing Digital oferece ao gestor a visualização do caminho exato feito pelo cliente ou prospect para chegar até a sua empresa, além de dados concretos dos resultados, causando uma noção de qual estratégia está sendo mais promissora e quais são os melhores investimentos a serem feitos.

 

·         Oportunidades – Estando no mercado digital, a empresa só tem a aumentar o número de oportunidades de vendas, afinal todos estão na internet e com estratégias focadas e boas campanhas, é possível atrair leads e guiar os consumidores para o processo de compra, além de criar um bom posicionamento de marca e destacar perante a concorrência.

 

·         Custo Benefício – Por exigir menos recursos e profissionais para ser colocado em prática, o Marketing Digital garante a qualquer empresa (principalmente para pequenas e médias empresas) uma economia excelente, afinal o empreendedor pode atingir apenas o publico que realmente interessa para o seu negócio através de campanhas segmentadas, investindo os recursos com muito mais eficiência. Garantindo um custo-benefício muito bom em comparação com as ações de Marketing Offline (Anúncios na TV, Publicações em Jornais, etc.).

 

·         Maior alcance – A possibilidade de alcançar pessoas do mundo inteiro é uma realidade para o Marketing Digital, afinal as redes sociais e campanhas podem ser veiculadas para qualquer lugar que tenha internet.

 

·         Atingir o público-certo – Direcionando o seu conteúdo ou a sua marca para o perfil ideal de consumidor, faz com que você conheça melhor o seu publico e saiba como conquista-lo. Nos canais digitais, é possível segmentar o público por características como faixa-etária, gênero, localização e até hábitos de consumo, garantindo uma chance maior de aquele perfil virar realmente o seu cliente.

 

Como aplicar no meu negócio?


Pode parecer um pouco complexo aplicar e criar um bom plano de Marketing Digital, mas felizmente é algo que se feito corretamente e seguindo esses principais passos será um sucesso. Primeiramente, o importante é você definir os objetivos da empresa e as ações que serão feitas para alcança-los, sempre considerando o seu público-alvo, seu orçamento disponível e os seus concorrentes. Confira abaixo algumas dicas iniciais para desenvolver ações de Marketing Digital de sucesso:

 

1° - Defina Objetivos – Para que seu planejamento seja focado e sua estratégia dê certo, os objetivos e metas devem ser desenvolvidos com clareza e pertinentes ao modelo de negócios da empresa. Esses objetivos iram ajudar a estruturar sua estratégia de Marketing Digital e investimento para empresa.

 

2° - Conheça o seu público – Há ferramentas disponíveis que auxiliam no acesso a dados reais sobre o seu público, aqueles que interagem com você e se interessam pelo seu produto. É muito importante você ter esses dados, como gênero, idade, hábitos de consumo, localização, etc para criar o seu Persona, que nada mais é que um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar. Com essa análise, será possível definir o melhor conteúdo a ser produzido, qual linguagem será usada e qual ferramenta trará mais sucesso para a sua estratégia.

 

4° - Defina os canais e conteúdo – Após a definição do publico que você deseja atingir, deve definir quais serão os canais utilizados e o conteúdo veiculado nessas ações de Marketing Digital. O conteúdo deve conversar com o interesse e hábitos dos seus consumidores, garantindo a boa comunicação e compreensão da mensagem, fazer uso do Marketing de Conteúdo nessa fase é uma boa dica, além também da utilização de ferramentas, como as Redes Sociais, E-mail Marketing, Google Ads, e mais.

 

5° - Capacite sua equipe – Todas as áreas da empresa devem andar em conjunto com as estratégias e ações de Marketing Digital, por isso é essencial todos saibam a cultura da empresa e como atender o cliente de forma eficiente e pertinente à imagem da marca. Além do treinamento e capacitação do profissional que irá cuidar da utilização do Marketing Digital da empresa.

 

6° - Escolha sua estratégia – O passo seguinte é o desenvolvimento de estratégias e ações que alcance seus objetivos pré-definidos, juntamente com o seu público-alvo, canais e conteúdo definidos e seus conhecimentos. Essa etapa é muito importante deve ser realizada com cautela para que apresente um resultado satisfatório.

 

7° - Defina as métricas de mensuração de resultados – Veja através dos números e resultados se a sua estratégia de marketing foi satisfatória ou se deve ser aprimorada. Há ferramentas que mostram esses dados, como Google Ads e Facebook Ads, e auxiliam no desenvolvimento de novas ações.

 

 

Cases de Sucesso – estratégias de empresas que deram certo através do Marketing Digital

            Um conteúdo relevante, bem planejado e personalizado pode trazer ótimos resultados para a sua marca, assim como trouxe para grandes empresas. Abaixo podemos ver algumas estratégias de Marketing Digital que deram certo para você inspirar, planejar e alterar para a realidade do seu negócio:

weaccept: Airbnb oferece hospedagem grátis para refugiados e pessoas  barradas nos Estados Unidos - FTCMAG

 

 

 

 

 

 

 


1.       Airbnb – a empresa ficou ainda mais conhecida depois da campanha #weaccept que foi contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em relação à entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos no país.

Foi veiculada no intervalo do Campeonato de futebol americano Super Bowl, que alcança espectadores do mundo todo, um pequeno filme de aceitação social além das peças nas redes sociais com a hashtag #weaccept.

A campanha foi um sucesso pelo conteúdo que grou valor à marca, através de um conteúdo que mostra responsabilidade social da empresa.

 

Marek Skupinski Portfolio - Heineken

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2.       Heineken – a cervejaria é conhecida por suas campanhas virais, podemos citar como exemplos: a campanha #OpenYourWorld onde foi veiculado um curta nas Redes Sociais que reunia pessoas com ideias e pontos de vistas bem diferentes um do outro e após eles responderem perguntas e respostas e serem confrontados, terminavam discutindo suas diferenças tomando uma cerveja Heineken. Esse vídeo construiu uma imagem positiva para marca e teve milhões de visualizações.

Outra campanha de sucesso da marca, foi o comercial para final da Champions League, campeonato europeu de futebol masculino, onde a empresa convidou alguns homens para assistir o jogo em uma festa e as suas namoradas foram no estádio assistir ao vivo. Essa campanha quebrou estereótipos e novamente trouxe um humor inteligente que gerou reações positivas, muitos comentários na internet e divulgação da cerveja Heineken.

      Magazine Luiza – a rede de varejo se tornou um sucesso após uma grande mudança em suas ações de Marketing, eles investiram em uma Assistente Virtual (chamada Lu) que mostra a mudança na cultura da organização, a preocupação com o atendimento ao cliente e a forma de comunicação com o público na linguagem adequada, isso por que a empresa não perde a oportunidade de usar memes, desafios e ter essa interação com o público nas redes sociais.

  

     Havaianas – Por meio de uma Pesquisa de mercado, a empresa descobriu que além de atender o público da classe C brasileira, todos os outros públicos usavam o chinelo. Por isso foi feito um reposicionamento de marca para melhor atender o mercado internacional e as classes A e B no Brasil. O slogan “Havaianas – Todo Mundo Usa” veio com o desenvolvimento de novos modelos, cores e uma nova comunicação com peças coloridas e bom humor.

 

Concluímos que um case de sucesso tem o objetivo de gerar conversa entre a marca e o cliente, gerando valor. Não há fórmula mágica para aplicar o Marketing Digital, cada empresa é única e tem uma mensagem diferente que deseja passar, basta planejar as estratégias com calma e dedicação que tudo dará certo.

 

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Referências

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-digital/

https://www.organicadigital.com/blog/afinal-como-funciona-o-marketing-digital/

https://www.moneytimes.com.br/conteudo-de-marca/marketing-digital-pode-aumentar-em-ate-3-vezes-o-faturamento-da-empresa-veja-as-principais-tecnicas-para-aplicar-no-seu-negocio-brdmn020/

https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-marketing-digital/

https://www.iset.com.br/blog/o-que-e-marketing-digital-conceito-e-a-importancia-para-o-seu-e-commerce/

https://rockcontent.com/br/blog/cases-de-sucesso-de-marketing/

https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/exemplos-de-marketing-digital/

https://www.academiadomarketing.com.br/como-fazer-plano-marketing-digital/

https://quickbooks.intuit.com/br/blog/marketing/marketing-digital-informacoes-essenciais/

 



Comentários

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