Marketing na Pandemia


 

A pandemia do Covid-19 afetou a vida de todos de forma inesperada e rápida. As mudanças no comportamento das pessoas nesse período foram de tal modo que não há mais volta, e com as empresas não seria diferente, de forma a lidar com esses novos comportamentos. O departamento de Marketing assumiu tamanha importância para a sobrevivência das organizações para lidar com as adversidades que a pandemia causou, e é sobre isso que trataremos neste artigo.

 

O impacto da pandemia nas organizações



Pandemia. Lockdown. Home Office. Corte de gastos. Inovação. Tais palavras vêm sendo bastante usadas nos últimos tempos. As organizações passaram por tamanhas mudanças em meses que em tempos normais só seriam vistas em anos. Estabelecimentos físicos foram fechados, o trabalho foi posto em Home Office e aquelas organizações que não inovaram nem usaram a tecnologia a seu favor acabaram deixando de existir.

Com vista nesse cenário, a única saída para a perpetuação das vendas foi no âmbito online, o que aumentou a procura por consultorias de Marketing para adequar a empresa ao ramo.

Apesar de certo declínio nas receitas, o aumento nas vendas online bateu recordes. De acordo com dados do movimento Compre&Confie, foram mais de 20 milhões de novos consumidores que compraram online pela primeira vez no país, um grande marco para o e-commerce. E esse crescimento não tende a parar, já que os consumidores sentem cada vez mais segurança em comprar de suas casas. Com isso, A digitalização dos processos comerciais se mostroua melhor alternativa durante a pandemia.

 

 

Vale a pena investir em Marketing na pandemia?



Com toda certeza! A maioria das empresas entrou em estado de alerta, com muita incerteza pela frente. Grande parte resolveu segurar os gastos e avaliar melhor os custos tanto do ambiente externo quanto do ambiente interno; mas o grande ponto é: o marketing é um custo? Vejamos bem, no primeiro momento é necessário aparecer para o cliente, e qual melhor forma de fazer isso, se não um marketing qualificado para promover a sua imagem?

O marketing se faz ainda mais necessário e obrigatório por conta de todo seu envolvimento e influência, desde uma precificação correta, determinação de público-alvo, até ações para publicidade, passando pela manutenção dos clientes, gerando uma imagem da marca na cabeça do consumidor. Criar uma boa imagem hoje gera o lucro de amanhã. O marketing durante a pandemia, mais do que nunca, se tornou um grande diferencial para o sucesso ou fracasso de determinada marca.

Deve-se investir no Marketing não só durante a pandemia, como depois dela.

 

Marketing Digital


Inovação é o segredo. Muitas empresas perderam seu espaço durante a pandemia e acabaram no esquecimento por não terem uma diferenciação que a destacasse entre tantas outras no meio online. Com a gama de empresas e produtos que os clientes acham na palma de suas mãos, além do aumento de sua exigência e busca por informações, a fidelidade do cliente é posta à prova com qualquer vantagem que uma marca concorrente tem sobre outra.

Temos então a importância do Marketing Digital, agora maior do que nunca. As empresas agora buscam pela tecnologia; pela inovação, o que não antes faziam e corriam o risco de serem passadas para trás.

A demanda por contato da marca com o consumidor aumentou. Houve, então, constantes investimentos em atendimento online, onde o próprio cliente navega pelo seu site, ele mesmo avalia preços e produtos e vai diretamente naquilo que o interessa. Falando em navegar em sites e naquilo que o interessa, por que não reunir as informações de por onde e qual produto o cliente busca, se interessa, finaliza compra, e então criar de modo mais rápido e eficiente o perfil do cliente? Isso tem nome: CRM, uma estratégia que as organizações vêm tomando em pró de conhecer melhor o cliente para fidelizá-lo e prever futuras vendas.

 De acordo com o site GUMMY: “Nas mídias sociais, o investimento global em mídia paga, em 2019, era de cerca de 20%  do orçamento das empresas. Agora, esse investimento representa 9%. Os vídeos impulsionados também tiveram menos verba, caindo dos mesmos 20% para apenas 5%.” Mas, espera, a tendência não seria aumentar? Isso mostra que, por mais a tendência seja se manter no meio digital, não existe mais uma briga desenfreada por visualizações; a maioria das lojas online já entendeu que o importante não é o quanto você aparece, e sim, o quão bem você aparece. Além disso, notou-se um maior vínculo entre marcas e influenciadores digitais, que propagam a marca por suas redes e livestreams.

As organizações que investiam antes em criação de conteúdo e Inbound Marketing colheram muitos frutos dessas estratégias durante a pandemia. O cliente se sente parte da empresa, se identifica com a marca e o produto, entende a mensagem, e, assim, é melhor fidelizado, gerando um maior volume de vendas.

Novas formas de gerir começaram a estar no dia a dia das organizações. Palavras até então desconhecidas por muitos passaram a estar em uso, como:

·         SEO: Otimização de mecanismos de busca, que torna um site de negócios melhor classificado em sites de busca;

·         Marketing de conteúdo: Um pilar do Inbound Marketing, ainda mais no digital, tem como foco o conteúdo certo para o público certo; um conteúdo que seja importante para aquele público, de forma que ele veja a marca como a solução de quaisquer problemas daquele segmento, o fidelizando. Está sendo usado cada vez mais, visto que busca formas de interessar o público sem que ele ache inconveniente o fato de uma marca estar entrando em contato com ele;

·         Omnichannel: Todos os canais utilizados pela empresa atuando de forma sinérgica; integrada. Uma ação pode transportar o cliente do site da marca para seu app, o cliente pode escolher através de seu smartphone retirar seu produto em loja física, entre outras vantagens;

·         Ferramentas como o BigData, um grande banco de dados de todos os tipos que facilita a análise, com seus V’s de qualidade: Volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo;

·         CRM, aliado ao BigData, para lidar com a jornada do cliente, estuda-lo, faze-lo comprar mais e formar um pós-venda adequado para aquele tipo de cliente, além de ouvir o que ele tem a dizer e mapear seu comportamento, assim retendo-o.

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Responsabilidade socioambiental e segurança

A preocupação com a segurança e a natureza também se tornou um tema essencial. Agora o consumidor avalia e escolhe pelos princípios éticos e socioambientais da marca, se ela se preocupa com o meio ambiente. Um grande exemplo são as vendas de produtos que são testados em animais, empresas que não tem planos de reciclagem ou redução e descarte de resíduos tóxicos, entre outros. Dessa forma, o investimento no marketing também serve para cuidar da imagem da sua marca, preservá-la, aumentar o vínculo com o cliente, e ainda de bônus, ajudar o mundo a ser um lugar mais limpo e saudável (o que sejamos sinceros, deveria ser obrigatório para todos).

Além disso, o consumidor tem receio de comprar um produto que não cumpriu devidamente com as medidas sanitárias, o que deu asas para um novo comportamento, estando lado a lado com a importância da responsabilidade social, de um tom mais crítico não só no que é consumido, mas quem vende o consumo, o que já era um tema recorrente desde antes da pandemia e aumentou com ela.

 

E o profissional de Marketing nisso tudo?


A pandemia deu uma maior valorização ao profissional de Marketing. As empresas notaram a importância de se relacionar com o cliente para não o perder, e ainda conquistar novos, assim abrindo um leque de oportunidades para área. De acordo com uma pesquisa feita pela Criteo, que analisou o impacto da pandemia sobre o Marketing, 55% das empresas responderam que a função de Marketing aumentou para retenção de novos clientes (55%) e para reter clientes existentes (54%).

Exigências do profissional de Marketing nesse novo mundo:

·         Dinamismo;

·         Fluência em tecnologia, uma vez que esta é uma das bases para inovação no século 21;

·         Saber lidar com mudanças, já que o mercado tende a mudar cada vez mais;

·         Ser empático, saber que todos os colaboradores são seres humanos e também são afetados pelas grandes mudanças;

·         Ter a mente aberta e;

·         Buscar inovar.

·           

E o pós-pandemia?


O pós-pandemia vai contar com costumes adquiridos durante a pandemia, como a exigência por qualidade dos clientes e acessibilidade das marcas, como contato por redes sociais, além da demanda por responsabilidade social.

A população se adequou e se acomodou com a possibilidade de receber seus produtos na porta de sua casa. Por isso, é mais que claro que esse costume de vendas online não só vai continuar como tende a aumentar.

Muitas empresas podem continuar em Home Office, o que muitos profissionais de Marketing Digital andam fazendo, sejam empregados (mandados pela própria empresa para corte de gastos) ou freelancers, trabalhando até mesmo como consultores. O mercado de Marketing Digital cresce constantemente.

Os planejamentos devem ser feitos mais frequentemente para lidar com quaisquer adversidades que o mundo globalizado passará, isso significa mais reuniões e maior sinergia entre os diferentes departamentos da organização. O mundo passa por mudanças radicais cada vez mais, e essas mudanças alteram o pensamento da sociedade, por isso a máxima atenção a tais fatores, atentando-se à flexibilidade e à adaptabilidade da empresa, serão chave para a prosperação de organizações futuras.

 

 

Referências

https://maplink.global/blog/marketing-pandemia/

https://www.estruturadecomunicacao.com.br/entenda-o-crescimento-do-marketing-digital-com-a-pandemia/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/mercado-digital/

https://www.criteo.com/br/blog/por-que-os-profissionais-de-marketing-estao-redobrando-os-esforcos-no-digital-em-2021/

https://www.whow.com.br/eficiencia/negocios-em-alta-2021-descubra-quais-setores-abriram-mais-negocios/

https://jrmack.com.br/a-importancia-do-marketing-durante-a-pandemia/

https://gummy.digital/marketing-em-tempos-de-crise/

https://maplink.global/blog/marketing-pandemia/

https://www.em.com.br/app/noticia/aceleradordenegocios/2020/07/30/noticia-acelerador-de-negocios,1171620/investimento-em-marketing-faz-a-diferenca-em-tempos-de-pandemia.shtml

https://maplink.global/blog/investir-marketing-crise/

https://www.vidaeacao.com.br/pandemia-faz-nascer-consumidor-mais-responsavel-com-meio-ambiente/

 






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