A pandemia do Covid-19 afetou a vida de todos de forma
inesperada e rápida. As mudanças no comportamento das pessoas nesse período
foram de tal modo que não há mais volta, e com as empresas não seria diferente,
de forma a lidar com esses novos comportamentos. O departamento de Marketing
assumiu tamanha importância para a sobrevivência das organizações para lidar
com as adversidades que a pandemia causou, e é sobre isso que trataremos neste
artigo.
O impacto da pandemia nas organizações
Pandemia. Lockdown. Home Office. Corte de gastos. Inovação.
Tais palavras vêm sendo bastante usadas nos últimos tempos. As organizações
passaram por tamanhas mudanças em meses que em tempos normais só seriam vistas
em anos. Estabelecimentos físicos foram fechados, o trabalho foi posto em Home
Office e aquelas organizações que não inovaram nem usaram a tecnologia a seu
favor acabaram deixando de existir.
Com vista nesse cenário, a única saída para a perpetuação das
vendas foi no âmbito online, o que aumentou a procura por consultorias de
Marketing para adequar a empresa ao ramo.
Apesar de certo declínio nas receitas, o aumento nas vendas
online bateu recordes. De acordo com dados do movimento Compre&Confie, foram mais de 20
milhões de novos consumidores que compraram online pela primeira vez no país,
um grande marco para o e-commerce. E esse crescimento não tende a parar, já que
os consumidores sentem cada vez mais segurança em comprar de suas casas. Com
isso, A digitalização dos processos comerciais se mostroua melhor alternativa
durante a pandemia.
Vale a pena investir em
Marketing na pandemia?
Com toda certeza! A maioria
das empresas entrou em estado de alerta, com muita incerteza pela frente.
Grande parte resolveu segurar os gastos e avaliar melhor os custos tanto do
ambiente externo quanto do ambiente interno; mas o grande ponto é: o marketing
é um custo? Vejamos bem, no primeiro momento é necessário aparecer para o
cliente, e qual melhor forma de fazer isso, se não um marketing qualificado
para promover a sua imagem?
O marketing se faz ainda mais
necessário e obrigatório por conta de todo seu envolvimento e influência, desde
uma precificação correta, determinação de público-alvo, até ações para
publicidade, passando pela manutenção dos clientes, gerando uma imagem da marca
na cabeça do consumidor. Criar uma boa imagem hoje gera o lucro de amanhã. O
marketing durante a pandemia, mais do que nunca, se tornou um grande
diferencial para o sucesso ou fracasso de determinada marca.
Deve-se investir no Marketing
não só durante a pandemia, como depois dela.
Marketing Digital
Inovação é o segredo. Muitas empresas perderam seu espaço
durante a pandemia e acabaram no esquecimento por não terem uma diferenciação
que a destacasse entre tantas outras no meio online. Com a gama de empresas e
produtos que os clientes acham na palma de suas mãos, além do aumento de sua
exigência e busca por informações, a fidelidade do cliente é posta à prova com
qualquer vantagem que uma marca concorrente tem sobre outra.
Temos então a importância do Marketing Digital, agora maior
do que nunca. As empresas agora buscam pela tecnologia; pela inovação,
o que não antes faziam e corriam o risco de serem passadas para trás.
A demanda por contato da marca
com o consumidor aumentou. Houve, então, constantes investimentos em
atendimento online, onde o próprio cliente navega pelo seu site, ele mesmo
avalia preços e produtos e vai diretamente naquilo que o interessa. Falando em
navegar em sites e naquilo que o interessa, por que não reunir as informações
de por onde e qual produto o cliente busca, se interessa, finaliza compra, e
então criar de modo mais rápido e eficiente o perfil do cliente? Isso tem nome:
CRM, uma estratégia que as organizações vêm tomando em pró de conhecer melhor o
cliente para fidelizá-lo e prever futuras vendas.
De acordo com o site GUMMY: “Nas mídias
sociais, o investimento global em mídia paga, em 2019, era de cerca de
20% do orçamento das empresas. Agora, esse investimento representa 9%. Os
vídeos impulsionados também tiveram menos verba, caindo dos
mesmos 20% para apenas 5%.” Mas, espera, a tendência não seria aumentar? Isso
mostra que, por mais a tendência seja se manter no meio digital, não existe
mais uma briga desenfreada por visualizações; a maioria das lojas online já
entendeu que o importante não é o quanto você aparece, e sim, o quão bem você
aparece. Além disso, notou-se um maior vínculo entre marcas e influenciadores
digitais, que propagam a marca por suas redes e livestreams.
As organizações que investiam
antes em criação de conteúdo e Inbound Marketing colheram muitos frutos dessas
estratégias durante a pandemia. O cliente se sente parte da empresa, se
identifica com a marca e o produto, entende a mensagem, e, assim, é melhor
fidelizado, gerando um maior volume de vendas.
Novas formas de gerir começaram a estar no dia a dia
das organizações. Palavras até então desconhecidas por muitos passaram a estar
em uso, como:
·
SEO: Otimização de mecanismos de busca, que torna um site de negócios
melhor classificado em sites de busca;
·
Marketing de conteúdo: Um pilar do Inbound Marketing, ainda mais no
digital, tem como foco o conteúdo certo para o público certo; um conteúdo que
seja importante para aquele público, de forma que ele veja a marca como a
solução de quaisquer problemas daquele segmento, o fidelizando. Está sendo
usado cada vez mais, visto que busca formas de interessar o público sem que ele
ache inconveniente o fato de uma marca estar entrando em contato com ele;
·
Omnichannel: Todos os canais utilizados pela empresa atuando de forma
sinérgica; integrada. Uma ação pode transportar o cliente do site da marca para
seu app, o cliente pode escolher através de seu smartphone retirar seu produto
em loja física, entre outras vantagens;
·
Ferramentas como o BigData, um grande banco de dados de todos os tipos
que facilita a análise, com seus V’s de qualidade: Volume, velocidade,
variedade, variabilidade e vínculo;
·
CRM, aliado ao BigData, para lidar com a jornada do cliente, estuda-lo,
faze-lo comprar mais e formar um pós-venda adequado para aquele tipo de
cliente, além de ouvir o que ele tem a dizer e mapear seu comportamento, assim
retendo-o.
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Digital? Acesse “Marketing Digital” e fique por dentro de
tudo o que esse conjunto de estratégias tem a oferecer!
Responsabilidade
socioambiental e segurança
A preocupação com a segurança
e a natureza também se tornou um tema essencial. Agora o consumidor avalia e
escolhe pelos princípios éticos e socioambientais da marca, se ela se preocupa
com o meio ambiente. Um grande exemplo são as vendas de produtos que são
testados em animais, empresas que não tem planos de reciclagem ou redução e
descarte de resíduos tóxicos, entre outros. Dessa forma, o investimento no
marketing também serve para cuidar da imagem da sua marca, preservá-la,
aumentar o vínculo com o cliente, e ainda de bônus, ajudar o mundo a ser um
lugar mais limpo e saudável (o que sejamos sinceros, deveria ser obrigatório
para todos).
Além disso, o consumidor tem
receio de comprar um produto que não cumpriu devidamente com as medidas
sanitárias, o que deu asas para um novo comportamento, estando lado a lado com
a importância da responsabilidade social, de um tom mais crítico não só no que
é consumido, mas quem vende o consumo, o que já era um tema recorrente desde
antes da pandemia e aumentou com ela.
E o profissional de Marketing nisso tudo?
A pandemia deu uma maior valorização ao profissional de
Marketing. As empresas notaram a importância de se relacionar com o cliente
para não o perder, e ainda conquistar novos, assim abrindo um leque de
oportunidades para área. De acordo com uma pesquisa feita pela Criteo, que
analisou o impacto da pandemia sobre o Marketing, 55% das empresas responderam
que a função de Marketing aumentou para retenção de novos clientes (55%) e para
reter clientes existentes (54%).
Exigências do profissional de
Marketing nesse novo mundo:
·
Dinamismo;
·
Fluência em tecnologia, uma vez que esta é uma
das bases para inovação no século 21;
·
Saber lidar com mudanças, já que o mercado
tende a mudar cada vez mais;
·
Ser empático, saber que todos os colaboradores
são seres humanos e também são afetados pelas grandes mudanças;
·
Ter a mente aberta e;
·
Buscar inovar.
·
E o pós-pandemia?
O pós-pandemia vai contar com
costumes adquiridos durante a pandemia, como a exigência por qualidade dos
clientes e acessibilidade das marcas, como contato por redes sociais, além da
demanda por responsabilidade social.
A população se adequou e se
acomodou com a possibilidade de receber seus produtos na porta de sua casa. Por
isso, é mais que claro que esse costume de vendas online não só vai continuar
como tende a aumentar.
Muitas empresas podem continuar em Home Office, o que muitos
profissionais de Marketing Digital andam fazendo, sejam empregados (mandados
pela própria empresa para corte de gastos) ou freelancers, trabalhando até
mesmo como consultores. O mercado de Marketing Digital cresce constantemente.
Os planejamentos devem ser
feitos mais frequentemente para lidar com quaisquer adversidades que o mundo
globalizado passará, isso significa mais reuniões e maior sinergia entre os
diferentes departamentos da organização. O mundo passa por mudanças radicais
cada vez mais, e essas mudanças alteram o pensamento da sociedade, por isso a
máxima atenção a tais fatores, atentando-se à flexibilidade e à adaptabilidade
da empresa, serão chave para a prosperação de organizações futuras.
Referências
https://maplink.global/blog/marketing-pandemia/
https://www.estruturadecomunicacao.com.br/entenda-o-crescimento-do-marketing-digital-com-a-pandemia/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/mercado-digital/
https://jrmack.com.br/a-importancia-do-marketing-durante-a-pandemia/
https://gummy.digital/marketing-em-tempos-de-crise/
https://maplink.global/blog/marketing-pandemia/
https://maplink.global/blog/investir-marketing-crise/
https://www.vidaeacao.com.br/pandemia-faz-nascer-consumidor-mais-responsavel-com-meio-ambiente/
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